terça-feira, 1 de dezembro de 2015

FALTA POUCO PARA O NATAL

Mais um Natal se aproxima. E começa a correria normal da altura.

Este ano ainda não coloquei nenhuma decoração cá em casa, espero fazê-lo durante o fim-de-semana, para ser uma coisa feita com calma. No entanto, comecei com outros preparativos. Os presentes. É sempre um motivo de preocupação, mas fazendo as coisas com tempo, a preocupação é sempre menor.

Como sabem, tenho tentado diminuir os gastos aqui por casa. E realmente começo a perceber para onde o dinheiro foi sem ter reparado. É uma sensação que não gosto de todo, gosto muito de ter controlo sobre os meus gastos.

Sendo assim, também no Natal tenho alguns cuidados, que considero importantes, para que o orçamento não descarrile.

Deixo então as minhas dicas para controlar o orçamento no Natal:

Fazer lista de presenteados - No meu caso são basicamente os mesmo do costume, mas este ano tenho mais umas pessoas que quero presentear. Fazendo uma lista tenho a certeza que não há esquecimentos.

Definir orçamento - Defini um orçamento para cada pessoa, no entanto esse é o limite. Ou seja, se o limite é 15€, não quer dizer que o tenha que gastar, posso sempre encontrar um presente por 12€, por exemplo.

Começar as compras com antecedência - O facto de se comprar algo agora no inicio de dezembro, ou perto do Natal, faz toda a diferença. O mesmo produto, pode custar agora 8€ e no Natal custar 12€. Pode parecer pouco, mas 4€ aqui, 4 ali, fazem toda a diferença. Além do mais, agora há mais variedade de produtos, mais opções de escolha, logo é mais provável escolher-se bem um presente.

Fazer compras pela internet ou catálogos - Há sempre a opção de fazer compras em sites ou através de catálogos, como La Redoute ou Yves Rocher. Assim evitam-se deslocações, filas...

Fazer compras nas horas de menos confusão, como a abertura dos estabelecimentos - Não há nada como ir a uma loja quando ela abre. Tudo arrumadinho, tudo limpinho, pouca gente, empregados fresquinhos e simpáticos. É logo outra coisa.

Ofertas para casais - Já me aconteceu não saber o que dar a uma ou outra pessoa. O problema resolve-se com um presente para casal, algo para a casa, um cd, um dvd... Além de se matarem dois coelhos com uma cajadada só, também se poupam uns trocos.

Não te sintas na obrigação de oferecer - Eu gosto de oferecer presentes e não estou à espera que a pessoa me ofereça, mas se não puder oferecer, não ofereço. Acho que não tem lógica uma pessoa abdicar de pagar as suas contas ou de comprar algo que precise, para oferecer lembranças a amigos.

Faz os teus presentes - Há tantas ideias giras, que podem muito bem ser solução para presentes. Nem sempre ficam mais baratos, mas são muito mais especiais.

E vocês meninas, já começaram a comprar os vossos presentes de Natal?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário