sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

RECEITAS SEM CARNE E PEIXE

Prometi este post há meses... que vergonha. A isto chama-se procrastinação! Mas cá estou para partilhar convosco algumas das receitas sem carne/peixe que costumo preparar cá em casa

São receitas simples, fáceis de preparar, tal como eu gosto. Mas apesar de não usar carne ou peixe na confecção destes pratos, às vezes uso chouriço ou bacon (derivados de carne, portanto) para dar mais uma alegria à coisa, mas isso fica ao vosso critério.

Ervilhas com ovos escalfados

Num tacho coloca-se azeite, cebola, alho, polpa de tomate ou tomate em pedaços, rodelas de chouriço e pedaços de bacon, uma folha de louro, sal e pimenta q.b. Acrescenta-se um copo de vinho branco e dois de água, deixa-se levantar fervura. Acrescentam-se as ervilhas, cenoura às rodelas e batata em cubos e deixa-se cozinhar. Quando os legumes estiverem cozidos, parte-se um ovo para uma tacinha e acrescenta-se ao cozinhado. Os ovos devem ser sempre partidos para uma taça e só depois acrescentados ao cozinhado. Assim que os ovos estiverem cozinhados, acrescenta-se um ramo de coentros, salsa e hortelã e desliga-se o lume. Podem deixar apurar um pouco e está pronto a servir.

Na minha opinião as ervas aromáticas fazem toda a diferença neste prato, mas claro que tudo depende do gosto de cada um.

Cogumelos à Bras

Numa frigideira larga coloca-se cebola em meias luas, alho picado, azeite, folha de louro, cogumelos fatiados, sal e pimenta q.b. Acrescentam-se as batatas finas já fritas (ou batata palha de compra, ou para algo mais saudável rodelas de alho francês) cenoura ralada e mistura-se bem. Quando estiver tudo cozinhado, acrecentam-se os ovos (que foram batidos à parte e misturados com bastante salsa). Mistura-se tudo e quando os ovos estiverem cozinhados, está pronto a comer.

 Bolonhesa de cogumelos e/ou legumes

Num tacho coloca-se azeite, cebola picada, alho picado, sal e pimenta q.b., oregãos, tomate picado ou polpa de tomate, cenoura ralada, curgete ralada ou picada, cogumelos picados (muitos, pois substituem a carne) e maçã muito picada (mesmo na bolonhesa de carne, a maçã picada fica ótima), acrecenta-se um pouco de vinho branco ou água e deixa-se cozinhar. Se for necessário acrescenta-se mais liquido. Para guarnecer podem acrescentar outros legumes já cozidos. 

No final, pode acrescentar-se a bolonhesa a uma massa já cozinhada, polvilha-se com queijo e leva-se a gratinar no forno.

Massa no forno com legumes

Cozem-se os legumes (ervilhas, cenoura, feijão verde, couve, brócolos e tudo o que quiserem) num pouco de água temperada com sal e com um dente de alho. À parte coze-se a massa, uma da vossa preferência. Depois de tudo cozinhado, pode misturar-se e levar ao forno com um fio de azeite e queijo para gratinar, ou se preferirem, podem fazer um molho de tomate, ou de queijo quark, ou natas magras, misturarem os legumes e só depois mistura-los com a massa.

 Beringela recheada com legumes

Depois de lavar e retirar a polpa das beringelas, preparar um molho de tomate e acrescentar legumes cozidos (como na bolonhesa ou na massa atrás). Recheiam-se as beringelas, polvilham-se com queijo e leva-se ao forno para gratinar.

As beringelas podem ser substituídas por curgetes, tomates, pimentos...

Quiche de espinafres e queijo

Numa forma redonda e de preferência de fundo amovível coloca-se a massa (pode ser quebrada, folhada, filo...). Pica-se a massa com um garfo e leva-se durante 5 minutinhos ao forno, só para cozinhar um pouco. Este passo é opcional, nem sempre o faço. Numa taça mistura-se cebola picada, oregãos, sal pimenta, um pacote de espinafres, cenoura ralada ou em rodelas, cogumelos e queijo ralado. Acrescentam-se dois ovos batidos e um copo de leite ou natas. Mistura-se tudo muito bem, coloca-se tudo na forma, polvilha-se com queijo ralado e oregãos e vai ao forno durante 40 minutos a 180°. 

O tempo depende um pouco do forno, por isso é bom estarem atentas para não queimar, nem para ficar cru. 

Todas as quantidades dependem do número de pessoas e também do gosto de cada um, por isso não os referi. Também aqui podem usar e abusar da vossa criatividade, portanto mudem, acrescentem, troquem todos os ingredientes que quiserem.  

Se quiserem optar por ingredientes magros, como queijo, natas, para que as receitas fiquem menos calóricas, façam-no. Acho que o principal é escolher ingredientes frescos e de qualidade, evitar os refogados e dar largas à imaginação.

E bom apetite!!! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário