quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COMO SOBREVIVO AO STRESS

Estou numa daquelas alturas complicadas... Final de período escolar não é pera doce. Muitos testes, muitas matérias diferentes, alguns miúdos preguiçosos, outros um tanto ou quanto mal educados... Cada vez mais respeito os professores. Estou longe de ser professora, nem quero, mas realmente não deve ser fácil. Se bem... diga-se, também há professores...

Não tem sido fácil manter a sanidade mental, mas como sempre, com um pouco de organização tudo se consegue. Neste momento tenho mil e uma ideias na cabeça, e mais umas tantas para me preocupar, mas as coisas estão encaminhadas.

Querem saber como?

Planeio o dia - Continuo a planear o dia, no dia anterior. Hoje já planeei as tarefas que tenho de realizar amanhã, já organizei as refeições, pensei na roupa que vou vestir, fiz revisões de uma matéria que não me fascina, O facto de ter tudo isto organizado, dá-me bastante tranquilidade e ajuda-me a realizar tudo de forma muito mais calma.

Arrumo o espaço de trabalho - Ter o espaço de trabalho organizado também é muito importante, tanto para mim, como para os miúdos. Há que arrumar os livros que são retirados da estante, há que colocar os lápis, canetas e afins no devido lugar, há que jogar fora os papeis que já não fazem falta.

Tenho as tarefas domésticas em dia - Ter a casa minimamente arrumada também é importante. Não tenho realizado todas as tarefas como habitualmente, mas vou arrumando conforme se vai desarrumando, vou limpando depois de se sujar, vou dando um jeitinho aqui outro acolá e a coisa vai estando organizada.

Cuido da minha aparência - Embora não seja a coisa que mais me apetece fazer nestas alturas, a maquilhagem ajuda muito a animar. Se cada vez que me olho ao espelho, vejo umas olheiras escuras e profundas (como as que tenho neste momento) e uma pele sem luminosidade, fico à beira da depressão. Disfarças as imperfeições, iluminar o olhar e a pele, são pequenas coisas que me fazem sentir muito melhor. Tal como vestir uma roupa que goste e que seja confortável e colocar perfume. São pormenores que fazem a diferença.

Exercito-me - Mesmo que pouco, mas tenho feito alguns exercícios diariamente.

Alimento-me e hidrato-me - A alimentação é a nossa principal fonte de energia, e em alturas de stress é extremamente importante ter atenção ao que se come. Assim tenho feito, tanto nas refeições principais, como nos pequenos lanches ao longo do dia. Beber água, ou chá (o termo tem ajudado muito) é também essencial para ter energia.


Durmo -  Cheguei à maravilhosa conclusão que se me deitar 30 minutos mais cedo, ao fim de uma semana dormi mais de 1 hora extra. Parece patetice, mas tem feito diferença. Medito, leio um pouco e adormeço pouco tempo depois. De manhã tudo flui melhor.

E assim vou ultrapassando esta época tão stressante. E vocês, como sobrevivem em alturas de stress?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário