quinta-feira, 12 de outubro de 2017

NÃO AO DESPERDÍCIO

Este mês assinala-se o mês da poupança.

E poupança é um assunto extenso que pode ser dividido em vários aspetos.

Pois bem, para mim, a poupança passa muito pelo desperdício, ou melhor, por formas de o evitar. E ao evitarmos o desperdício também a vários níveis, para além de pouparmos dinheiro, por exemplo, poupamos também o ambiente. E este assunto do ambiente passa ainda despercebido a muita gente, mas é algo que teremos de alterar como sociedade. Afinal de contas, este ano já utilizámos todos os recursos que tinhamos disponíveis para 2017, ou seja, estamos a utilizar já os do ano que vem, o que significa que por este caminho, chegaremos a um ponto sem recursos... isto é preocupante, não acham?

Se todos fizermos o pouco que está ao nosso alcance, com pequenas alterações no dia-a-dia, conseguimos amenizar o problema. E se parece algo muito abstrato, basta pensar no mundo que queremos "dar" aos nossos filhos. Em que mundo queremos que vivam? E os nossos netos? E os nossos bisnetos?

Evitando o desperdício, estamos portanto a poupar muitos recursos!

Deixo-vos um pouco do que faço para evitar o desperdício na minha vida.

Desperdício de comida:
Há quem não goste de ter restos de comida e prefere jogar fora... enfim, são opções. Para se evitar esta atitude, das duas uma, ou cozinhamos à conta para não sobrar, ou caso sobre, reaproveita-se. Às vezes as sobras podem servir de refeição, mas outras vezes podem servir para uma nova receita. Sobras de carne podem ser reaproveitadas para quiches, empadões, pasteis. Tal como as sobras de peixe, legumes, charcutaria... Sobras de esparguete podem ser usadas numa tortilha, onde o esparguete substitui a batata... Legumes murchos podem ser usados num creme de legumes. Fruta muito madura pode ser usada em bolos, geleias, purés, pudins... E podia escrever um post sobre este assunto, não acham?

Desperdício de água:
Atravessamos uma época de seca extrema, e quer queiramos quer não, a água é-nos essencial, mas não é inesgotável. Há zonas no mundo sem acesso a água potável, se nós temos acesso, vamos dar graças a Deus por isso, mas com atenção ao desperdício. É preciso tomar banho ou lavar os dentes com a água sempre a correr? Podemos aproveitar a água que corre fria enquanto esperamos pela água quente para o banho? Podemos regar as plantas com a água onde lavámos os legumes da sopa? Ou podemos utilizar esta água para passar a loiça por água antes de a colocarmos na máquina?

Desperdício de produtos de limpeza ou de beleza:
Quantas vezes jogamos fora embalagens de champôs (ou detergente de loiça ou roupa, amaciador, creme de corpo, etc.) com um restinho de produto? Sou daquelas pessoas que volta a embalagem ao contrário e usa até ao fim. E quantas vezes parece que não tem nada e só o facto de estar uns minutos de "cabeça para baixo" ainda dá para duas ou três utilizações? E a pasta de dentes? Bem espremida parece que nunca mais acaba.

Desperdício de roupa:
Desde que soube da campanha da H&M, onde se trocam sacos de roupa usável, velha, rota, encardida, feia, do século passado e tudo o que possam lembrar-se, por talões de 5€ que podem ser descontados em compras de 30€, deixei de jogar qualquer trapinho que fosse fora. A intenção é reduzir o impacto ambiental reutilizando e reciclando fibras têxteis. Comprar apenas o que preciso também tem feito parte dos meus hábitos. Cheguei a um ponto de não ver necessidade de ter 3 malas pretas, ou 6 pares de jeans idênticos, ou qualquer coisa do género. E faço o mesmo com o Gonçalo, não compro 500 peças de roupa para depois não lhes dar uso. Tem pouca coisa e usa tudo.
Ah, e os talões quando não são usados por mim, ofereço à sobrinha, à mãe, à amiga... nada se desperdiça.

Desperdício de energia elétrica:
Luzes acesas sem ninguém na divisão, televisão a trabalhar para o boneco, carregadores de telemóvel ligados sem o telemóvel... são cuidados básicos que fazem a diferença. Depois há também a questão de passar a roupa a ferro. Será necessário passar tudo, tudo, tudo?

E ainda temos o desperdício da nossa própria energia, seja ela física ou psicológica. Desperdiçar energia com tarefas desnecessárias ou com pessoas tóxicas, são coisas que também podemos evitar. Pode não ter relação direta com a poupança de dinheiro ou com o cuidado com o ambiente, mas se calhar melhora a nossa vida e acaba por estar tudo interligado.

Temos também o desperdício de matéria prima, por exemplo vidro. Devemos de reciclar o que não usamos, mas também podemos reutilizar. Por exemplo, eu gosto de guardar frascos de pickles, maionese, etc, para compotas, ou para guardar sementes de chia, de abóbora, ou frutos secos. Assim não preciso de comprar frascos de propósito para estes fins.

E fico com a sensação que tinha muito mais para escrever sobre desperdício, ou como evita-lo, mas penso que falei do essencial.

Concordam que evitar o desperdício é uma forma de poupar dinheiro e o ambiente? O que fazem nesse sentido?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário