quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FINAL DE ANO

Esta semana aproveitei para terminar tarefas. Não me apetecia iniciar um novo ano com coisas pendentes e com preocupações que podiam muito bem ser evitadas.

Foi semana de pagar seguro e imposto de circulação do carro e de comprar uma bateria nova (foi a prenda de Natal do carrito...), de pagar as quotas da Ordem dos Arquitetos, de fazer exames médicos, de marcar consultas para o próximo mês, de destralhar em casa, de limpar frigorífico e microondas (são duas coisas que detesto ver sujas e sujam-se taaaannnnto), de fazer uma limpeza de pele no salão (Limpou bastante, mas como a pele está um pouco desequilibrada, não foi uma limpeza muito profunda. Só a esfoliação irritou-me a pele...), de pedicure caseira, de arrumar algumas gavetas de roupa... Hoje foi dia de descansar, mas também de limpar os azulejos da casa-de-banho e de fazer uma sobremesa para amanhã. 

Amanhã será o último dia do ano, não é a festa que mais me entusiasma, mas se é para iniciar algo, que seja com boa disposição.

Os desejos para 2016 estão pensados. Quero acima de tudo saúde, amor e paz de espírito, porque o resto vem por acréscimo. Quero também manter a motivação que me tem acompanhado, tal como a resiliência. Acredito que desta forma tudo será mais fácil.

Desejo-vos um otimo final de 2015 e um inicio de 2016 ainda melhor! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

4 DICAS PARA POUPAR DINHEIRO

Um dos meus objectivos para 2016 é poupar dinheiro. Poupar muuuuuiiiiiiiito dinheiro. :)

A verdade é que sempre tive uma veia de Tio Patinhas o que me ajudou a poupar sempre algum dinheiro e que veio a ver-se ser um otimo habito em tempos de maiores dificuldades. No entanto e, ao contrario do Tio Patinhas, também tenho facilidade em gastar. 

Vendo bem as coisas, o dinheiro serve para ser gasto. Não tem muita lógica poupar, poupar e depois a pessoa morre, fica cá o dinheiro e não se aproveitou nada da vida para se poupar. Acho que tem que haver um meio termo, poupar é bom, mas aproveitar também.

Dito isto, porque é que pretendo poupar mais dinheiro? 

Porque tenho um objetivo a longo prazo, do qual não vou falar, e dá-me jeito ter um pé de meia jeitoso. Portanto o objetivo será poupar o máximo, para daqui a uns tempos gastar (mas bem gasto...)

Vamos ver as dicas para poupar?

Ter um objetivo - Se há dificuldade em poupar dinheiro, é bom ter-se um objetivo (viagem, carro, casa, escolaridade dos filhos, etc). Muitas vezes custa-nos poupar porque não sabemos para o que estamos a poupar, então acabamos por gastar mais tarde ou mais cedo em coisas que não são assim tão importantes. Neste momento tenho um objetivo e estou bastante focada nele para que tudo corra bem.

Ter um prazo - É importante ter um prazo para poupar, pois será mais fácil manter o foco e não cair em tentações.

Estipular um valor para poupar - Definir um valor para se poupar todos os meses é outro passo bastante importante. É importante não esperar pelo fim do mês para ver o que sobra, porque pode sobrar pouco, ou nada.

Viver como se ganhasse menos - Este item está relacionado com o anterior. Imaginemos a seguinte situação: ganhas 700€ por mês e esse valor chega para as tuas despesas, mas não te sobra nada no final do mês. Se ganhasses 500€ tinhas que arranjar maneira de viver com esse valor. Então vive como se ganhasses 500 e poupa os restantes 200. 

Depois existem todos os cuidados e dicas que já conhecemos: poupar no supermercado, evitar coisas supérfluas, fazer opções inteligentes, ter consciência do cortes que podem ser feitos, etc. Muitas alterações poderão ser feitas para que os objetivos se concretizem. 

Poupar mais dinheiro também faz parte dos vossos objetivos para 2016?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

COMEÇAR O ANO MAIS LEVE

Começar o ano mais leve não significa ter que emagrecer. A leveza a que me refiro é a leveza de nos sentirmos bem, de termos todos os assuntos resolvidos, contas pagas, dividas saldadas, casa arrumada e mente clara como a água. Parece difícil? Talvez, mas nada como começar, depois disso, tudo se torna mais fácil.

Comecemos então pela leveza do corpo! É normal nesta altura do ano exagerarmos na alimentação. Comemos mais, os alimentos são mais calóricos, consumimos alimentos que não é habitual consumir e mexemo-nos menos. Aposta em alimentos mais leves, como fruta e legumes, sem te esqueceres da água. Muita água e chá. Evita ao máximo o açúcar e fritos (álcool e tabaco também, como é óbvio), consome mais peixe, sopa, salada e reduz um pouco os hidratos de carbono. Anda o máximo que puderes e também o mais rápido possível, vai ajudar-te a libertar toxinas e a oxigenar o organismo.

Pele - A beleza da pele vem de dentro. Tudo o que ingerimos vai influenciar o seu aspeto portanto é normal depois das festas sentires que já teve melhores dias. Sendo assim, também a nível de pele é importante teres cuidado com o que ingeres. Limpa bem a pele tanto à noite como de manhã, sendo que à noite é importante uma limpeza mais profunda, tonifica e hidrata. Faz uma máscara que ajude a acalmar a pele e a hidrata-la. Sugiro que tritures um pepino (ou metade, dependendo do tamanho) e mistura uma tampa de água mineral bem fresca. Aplica no rosto durante 10 ou 20 minutos e retira com água mineral fria. No final vais ter a pele muito limpa e tonificada, com um aspeto muito mais saudável.  

Em relação à maquilhagem é normal querermos esconder as olheiras e o aspeto baço, mas o ideal é usar pouca coisa depois da folia. Por um lado porque vais dar algum descanso à pele, por outro, porque quanto mais tentamos esconder, mais se nota. O importante é hidratares muito bem a pele (rosto, olhos, lábios), depois usa um BB creme, ou uma base leve, disfarça as olheiras, aplica mascara de pestanas e um pouco de blush, finalizando com um batom rosado. Ficarás com um ar mais fresco.

Vida financeira - Tenta terminar o ano com as contas em dia, sem atrasos. É chato e também traz sempre alguma ansiedade associada. Viver acima das possibilidades é algo que todos devemos evitar. É bom ter-se aquilo que se gosta, roupa, casa, carro, tecnologia, etc, mas valerá a pena chegar a meio do mês sem dinheiro, ou a passar dificuldades para ter tudo isso? Muita gente vive das aparências mas mais tarde ou mais cedo terá problemas, por isso, é importante repensarmos nas nossas opções de vida, e percebermos onde podemos e devemos mudar, para que o dinheiro não seja um problema. Que tal começar o ano com mais planeamento, poupanças, despesas organizadas. etc?

Vida profissional - Ter trabalho hoje em dia é um privilégio, mas muitas vezes as pessoas queixam-se, queixam-se, queixam-se... Mas basta um pequeno exercício para se perceber que há coisas piores. Imagina o que é não teres esse trabalho? Como seria a tua vida sem esse trabalho de que tanto reclamas? Estarias mais feliz? Terias mais estabilidade financeira? Não quero com isto dizer que devemos estar num trabalho que não nos agrada o resto da vida, mas enquanto não tens algo melhor, agradece por teres esse trabalho e não te queixes tanto. Depois podes sempre procurar outro trabalho que te encha as medidas. Reclamar e ficar parado é que não é solução.

Vida doméstica - Iniciar o ano com a casa cheia de tralha e toda desarrumada não é muito agradável (a não ser que tenhas uma festa de fim de ano em tua casa), mas também não é preciso passar a próxima semana a arrumar e destralhar como se não houvesse amanhã. Até porque, a arrumação não dura para sempre, por isso o melhor é deixar a casa em ordem, mas sem stresses. Por exemplo: podes jogar fora as revistas e papeis que já não precises, podes escolher algumas peças de roupa que já não vestes e doar, podes ver os produtos cosméticos que estão fora de prazo e deitá-los fora, podes arrumar aquela gaveta que está a dar-te cabo do sistema nervoso, podes organizar qualquer coisa que seja mesmo necessário para o teu bem-estar geral. Depois podes sempre aspirar a casa, arrumar a roupa espalhada e lavar o chão. O resto fica para os trezentos e tal dias que estão para vir. 

Julgo que estes são os principais pontos para iniciar o novo ano de forma mais leve. O importante é ter consciência do que queremos e devemos mudar para que tudo seja melhor em 2016.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de dezembro de 2015

GUIA DE EXERCÍCIO FÍSICO SEMANAL - 95

O Natal já passou, mas os doces continuam. Não há como não comer o que sobrou do arroz doce maravilhoso que fiz, tal como a torta de laranja e a mousse de chocolate da minha sogra. Mas é só hoje, amanhã já não temos doces para comer e voltamos à nossa rotina... ou não... 

Bem, mas depois temos a passagem de ano, que também tem das suas. O que não vale a pena e desesperar, ou pensar que já está tudo perdido e que podemos comer até cair para o lado.

O Natal é só uma vez no ano e não é por nos excedermos um pouco nestes dias que a nossa saúde e bem-estar ficam abalados. O segredo é voltar aos bons hábitos logo a seguir. Da minha parte o que mais me preocupa nem são as calorias, é mesmo o efeito que os doces e fritos têm na minha pele. Estou novamente com muitas borbulhas e isso sim, chateia-me muito. Mas com tempo e vários cuidados, a pele irá voltar ao normal.

Para esta semana escolhi um video do Home Fit Home, ou seja, pensado para praticar exercício sem sair de casa, mas também escolhi um da Natalie Jill para quem prefere sair um pouco de casa. Por exemplo, podes dar uma caminhada e a seguir fazer os exercícios do vídeo que mais gostaste.




Boa semana! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

QUASE, QUASE NO NATAL...

Está mesmo aí... e com tanta correria nem tenho saboreado bem esta época de que tanto gosto.

Hoje foi o meu último dia de trabalho do ano e amanhã, no primeiro dia de férias, estarei a fazer doces. Este ano resolvi fazê-los na minha casa, normalmente vou para os meus pais, pois estou a precisar de algum tempo só para mim. Preciso de ouvir o silêncio!!! Afinal de contas, os últimos tempos têm sido barulhentos.

Mas amanhã à noite, volto ao falatório e gritaria, que também são bons, e o dia de Natal advinha-se animado. Pelo menos assim o espero.

Desejo-vos assim, um Feliz Natal! Aproveitem a família e amigos e divirtam-se! Beijos para todas!!! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de dezembro de 2015

GUIA DE EXERCICIO FISICO SEMANAL - 94

Só porque estamos quase no Natal e o único exercício que acho que vou fazer esta semana é correr de um lado para o outro para fazer as compras que não ía deixar para esta semana, mas que deixei, hoje deixo-vos um vídeo num registo diferente. Só para descontrair.


Boa semana!:)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 19 de dezembro de 2015

CUIDADOS DE MÃOS - MARY KAY E OUTROS

Do meu gosto por cremes, já vocês sabem, e do meu excessivo gosto por cremes de mãos, também devem saber.

Tenho sempre vários cremes de mãos espalhados pela mala, quarto, casa-de-banho, escritório e nunca são de mais. E tal como eu, também a minha irmã tem este vicio e ainda o nosso pai. E foi graças à minha irmã que tive a oportunidade de experimentar a tão conhecida gama de mãos da Mary Kay.

Já ouvi vários elogios sobre esta gama, mas nunca me senti tentada a comprar, pois acho os produtos demasiado caros. Mas a minha irmã emprestou-mos, para que eu comprovasse a sua eficácia.

Helena A. - Skinhands Mary Kay
A gama a que me refiro (Satin Hands pêssego) é composta por 3 produtos, 2 cremes e 1 esfoliante e custa cerca de 40€. O modo de usar é simples, depois de se molharem as mãos aplica-se o primeiro creme, que é uma espécie de vaselina (foi o que me fez lembrar) que vai deixar as mãos muito macias. A seguir aplica-se o esfoliante, que retira as células mortas e por fim, aplica-se o creme hidratante.

Devo dizer que as mãos ficam realmente hidratadas e macias, no entanto, confesso que esperava mais. Não fiquei particularmente maravilhada, já que acho que outros produtos de outras marcas conseguem o mesmo efeito e por muito menos dinheiro. Talvez se usasse a gama durante mais tempo, o resultado fosse mais óbvio, mas para já não me parece nada do outro mundo...

Helena A. - Hydro e SOS Cien, Lidl
E como estamos numa de falar de cremes de mãos, porque não falar-vos dos que estou a usar agora? Estes são baratinhos, 1,49€ cada e são do Lidl, da marca Cien. O SOS também me faz lembrar a textura da vaselina e é bastante consistente. É ideal para quem tem as mãos muito secas, ou para quem apanha muito frio. Gosto de usa-lo de manhã e à noite antes de ir para a cama, ou quando saio de casa. 

O de óleo de amêndoas doces e manteiga de karité é também indicado para peles secas, mas tem uma textura mais leve que o primeiro. É ideal para ir aplicando ao longo do dia e é rapidamente absorvido pela pele. Por 1,49€ acho que são produtos realmente bons. E sou sincera, prefiro um produto barato e usa-lo bastantes vezes por dia, do que um mais caro e usa-lo pouco. 

Helena A. - Sabonete liquido e creme de maos de baunilha e laranja, óleo esfoliante de mãos, Yves Rocher
Ainda tenho um terceiro, que está junto ao lavatório na casa-de-banho a fazer pandan com o sabonete liquido. E por acaso, atrás está o óleo esfoliante (todos da Yves Rocher).Também é hidratante, mas confesso que neste o que gosto mesmo é o cheiro. E fica charmoso na casa-de-banho. ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

YOGA NIDRA

Se precisas de um momento relaxante em que possas descansar em 30 minutos o equivalente a 2 horas, o yoga nidra é para ti. Basta deitares-te confortavelmente de barriga para cima, de preferência com um cobertor a tapar-te e, deixares-te guiar pelas indicações do teu instrutor. 

Se não tens instrutor e não estás a perceber do que estou a falar, deita-te e segue as indicações deste vídeo. No final, de certeza que estarás mais relaxada!



Gostaste? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de dezembro de 2015

GUIA DE EXERCÍCIO FÍSICO SEMANAL - 93

Voltei aos meus treinos mais consistentes e exigentes. Estava mesmo a precisar e agora sinto-me muito melhor e com mais energia. 

Gosto muito de exercícios em que só usamos o peso do nosso corpo e poucos acessórios, e é basicamente isso que tenho feito. Partilho convosco alguns dos vídeos que me têm servido de inspiração.

Este é o meu favorito:


Mas também gosto deste:


E deste, para praticar com companhia:


Todos da Noelle Benepe

Digam lá, não vos dá vontade de fazer exercício depois de verem estes vídeos? :).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

COMO SOBREVIVER AO DESEMPREGO

Estive 3 anos praticamente sem trabalho. Depois de fechar a minha empresa, deparei-me com uma situação difícil e vulgar nos dias de hoje. Embora tenha conseguido fazer alguns trabalhos pontuais, muitos meses foram passados com a corda na garganta e com dificuldades em acreditar num futuro risonho. No entanto, nunca fui uma desempregada no verdadeiro sentido da palavra, pois não estive totalmente sem trabalho e não recebi qualquer tipo de subsidio, pois no nosso país quem tem uma empresa e é seu sócio-gerente, apesar de descontar um balúrdio para o estado, ao fechar a empresa, fica sem qualquer apoio por parte deste (pelo menos na altura, não sei se entretanto evoluímos nesse sentido).

Mas conheço a sensação de estar em casa, sem uma rotina de trabalho constante, sem um ordenado e com um certo sentimento de impotência.

Sobreviver ao desemprego não é fácil, mas há coisas piores.

Primeiro há que perceber que desemprego não é sinónimo de férias. Não é porque não tens trabalho que deves dormir manhãs inteiras, ficar o dia inteiro de pijama e passar os dias a vegetar em frente à tv. Deves procurar trabalho e encarar isso como o teu novo emprego. Embora existam dias menos produtivos nessa procura, não deves deixar de o fazer. É que procurando já é difícil, de papo para  ar ainda é pior.

Há também que perceber que o subsidio de desemprego não é o subsídio de férias. Portanto não deves gastá-lo mal gasto. Deves poupar o que for possível, deves evitar gastos supérfluos, deves evitar consumismos. Até porque, pode acontecer o subsidio terminar antes de encontrares trabalho, portanto é conveniente teres algum dinheiro guardado.

Podes ter que procurar trabalho fora da tua área. Isso é um pouco difícil, principalmente para quem estudou uma vida inteira para determinada profissão e depois vê-se a enviar currículos para todo o lado. Mas se na tua área estiver difícil de encontrar, há que ponderar essa hipótese.

Procura estar atualizada, principalmente na tua área. Se for possível investir em formação que te possa ser útil, força. Se não for, pesquisa, lê sobre o assunto, mantém-te a par das novidades da área através de colegas, procura informação na internet. Qualquer coisa é melhor do que estagnar.

Aproveita para fazeres coisas que não tinhas tempo de fazer quando trabalhavas, como por exemplo desporto, estar com pessoas que raramente vês, ler muito, etc. Não estás de férias, mas terás tempo livre que pode, e deve, ser bem aproveitado.

Não dês importância às opiniões alheias. Eu ouvi de tudo: faz isto, faz aquilo, inscreve-te aqui ou ali... As pessoas acham sempre que os desempregados estão desempregados porque não sabem procurar trabalho. E muitas vezes estão tão "preocupadas" que até parece que são elas que pagam as contas aos desempregados. Tive uma altura em que ficava realmente chateada, mas calava-me. Até que comecei a ignorar ou a ser irónica nas minhas respostas. Às vezes um bocadinho de falta de educação é bom...

Continua a cuidar da tua imagem. é muito importante sentirmo-nos bem em qualquer altura da nossa vida, mas em fases difíceis penso que é mesmo essencial. Não quero com isto dizer para gastares parte do subsidio em cabeleireiro e roupa, mas continua a cuidar da pele, do cabelo, as unhas, da roupa... É também importante vestires-te como se fosses sair de casa, pois se ficares de pijama, a tua mente parece acreditar que estás de descanso, que é para estar em casa na ronha... 

Sê seletiva nos currículos que envias. Parece contraproducente, mas não é. Por exemplo no meu caso, nunca respondi a vagas de vendedores de automóveis ou comerciais, por exemplo. Simplesmente porque sei que não é um trabalho para o qual tenha capacidade, logo para mim não tinha lógica candidatar-me. Mas vi várias vezes uma amiga minha fazer isso, candidatava-se, ia à entrevista e depois concluía que não queria aquele trabalho. Ou seja, perdia tempo, gastava dinheiro em deslocações, andava ansiosa a pensar em todos os "ses" para depois concluir que não se enquadrava no trabalho. 

Por fim, não desistas. Mais cedo ou mais tarde irás conseguir trabalho, e tudo correrá melhor. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

DICAS PARA FACILITAR A ROTINA DOMÉSTICA

Com dias muito corridos, é normal sentirmos que o tempo não chega para tudo. Mas com alguns truques, tudo pode correr melhor.

- Abre as janelas de manhã.

- Deixa a luz natural entrar em casa.

- Faz a cama pouco tempo depois de levantares.

- Arruma a roupa depois de despi-la.

- Antes de te deitares, coloca a roupa para lavar na máquina já com detergente e amaciador, De manhã é só ligar.

- Dobra e arruma a roupa quando a apanhas do estendal.

- Lava a louça consoante vais sujando.

- Organiza os detergentes dentro de cestos e por secções: casa-de-banho, cozinha, chão, etc.

- Organiza as refeições de véspera.

- Limpa o frigorífico semanalmente.

- Guarda o stock de papel higiénico perto da sanita.

- Tem um bloco onde apontas o que notas que faz falta comprar.

- Em 10 minutos, guarda 10 objetos que estão fora do lugar.

- Organiza o teu roupeiro.

- Destralha regularmente.

Estes são apenas alguns truques que uso no meu dia-a-dia para conseguir manter as coisas minimamente em ordem. 

E vocês, que truques têm? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de dezembro de 2015

GUIA DE EXERCICIO FISICO SEMANAL - 92

Às vezes o que nos falta não é a motivação, é a inspiração. Já escrevi sobre isso, e continuo a dizer uma das formas de nos mantermos motivadas é ter precisamente fontes de inspiração.

Escolhi um vídeo, que apesar de não ter nada de especial, quando o vi tive vontade de ligar a uma amiga para ir fazer exercício. Por isso partilho-o convosco, pois pode também servir-vos de inspiração.


Mas há mais. Há mais coisas, e pessoas, que me inspiram. 





Estas são algumas das minhas inspirações. E vocês, que inspirações têm? ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COMO SOBREVIVO AO STRESS

Estou numa daquelas alturas complicadas... Final de período escolar não é pera doce. Muitos testes, muitas matérias diferentes, alguns miúdos preguiçosos, outros um tanto ou quanto mal educados... Cada vez mais respeito os professores. Estou longe de ser professora, nem quero, mas realmente não deve ser fácil. Se bem... diga-se, também há professores...

Não tem sido fácil manter a sanidade mental, mas como sempre, com um pouco de organização tudo se consegue. Neste momento tenho mil e uma ideias na cabeça, e mais umas tantas para me preocupar, mas as coisas estão encaminhadas.

Querem saber como?

Planeio o dia - Continuo a planear o dia, no dia anterior. Hoje já planeei as tarefas que tenho de realizar amanhã, já organizei as refeições, pensei na roupa que vou vestir, fiz revisões de uma matéria que não me fascina, O facto de ter tudo isto organizado, dá-me bastante tranquilidade e ajuda-me a realizar tudo de forma muito mais calma.

Arrumo o espaço de trabalho - Ter o espaço de trabalho organizado também é muito importante, tanto para mim, como para os miúdos. Há que arrumar os livros que são retirados da estante, há que colocar os lápis, canetas e afins no devido lugar, há que jogar fora os papeis que já não fazem falta.

Tenho as tarefas domésticas em dia - Ter a casa minimamente arrumada também é importante. Não tenho realizado todas as tarefas como habitualmente, mas vou arrumando conforme se vai desarrumando, vou limpando depois de se sujar, vou dando um jeitinho aqui outro acolá e a coisa vai estando organizada.

Cuido da minha aparência - Embora não seja a coisa que mais me apetece fazer nestas alturas, a maquilhagem ajuda muito a animar. Se cada vez que me olho ao espelho, vejo umas olheiras escuras e profundas (como as que tenho neste momento) e uma pele sem luminosidade, fico à beira da depressão. Disfarças as imperfeições, iluminar o olhar e a pele, são pequenas coisas que me fazem sentir muito melhor. Tal como vestir uma roupa que goste e que seja confortável e colocar perfume. São pormenores que fazem a diferença.

