sábado, 29 de outubro de 2016

MUDANÇA DE ROTINAS NA GRAVIDEZ

Ora bem, apesar de estar ainda numa fase inicial da gravidez, e de acreditar que as mudanças maiores ainda estão para chegar, posso falar-vos das mudanças de rotina no meu primeiro trimestre.

A verdade é que foram muito poucas as mudanças.

Em termos de trabalho, reduzi um pouco relativamente ao ano passado, pois tenho noção das minhas capacidades e o ano passado foi demasiado stressante e trabalhoso. De qualquer forma, continuo a ter muito trabalho, graças a Deus, e a ter muitas tarefas e desafios para realizar diariamente.

A nível alimentar, também não tive de fazer grandes alterações, por um lado, porque posso comer o que normalmente se deve evitar numa gravidez, pois sou imune à toxoplasmose. Por outro lado, já tinha bons hábitos alimentares.

Continuo a comer da mesma forma, a evitar aquilo que sei que faz mal, estando grávida ou não, e continuo a pensar que se comer hoje um doce, amanhã terei mais cuidado. Não sou da opinião de que uma grávida  deve comer por dois e nem sinto necessidade de comer por dois. Até porque hoje em dia tanto médicos  como enfermeiros, avisam bastante para os cuidados com a correta alimentação na gravidez, portanto não dá para ter grandes dúvidas.

Reduzi a quantidade de cafés, de momento bebo apenas um café por dia, logo de manhã, que me sabe pela vida, enquanto antes bebia dois ou três por dia.

Nunca fui de beber álcool, só bebia vinho se tivesse um jantar especial. Agora não bebo nada.

Bebo muita água, e era algo que achava já fazer, mas agora tenho visto que não bebia assim tanta. Desde que engravidei comecei a beber religiosamente 2 litros de água por dia, pelo menos.

Deito-me mais cedo, durmo pelo menos mais uma hora por dia do que antes de engravidar. E essa hora faz toda a diferença, poia acordo bem disposta, não tenho a sensação que deveria dormir mais e tenho energia.

Em termos de cuidados de beleza continuo a usar tudo o que usava. No rosto tenho a mesma rotina, no corpo só hidrato mais. No banho hidrato com óleo de amêndoas doces, ou óleo Johnson, e depois hidrato com o meu hidratante, que de momento uso um de aveia da yves rocher, que infelizmente já foi descontinuado. Agora no segundo trimestre já farei algumas alterações nos cremes, mas nada de mais.

Continuo a pintar as unhas. E este tema é recorrente na blogosfera. Que não devemos pintar as unhas na gravidez. Mas como sempre, o melhor é falar com o médico. A minha médica diz que se pode, que é mais um dos mitos da internet e, também li no blogue da Dr.a. Sofia Serrano, o Café, canela e chocolate, precisamente o mesmo.

Como sabem deixei de pintar o cabelo, não por causa da gravidez, mas já a pensar nisso. Relativamente a isso não falei com a médica, pois independentemente da sua opinião também queria deixar de pintar durante um tempo. No entanto o que li no blogue da Dr.a Serrano é que no primeiro trimestre não se deve pintar, mas depois podem ser usadas tintas sem amoníaco ou naturais. Por enquanto não decidi se vou pintar ainda na gravidez, mas mesmo que o faça será já no terceiro trimestre, pois com o cabelo curto como está nem vale a pena investir dinheiro a pintar, porque ao fim de duas semanas já teria raízes muito visíveis.

No geral foram apenas estas mudanças que fiz nas minhas rotinas. Para já não foram muitas, vamos ver como será o segundo trimestre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo blog que estou a adorar ler ( comecei há uns 3/4 dias, todos os dias leio um bocadinho:) ) , depois é bem mais importante parabéns pela gravidez que é das melhores coisas pelas quais passamos. Neste comentário so quero deixar a dica do meu obstrecta quanto aos cremes :) a minha primeira gravidez foi há 9 anos e a segunda há dois e nas duas eu besuntei a barriga , coxa e peito com óleo de amêndoas e doces e por cima punha nivea de boião azul... com o tempo a roupa começa a ficar estragado com aquele cheiro do óleo mas foi muito eficaz , não tenho uma única estria ☺️ E fica relativamente barato :) um grande beijinho e tudo a correr bem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Celine. Fico feliz por estar a gostar do blog. Em relação à dica, usava o óleo na pele seca ou molhada? Eu uso na pele molhada, depois seco com a toalha e depois é que aplico o creme. O creme nivea tb me parece muito bem, é muito hidratante e acessível. Vou experimentar! Bjinhos! :)

      Eliminar
    2. A adorar mesmo, tem imensas dicas interessantes :) quanto ao óleo punha com a pele seca depois do banho. Logo por cima punha o nivea, como estava com a pele oleosa era bem mais fácil passar a nivea que é um creme muito pastoso e difícil de espalhar ! Espero que experimentes é que gostes :) o resultado eu garanto😊 Depois de mim já dei a dica a amigas e até a minha Irma e todas adoraram :) tudo a correr bem com esse bebe

      Ps : também tenho o cabelo branco desde os 17 ( tenho 37) e estou tentada a assumir as brancas 😊Mas fica para outra cxa de comentários 😬

      Beijinho grande

      Eliminar
    3. Ah, então vou experimentar assim. Tb vou fazer outro post sobre o assunto. Qt aos brancos, força nisso. Eu tenho aguentado, mas vou voltar a pintar. Tb conversa p outro post! :) Bjinhos

      Eliminar