terça-feira, 20 de março de 2018

ROTINA DOMÉSTICA COM BEBÉ

Há dias recebi um email de uma leitora/amiga a pedir dicas sobre organização doméstica com um bebé.

Primeiro devo dizer que desde que interiorizei que tudo é uma fase, as coisas correm muito melhor. O bebé acorda varias vezes durante a noite? Vai passar, é uma fase. Não consegues fazer nem metade das tarefas domesticas? Vai passar, é só uma fase. Sentes-te muito cansada? Também é uma fase, mas essa deve durar uns 15 aninhos... pelo menos...

Bem, primeiro acho importante ter em mente que o bebé veio para ficar e claro que tudo vai mudar. A casa estará desarrumada, haverá roupa para lavar e passar com muita frequência, as tarefas multiplicar-se-ão e será preciso muita organização e rotinas.

Desde cedo, percebi que tinha de ter uma rotina muito bem definida com o Gonçalo. Portanto a hora do banho costuma ser à noite, porque descansa melhor, as refeições são feitas na cozinha e à mesma hora das nossas, de manhã muda de roupa e não fica de pijama todo o dia, à noite, antes de ir para a cama, lavamos a cara e as mãos e colocamos creme hidratante, antes do banho fazemos a limpeza das narinas com soro fisiológico... ou seja, ele já sabe o que vem a seguir, porque geralmente seguimos sempre os mesmos passos.

Ter esta rotina, ajuda-me também a organizar a minha rotina, inclusive a rotina doméstica. Imaginem o que seria se hoje o banho fosse de manhã, amanhã à tarde, depois à noite, se as refeições fossem um dia num horário no outro dia noutro horário. Ainda há pouco vi um video de uma recém mamã, que dizia que comer passou a ser secundário e que comia onde dava, na cama, de pé, etc, isto porque o bebé passou a ser prioridade. Sinceramente acho desnecessário. O bebé claro que é prioridade, mas não devemos chegar ao ponto de não termos rotinas e mantermos hábitos saudáveis, alimentares e não só, pois isso também fará falta ao bebé.

Portanto sempre achei importante manter rotinas, incuti-las desde cedo ao Gonçalo, para que tudo funcionasse melhor.

Relativamente às tarefas em si:

1° Não dramatizo.
2° Todos os dias faço um pouco.
3° Não deixo acumular roupa para lavar ou passar.
4° Uso utensílios que facilitam a limpeza (toalhitas, mopa, detergentes bons...).
5° Na roupa do bebé uso detergente de bebé, porque os bons são mesmo bons e as nódoas saem com mais facilidade (gosto do skip ou chicco).
6° Arrumo os brinquedos várias vezes ao dia.
7° Aspiro a casa com muita frequência.
8° Lavo o chão praticamente todos os dias.
9° Arrumo objetos fora de lugar.
10° Faço as camas o mais cedo possível.
11° Destralho com frequência, principalmente roupa. A roupa do Gonçalo, à medida que vai deixando de servir, dou a um bebé mais novo. Já cheguei a vender na kid to kid, mas na altura não tinha a quem dar. Guardar eternamente é que está fora de questão, pelo menos tudo.
12° Cozinho mais quantidade para facilitar noutras refeições.
13° Sempre que alguém nos convida para jantar (pais e sogros) ou nos dizem que fizeram muita sopa e que podemos ir buscar para nós, não recuso. É uma grande ajuda!
14° Se a roupa não está suja, a nossa ou do Gonçalo, não a coloco logo para lavar, pois podemos voltar a usa-la. Facilita muito a tarefa de cuidados com a roupa.

Agora que tem chovido dias a fio, a tarefa da roupa nem sempre está facilitada. Assim, a roupa do Gonçalo levo para secar no secador da minha mãe, já que eu não tenho. E sigo sempre a premissa de não acumular. Quanto à restante roupa, quando não há forma de seca-la ao ar livre vou à lavandaria self-service. Não gosto de secar em casa, primeiro porque demora muito e a roupa fica com um cheiro estranho, depois porque não temos muito espaço e por fim porque contribui para a humidade interior e favorece o aparecimento de bolor.

Nestes dias de muita chuva, gosto de ligar o desumidificador para secar o chão depois de lavar e para secar a casa-de-banho depois do banho, que apesar de ter janela, com dias chuvosos nada seca.

Ou seja, o facto de realizar estas tarefas com regularidade ajuda-me a que sejam tarefas rápidas, já que não está tudo caótico. Uma vez por mês, levo um Gonçalo para uma das avós e faço uma limpeza mais profunda, que também vai ajudar na manutenção da casa.

Basicamente continua tudo como antes. Há sempre qualquer coisa para fazer, estar um dia sem fazer nada vai contribuir para que no seguinte haja mais para fazer. O objetivo é manter a casa limpa e organizada, mas não viver em função disso. Até porque os bebés crescem muito rápido e não dá para desperdiçar esse tempo a limpar a casa.

Com calma tudo se consegue, certo?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário