terça-feira, 31 de outubro de 2017

ACALMAR A MENTE E TER MAIS FOCO

Há dias a minha sobrinha enviou-me sms para saber como estava e respondi-lhe que estava ansiosa e cansada. E como tantas vezes me acontece, só depois de escrever é que percebi que não era uma coisa daquele dia, mas sim de há muitos, muitos dias.

Por norma sou uma pessoa focada, com muita facilidade em concentrar-me. Efeitos do yoga, coisas que tenho aprendido a trabalhar e a valorizar. Mas de há uns tempos para cá que me sinto uma barata tonta. Faço 500 coisas ao mesmo tempo, acabando por não terminar convenientemente nada, estou sempre a pensar no que ainda há-de vir, nos ses, se acontece isto, se acontece aquilo... ninguém merece!!! As noites não ajudam, umas porque o Gonçalo acorda várias vezes, e mesmo quando ele dorme bem e acorda uma ou duas vezes, eu não descanso. Acordo muitas vezes, demoro algum tempo a adormecer, tenho pesadelos... enfim, tem sido um stress! E tenho a cabeça sempre a mil, a pensar em tudo ao mesmo tempo, começo nas inequações e de repente já estou a pensar no almoço de amanhã e nas compras do fim-de-semana. Ou seja, não me foco. A minha mente está muito dispersa, preocupo-me com muita coisa ao mesmo tempo, e muitas vezes com coisas que nem dependem de mim. E depois de ter chegado a estas conclusões, delineei um plano. Isto não é novidade para mim, já tive fases destas, portanto sei o que resulta.

MEDITAR - Coisa que tenho feito pouco. Não é preciso muito tempo de meditação para os resultados fazerem-se notar, mas é preciso regularidade. Mais vale pouco diariamente do que muito uma vez por semana. Gosto de meditar à noite, já na cama, mesmo antes de dormir.

PRATICAR UM POUCO DE YOGA DIARIAMENTE  - Mais uma vez tenho praticado pouco, quase nada, para ser sincera. Mas quero voltar à pratica diária e como sei que não vou conseguir dedicar-me muito tempo, estabeleci 5 minutos por dia. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para fazer várias saudações ao sol, ou para praticar posturas que me ajudem a enraizar, que é o que preciso neste momento.

PRATICAR YOGA NIDRA  - Yoga nidra é um relaxamento profundo. A mente quase que adormece, mas não chega a adormecer (e o objetivo é não adormecer) mas ficamos num estado tal de relaxamento que parece que levitamos de tão leves que ficamos. No final a sensação é de muita leveza e parece mesmo que dormimos umas horinhas. É muito bom, acreditem! E agora que o meu baby nem sempre me deixa dormir, se conseguir uma vez por semana experimentar este relaxamento profundo, acredito que ficarei mais concentrada e de pés assentes na terra.

TER MAIS ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO E BEBER MAIS ÁGUA - Não que ache que me alimento mal, mas tenho sentido que ao longo do dia vou ficando inchada e chego à noite desconfortável. Isso deve-se, definitivamente, à alimentação mais desiquilibrada, ao comer à pressa, à pouca ingestão de água, etc.

COMER MAIS COMIDA NATURAL - Tenho ingerido menos fruta que o normal, e que o desejável. Há dias em que só consumo uma peça de fruta e isso não pode acontecer. Apostar numa alimentação mais natural, comer mais fruta e legumes, é algo que contribui muito para o nosso bem estar físico e consequentemente para o bem estar psicológico. E existem teorias que mostram que uma alimentação equilibrada ajuda a uma mente mais estável.

BEBER MENOS CAFÉ - Durante a gravidez bebia apenas um café por dia e não sentia necessidade de mais. Quando o Gonçalo nasceu passei a beber dois, mas tinha permissão da pediatra para beber no máximo 3 por dia. Hoje bebo mais, não todos os dias, mas há dias que sinto mesmo que estou a exagerar. E tudo o que é de mais é prejudicial. Claro que numa altura em que estou mais agitada, o café só irá contribuir para mais agitação.

ESCREVER NO DIÁRIO DA GRATIDÃO - Sinto falta de pôr as coisas no papel. E muitas vezes na correria nem temos tempo de agradecer, ou de pensar nas coisas boas da nossa vida. O diário da gratidão permite-nos refletir sobre os aspetos em que nos sentimos gratos e gratidão gera gratidão, o que gera pensamento positivo e por sua vez gera coisas boas!

RENOVAR AS ENERGIAS CÁ DE CASA - Como sabem trabalho em casa, como tal entra cá em casa muita gente, muita energia. E ultimamente tenho sentido o ambiente pesado. Não sei até que ponto está relacionado com as pessoas que entram e saem diariamente, mas estou convicta que preciso de fazer algo para renovar as energias cá por casa. Posso começar pelo destralhamento, pela limpeza, pelo arejamento, pela organização do espaço... talvez rever um pouco as teorias do feng shui, usar incenso (não sou nada fã de incenso, mas agora vale tudo). Tudo isto são aspetos que influenciam o nosso bem estar, portanto não custa nada dar-lhes alguma atenção.

Acredito que aos poucos a minha concentração volte. Com todos estes cuidados as coisas vão voltar ao normal e daqui a um tempinho já me sentirei melhor. Tudo a seu tempo.

Talvez fale sobre os desenvolvimentos nos próximos posts ou até deixe algumas dicas. Quem quer?

Deixo-vos os links de alguns posts relacionados com estes assuntos, para o caso de terem interesse. ;)

https://areceitamagica.blogspot.pt/2014/04/yoga-nidra.html

https://areceitamagica.blogspot.pt/2015/12/yoga-nidra.html

https://areceitamagica.blogspot.pt/2015/10/diario-da-gratidao.html

https://areceitamagica.blogspot.pt/2015/11/meditacao-beneficios-e-primeiros-passos.html

https://areceitamagica.blogspot.pt/2015/09/nao-sofrer-por-antecipacao.html






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário