quarta-feira, 5 de julho de 2017

XÔ BAGUNÇA

Ao dia de hoje posso afirmar que a minha casa está desarrumada. Oh se está. Há espreguiçadeiras para um lado, brinquedos para outro, carrinhos no meio do caminho, pomadas de rabinho pela casa... Há dias difíceis.

Mas o que me preocupa não é a desarrumação mas sim a desorganização. O que está desarrumado, só precisa de uns minutos e alguma paciência para voltar para o lugar, mas o que está desorganizado precisa de mais tempo.

Neste momento há duas divisões que considero muito desorganizadas cá em casa, o escritório e a marquise. Obviamente que estão muito desarrumadas, mas o problema está no facto de muita coisa não ter lugar para ser arrumada, e por isso fica a deambular naquelas divisões, criando mais desarrumação.

Sendo assim, defini um plano.

Vou dedicar uma hora por dia a estas divisões, de modo a conseguir organiza-las por fases. Começarei pela marquise, já que é mais pequena e também porque interfere mais na vida da casa/família.

Na marquise, para além de guardarmos detergentes, utensilios de limpeza, guarda sol do quintal, caixote de areia do Alf, cama do Alf... ainda temos um despenseiro, a maquina de lavar roupa e o combinado que não coube na cozinha. Ou seja, a marquise não é a marquise tradicional, onde se guarda a tralha toda, mas sim um pequeno acrescento da pequenina cozinha. Portanto eu vejo-a como um seguimento da cozinha que deve estar limpa, organizada e bem decorada como uma cozinha.

Se o meu objetivo para esta divisão é este, não posso deixa-la como está, pois por este caminho vai mesmo transformar-se num depósito de tralha.

O plano é:

• Destralhar
• Organizar definitivamente o despenseiro
• Tirar tudo o que não pertence aquele espaço
• Criar uma "casa" para tudo o que tem de estar naquele espaço
• Limpar
• Pendurar cortina (que retirei no verão passado e não voltei a colocar)

Depois vem o escritório que tem dois problemas. O primeiro é que é o meu local de trabalho e precisa de estar organizado nesse sentido, o segundo é que é onde estão os roupeiros.

Ou seja, preciso de verificar uma serie de papelada, jogar fora o que não preciso e organizar o que preciso. Depois tenho de organizar os roupeiros que estão caóticos. Comecei esta tarefa antes do Gonçalo nascer, mas não funcionou, ou não a terminei... sinceramente nem sei. Só sei que tenho roupa de verão misturada com roupa de inverno e que tenho repetido muito o que visto, precisamente por não estar organizada.

Neste caso resta-me tirar tudo dos roupeiros, limpa-los, areja-los e organizar a roupa.

É importante lembrar-me de algo tão simples como os conjuntos. Ou seja, seja para organizar a roupa, a papelada ou outra coisa qualquer, é importante fazer conjuntos de coisas da mesma família. Coisa que aprendemos na escola, por acaso. Mas desta forma é mais fácil organizar, encontrar e voltar a arrumar. Assim tudo tem o seu lugar e está verdadeiramente organizado.

Vamos ver de quanto tempo preciso para organizar estas duas divisões...

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