segunda-feira, 27 de novembro de 2017

5 COISAS QUE NÃO GOSTO DE OUVIR COMO MÃE

Ah, é um menino? Mas tem cara de menina... tem mesmo cara de menina! - Ou vice-versa. Por acaso dizem-me sempre que o Gonçalo tem cara de menino, mas há dias uma senhora disse que tem cara de menina, depois de ter perguntado se era menina e de eu responder que não, ela ainda voltou a perguntar e insisiu que o rapaz afinal tem cara de miúda! E então? O que quer que eu faça, que lhe mude o nome?

Ele ainda não ri?! - O Gonçalo por norma é simpático, mas tem os seus dias, como todos nós. Se não conhecer a pessoa é normal que não sorria. Mas há dias estávamos no supermercado para comprar charcutaria. Enquanto esperávamos uma senhora meteu conversa... com o Gonçalo. "Ah és muito giro, na na na, na na na..." e ele nada! Até que a senhora sai-se com um: "Ele ainda não ri?" - Ao que respondi com um sorriso: "Ele não a conhece!!!"
A pergunta não tem nada de mal, mas é a forma como é feita, parece que é do género: "Se não sorri para mim é porque não sorri, e se não sorri é porque tem algum problema." 

Isso é agora! - Esta observação surge sempre que refiro que o Gonçalo come bem. É matemático! Mas eu não estou a dizer que ele vai comer bem para todo o sempre, estou apenas a referir-me ao agora, ao presente!

Prepara-te porque ainda vai piorar. - Há sempre um bom samaritano que nos alerta para o perigo que ainda há-de vir. Tudo vai piorar. E é mesmo o que uma mãe precisa de ouvir. Há uns tempos uma amiga perguntou-me como estava a correr a nova rotina com o Gonçalo (quando voltei ao trabalho logo depois do parto, ou seja, tinha ele 6 semanas) eu referi que estava muito cansada, porque continuava a amamenta-lo de 2 em 2 horas, as noites eram iguais aos dias e que com o trabalho as coisas estavam difíceis. E apesar de ter o meu marido em casa a cuidar do bebé e a ajudar nas restantes tarefas tinha sempre a sensação que havia ainda muito por fazer. Havia sempre roupa para passar, coisas para arrumar... E a sua resposta foi: "Hum, e prepara-te que vai piorar. Quando ele começar a comer, tens de fazer as sopas, depois suja-se mais, e depois quando começar a andar e a brincar, nunca tens nada arrumado." - foi uma resposta realista? Não sei se foi, porque apesar de tudo, acho que estou menos cansada agora que ele come sopa, que se suja mais e que já brinca com os seus brinquedos. Eu estava cansada porque não dormia! Acho que me tinha bastado ouvir: "É uma fase, tudo passa, não te stresses!" - porque na verdade é assim, é sempre uma fase!

Ainda não tem dentes?! Ah, mas isso é mau, porque depois nascem todos ao mesmo tempo! - Desde os três meses que ouço que os dentes estão a chegar. Na consulta dos 4 meses com a pediatra, esta disse-nos que não havia sinal de dentes, duas semanas depois, com a médica de família, já havia um dente a querer romper. O Gonçalo tem 7 meses e meio e nada de dente! Então começam os entendidos no assunto a opinar. Mas o engraçado é que ele não tem dentes, mas a culpa não é nossa! Se nascerem todos ao mesmo tempo, a culpa também não é nossa. E que eu saiba não há nenhuma lei que obrigue os dentes a nascerem cedo e com diferença de tempo entre si. Se nascerem todos na mesma altura, qual é o problema?

E vocês,  há coisas que ouvem e que vos irritam (maternalmente falando)?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. O que eu mais odiava era: vocês são tão cosidas! Não deviam ser tão chegadas, depois vais sofrer muito...
    E que tal viver o momento? Isso sim, vale a pena.
    A minha filha com 12 meses tinha só 2 dentes, e a minha sobrinha com 18 meses ainda não dizia quase nada, cada miúdo tem o seu timing... Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Há sempre comparações entre os miúdos, isso é super irritante! Bjinhos

      Eliminar
  2. O que irritava mesmo era ouvir dizer que mimava demais as minhas filhas, que lhes dava demasiado colo. E ouvi muitas iguais às que escreveste, mas devo ter feito um ar tão antipático da primeira filha que, no meu círculo de amigos, na segunda já ninguém se atrevia a dizer nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A do mimo ainda não ouvi. Mas ouço mt q n devo habitua-lo ao colo pq depois não consigo fazer nada...enfim, há sempre muitas opiniões!!! :)

      Eliminar