Exercito-me - Mesmo que pouco, mas tenho feito alguns exercícios diariamente.

Alimento-me e hidrato-me - A alimentação é a nossa principal fonte de energia, e em alturas de stress é extremamente importante ter atenção ao que se come. Assim tenho feito, tanto nas refeições principais, como nos pequenos lanches ao longo do dia. Beber água, ou chá (o termo tem ajudado muito) é também essencial para ter energia.


Durmo -  Cheguei à maravilhosa conclusão que se me deitar 30 minutos mais cedo, ao fim de uma semana dormi mais de 1 hora extra. Parece patetice, mas tem feito diferença. Medito, leio um pouco e adormeço pouco tempo depois. De manhã tudo flui melhor.

E assim vou ultrapassando esta época tão stressante. E vocês, como sobrevivem em alturas de stress?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

FALTA POUCO PARA O NATAL

Mais um Natal se aproxima. E começa a correria normal da altura.

Este ano ainda não coloquei nenhuma decoração cá em casa, espero fazê-lo durante o fim-de-semana, para ser uma coisa feita com calma. No entanto, comecei com outros preparativos. Os presentes. É sempre um motivo de preocupação, mas fazendo as coisas com tempo, a preocupação é sempre menor.

Como sabem, tenho tentado diminuir os gastos aqui por casa. E realmente começo a perceber para onde o dinheiro foi sem ter reparado. É uma sensação que não gosto de todo, gosto muito de ter controlo sobre os meus gastos.

Sendo assim, também no Natal tenho alguns cuidados, que considero importantes, para que o orçamento não descarrile.

Deixo então as minhas dicas para controlar o orçamento no Natal:

Fazer lista de presenteados - No meu caso são basicamente os mesmo do costume, mas este ano tenho mais umas pessoas que quero presentear. Fazendo uma lista tenho a certeza que não há esquecimentos.

Definir orçamento - Defini um orçamento para cada pessoa, no entanto esse é o limite. Ou seja, se o limite é 15€, não quer dizer que o tenha que gastar, posso sempre encontrar um presente por 12€, por exemplo.

Começar as compras com antecedência - O facto de se comprar algo agora no inicio de dezembro, ou perto do Natal, faz toda a diferença. O mesmo produto, pode custar agora 8€ e no Natal custar 12€. Pode parecer pouco, mas 4€ aqui, 4 ali, fazem toda a diferença. Além do mais, agora há mais variedade de produtos, mais opções de escolha, logo é mais provável escolher-se bem um presente.

Fazer compras pela internet ou catálogos - Há sempre a opção de fazer compras em sites ou através de catálogos, como La Redoute ou Yves Rocher. Assim evitam-se deslocações, filas...

Fazer compras nas horas de menos confusão, como a abertura dos estabelecimentos - Não há nada como ir a uma loja quando ela abre. Tudo arrumadinho, tudo limpinho, pouca gente, empregados fresquinhos e simpáticos. É logo outra coisa.

Ofertas para casais - Já me aconteceu não saber o que dar a uma ou outra pessoa. O problema resolve-se com um presente para casal, algo para a casa, um cd, um dvd... Além de se matarem dois coelhos com uma cajadada só, também se poupam uns trocos.

Não te sintas na obrigação de oferecer - Eu gosto de oferecer presentes e não estou à espera que a pessoa me ofereça, mas se não puder oferecer, não ofereço. Acho que não tem lógica uma pessoa abdicar de pagar as suas contas ou de comprar algo que precise, para oferecer lembranças a amigos.

Faz os teus presentes - Há tantas ideias giras, que podem muito bem ser solução para presentes. Nem sempre ficam mais baratos, mas são muito mais especiais.

E vocês meninas, já começaram a comprar os vossos presentes de Natal?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...