domingo, 11 de setembro de 2016

GEFS 127 - PROGRAMAR EXERCÍCIO FÍSICO

Uma vez que o mês de setembro, normalmente, é o mês de voltar à rotina, é também normal voltarmos a praticar exercício, iniciarmos mesmo uma pratica regular.

Como sabem, há muito que pratico exercício em casa e sozinha, à excepção das aulas de yoga que faço pontualmente. É preciso motivação para o fazer, mas na minha opinião, também para ir ao ginásio é necessária vontade e motivação, portanto a desmotivação não chega a ser um problema para mim. O que é que pode contribuir para que passe alguns dias, ou mesmo semanas, sem praticar exercício? A falta de organização e de planeamento.

O que ajuda?

• Ter um horário - Se tiveres noção do teu dia, das tarefas que tens de realizar, conseguirás decidir com mais facilidade a hora mais indicada para praticar exercício. É necessário ser realista, imagina que te organizas para praticar de manhã, mas de manhã é precisamente a altura mais complicada do teu dia, claramente terás dificuldade em cumprir o teu horário. Além disto, deves ter também noção de quanto tempo deve durar o teu treino.

• Definir objetivos - Pensa no que desejas para o treino? Queres emagrecer, queres tonificar, queres trabalhar a flexibilidade, ou um pouco de tudo? Assim será mais facil escolheres o tipo de exercícios que vais fazer. Os treinos também podem variar, não têm que ser sempre iguais.

• Escolher os exercícios - Depois de saberes quanto tempo tens para treinar e o que pretendes, será mais fácil escolheres os exercicios que vais fazer. Eu tenho uns quanto favoritos que normalmente fazem parte dos treinos. Por exemplo, agachamentos, lunges e pranchas. Todos eles têm variantes, por isso nunca me farto. E são exercícios que trabalham vários grupos musculares.

• Começar - Por fim é colocar mãos à obra. Já sabes quanto tempo tens, o que vais fazer, por isso só falta fazer.

Falando própriamente dos treinos que mais gosto de fazer.

• Normalmente faço exercicio entre 20 a 40 minutos.

• Dependendo das semanas, pode variar entre 2 ou 5 vezes por semana.

• Gosto de circuitos, portanto escolho 4 ou 5 exercicios, faço entre 15 a 30 repetições de cada e no final do último, volto ao início fazendo as mesmas repetições. Ou seja, faço uma ronda dos 5 exercicios e repito mais uma ou duas rondas. Isto faz um circuito.

• No final faço sempre alongamentos.

• Relativamente à pratica de yoga, dura também entre 20 a 40 minutos e planeio o tipo de pratica que pretendo, escolhendo algumas posturas que vão variando nos dias.

• Muitas vezes também pratico exercício com recurso aos vídeos que gosto e que costumo partilhar aqui no blogue convosco.

• Gosto de intercalar com caminhadas. Às vezes apetece-me sair de casa e uma caminhada de manhã é sempre uma boa forma de começar o dia.

No geral, acho que o importante é não deixarmos de fazer. Se não temos muito tempo, fazemos um treino pequeno, se estamos muito cansadas, fazemos algo que nos relaxe, se não conseguimos fazer muitas repetições, fazemos poucas... Não temos de ser atletas para ser saudáveis, nem temos de passar os dias no ginásio. Devemos ter noção da nossa realidade e fazer as adaptações necessárias para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

Boa semana!!! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário