segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

EXERCÍCIO FÍSICO E GRAVIDEZ

Gostava muito de vir aqui escrever que tenho praticado exercício na gravidez e que nada mudou nestes últimos tempos.

Mas seria uma hipocrisia da minha parte, já que não é isso que tem acontecido.

No primeiro mês de gravidez pratiquei muito yoga, até porque não sabia que estava grávida. Assim que soube estar em estado de graça tive logo consulta com a minha obstetra, que me deu luz verde para continuar a praticar yoga e outros exercicios leves.

Já a minha médica de família aconselhou-me a estar quietinha, o máximo de repouso possível.

Logo aqui fiquei baralhada, mas segui a minha intuição e fiquei-me pelo meio termo. Descansei muito, mas também continuei a praticar yoga. De forma sempre leve, nada de grandes exageros!

E assim foi passando o tempo, até chegar às atuais 24 semanas! Não dei as caminhadas que a obstetra aconselhou e, exercício mesmo não tenho feito. Continuo a fazer algumas posturas de yoga que me ajudam a relaxar, alongar, mas que em termos de peso, por exemplo, pouco efeito têm. De vez em quando faço alguns exercícios de pilates, mas tudo com muita calma e em pouca quantidade.

No entanto não me considero uma grávida sedentária. Continuo com a minha rotina doméstica, cozinho, limpo, lavo, engomo, etc... Tenho a ajuda do meu marido, mas continuo a ser eu a comandar as tropas. Mas também aqui tenho calma. Não penso que tenha de ter a casa sempre a brilhar, ou que a roupa não possa esperar um pouco para ser engomada ou arrumada.

A minha prioridade é o bebé e sentir-me bem. Tenho receio de exagerar de alguma forma e das repercussões que isso possa trazer. Afinal, tive um grande dissabor na primeira gravidez, que não foi provocado por nenhum esforço, mas que como é obvio me marcou muito.

Mas que tenho saudades de desporto, lá isso tenho.

O bebé nasce na primavera, e assim que puder voltar ao exercicio é o que vou fazer. Portanto nada de dramas, porque não vou estar grávida para sempre, não é verdade?

Tenho tempo de recuperar a forma, de voltar a transpirar muito, de voltar a puxar por mim. Agora prefiro ter calma! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário