quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PRIMEIRO LIVRO DO ANO

Parece que estou decidida a cumprir as minhas resoluções para 2018. E são muitas, acreditem! Por isso tenho mesmo de meter mãos à obra já de inicio, para não chegar ao fim do ano com tudo só no papel.

E o primeiro livro do ano está lido. E isto significa muito para mim, já que nos últimos tempos li pouco, o que me deixa triste. Como não quero ser daquelas pessoas que só se queixa das coisas que deixou de fazer por causa dos filhos, propus-me a ler no mínimo 6 livros este ano. Entretanto, já aumentei a fasquia e propus-me a um livro, pelo menos, por mês!

Tenho gostado de ler sobre felicidade e sobre formas de simplificar a vida, por isso escolhi ler sobre lagom. Lagom é, de forma muito simples, o nome que os suecos dão ao equilibrio, ao nem muito nem pouco, ou ao na quantidade certa.
E aplicam este conceito a todos os pontos das suas vidas.


O livro está dividido em várias partes onde podemos aplicar este conceito, por exemplo no equilíbrio entre trabalho e vida privada, na comida, na decoração, na moda, no ambiente... para além de explicar como aplicam os suecos o lagom, temos também dicas para o conseguirmos fazer.

Gostei particularmente destes capítulos":

-  Tempo para mim - a criatividade e a importância do tempo livre.

- Dicas da estilista - chique confortável, reutilização e uma abordagem
corajosa ao lagom - Aqui adorei a dica "seja corajoso e atreva-se a fazer combinações feias."

- Adoção da mentalidade funcional - um guarda roupa prático e compras racionais.

- Uma casa lagom - os pensamentos de uma decoradora de interiores sobre uma casa feliz e sustentável.

- Glossário ecológico - termos suecos para um estilo de vida ecológico lagom - por exemplo köpstopp significa "(...) decidir não comprar absolutamente nada por um determinado período de tempo. É um reconhecimento de que, muitas vezes, não precisamos realmente das coisas que compramos. (...) Além de poupar dinheiro e ser gentil com o meio ambiente, traz muitas vezes uma sensação de liberdade do estilo de vida do consumismo moderno."

- O testemunho de uma guerreira ecológica - ecologia, hábitos mais sustentáveis e acrescentar alma à sua casa. - Dicas como "Use e ajuste o que tem", "Compre em segunda mão" são formas de poupar dinheiro, de ser criativo e de reutilizar.

- Pense antes de comprar - dicas para hábitos de consumo sustentáveis.

- Liberdade e flexibilidade - os benefícios de uma atitude moderada face a bens materiais.

- Daqui ao lagom - Reflexões e tarefas para levar consigo.


Há outros livros que falam sobre lagom, e confesso que quando comprei este, fiquei muuuuito indecisa, pois todos me pareciam bons. Escolhi este porque gostei mais da textura do papel... enfim, não sei se o outro era melhor, mas fiquei satisfeita com a escolha.


Alguém leu?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário