terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ALGUMAS DICAS DOMÉSTICAS

Há uns dias falava com uma amiga sobre as tarefas diárias que tanto tempo nos ocupam, mas que são super importantes para a ordem e limpeza da casa.

Acabei por referir que uso poucos detergentes, por preferir os "detergentes caseiros". Como para mim é algo tão habitual, penso que toda a gente conhece esses truques, mas não custa nada partilhar, não é verdade?

Uso muito o vinagre na rotina doméstica. Misturado com água num vaporizador (3 medidas de água para 1 de vinagre) é otimo para limpar todas as superfícies da cozinha, desde bancadas, lava loiça, fogão, mesa, cadeiras, frigorífico, vidros... Uso-o para tudo na cozinha. Limpa, desifeta e desengordura.

No chão uso para limpar as juntas, basta aplicar diretamente nas juntas, esperar 20 ou 30 minutos e esfregar com uma escovinha, sai tudo.

Para lavar o chão, basta colocar um copo de vinagre num balde de água, com 2 ou 3 gotas de detergente da loiça e o chão fica limpo, brilhante e desifetado.

É otimo para lavar os panos de cozinha, e até para outras peças de roupa. Num alguidar coloco água quente, lixivia, detergente de loiça e vinagre, deixo de molho e as nódoas desaparecem todas, ou pelo menos a maioria. E esta mistura pode ser usada em panos com cor, pois o vinagre vai impedir que a lixivia tire a cor e ainda vai ajudar as cores a ficarem vivas.

Pode ser utilizado como substituto do amaciador de doupa na lavagem na máquina, principalmente nas toalhas de banho, que ficam macias e sem aquela espécie de goma que o amaciador costuma deixar.

O vinagre misturado com bicarbonato de sódio e um pouco de detergente, é muito bom para lavar os vidros do chuveiro.

E falando de bicarbonato, também é um clássico cá em casa.

Gosto de usá-lo para limpar o sofá, tapetes grandes e colchão da cama. Espalho-o pela zona a limpar, deixo estar pelo menos 30 minutos e depois aspiro. O bicarbonato desinfeta, neutraliza odores e mata muitos dos bichinhos que por lá andam e que nós não vemos.

É otimo para tirar maus cheiros de caixas de plástico, que ficam sempre com odores estranhos.

São algumas dicas que uso no meu dia-a-dia doméstico. Acho que ajudam muito e como já referi noutros posts, gosto de usar estes produtos por achar que cumprem muito bem o objetivo, por pouco dinheiro, e ainda sem secar as mãos como alguns produtos fazem.

Não vou dizer que o vinagre tem um cheiro agradável, mas desaparece rapidamente e a mim já não incomoda. É claro que de vez em quando gosto de produtos com cheiro a alfazema, ou outro, e também os uso. Mas no dia-a-dia é mesmo com vinagre, bicarbonato e detergente de loiça que limpo a casa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Helena,
    Tudo bem desse lado?
    O teu menino, tudo bem?
    Ao vasculhar o teu blog, vejo que falas do vinagre para muita coisa...
    Que tipo de vinagre usas? o de cozinha, ou outro?
    Bigadas, beijocas grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, está tudo bem. O meu menino está um reguila ! ;)
      É verdade, uso muito o vinagre. E uso o de cidra, normalmente de marca branca mesmo. Em tempos comprava um vinagre branco no Aldi, próprio para uso doméstico, mas não sei se ainda há. No entanto, não acho que fizesse diferença no resultado. Bjinhos.

      Eliminar