segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

COMEÇAR O ANO MAIS LEVE

Começar o ano mais leve não significa ter que emagrecer. A leveza a que me refiro é a leveza de nos sentirmos bem, de termos todos os assuntos resolvidos, contas pagas, dividas saldadas, casa arrumada e mente clara como a água. Parece difícil? Talvez, mas nada como começar, depois disso, tudo se torna mais fácil.

Comecemos então pela leveza do corpo! É normal nesta altura do ano exagerarmos na alimentação. Comemos mais, os alimentos são mais calóricos, consumimos alimentos que não é habitual consumir e mexemo-nos menos. Aposta em alimentos mais leves, como fruta e legumes, sem te esqueceres da água. Muita água e chá. Evita ao máximo o açúcar e fritos (álcool e tabaco também, como é óbvio), consome mais peixe, sopa, salada e reduz um pouco os hidratos de carbono. Anda o máximo que puderes e também o mais rápido possível, vai ajudar-te a libertar toxinas e a oxigenar o organismo.

Pele - A beleza da pele vem de dentro. Tudo o que ingerimos vai influenciar o seu aspeto portanto é normal depois das festas sentires que já teve melhores dias. Sendo assim, também a nível de pele é importante teres cuidado com o que ingeres. Limpa bem a pele tanto à noite como de manhã, sendo que à noite é importante uma limpeza mais profunda, tonifica e hidrata. Faz uma máscara que ajude a acalmar a pele e a hidrata-la. Sugiro que tritures um pepino (ou metade, dependendo do tamanho) e mistura uma tampa de água mineral bem fresca. Aplica no rosto durante 10 ou 20 minutos e retira com água mineral fria. No final vais ter a pele muito limpa e tonificada, com um aspeto muito mais saudável.  

Em relação à maquilhagem é normal querermos esconder as olheiras e o aspeto baço, mas o ideal é usar pouca coisa depois da folia. Por um lado porque vais dar algum descanso à pele, por outro, porque quanto mais tentamos esconder, mais se nota. O importante é hidratares muito bem a pele (rosto, olhos, lábios), depois usa um BB creme, ou uma base leve, disfarça as olheiras, aplica mascara de pestanas e um pouco de blush, finalizando com um batom rosado. Ficarás com um ar mais fresco.

Vida financeira - Tenta terminar o ano com as contas em dia, sem atrasos. É chato e também traz sempre alguma ansiedade associada. Viver acima das possibilidades é algo que todos devemos evitar. É bom ter-se aquilo que se gosta, roupa, casa, carro, tecnologia, etc, mas valerá a pena chegar a meio do mês sem dinheiro, ou a passar dificuldades para ter tudo isso? Muita gente vive das aparências mas mais tarde ou mais cedo terá problemas, por isso, é importante repensarmos nas nossas opções de vida, e percebermos onde podemos e devemos mudar, para que o dinheiro não seja um problema. Que tal começar o ano com mais planeamento, poupanças, despesas organizadas. etc?

Vida profissional - Ter trabalho hoje em dia é um privilégio, mas muitas vezes as pessoas queixam-se, queixam-se, queixam-se... Mas basta um pequeno exercício para se perceber que há coisas piores. Imagina o que é não teres esse trabalho? Como seria a tua vida sem esse trabalho de que tanto reclamas? Estarias mais feliz? Terias mais estabilidade financeira? Não quero com isto dizer que devemos estar num trabalho que não nos agrada o resto da vida, mas enquanto não tens algo melhor, agradece por teres esse trabalho e não te queixes tanto. Depois podes sempre procurar outro trabalho que te encha as medidas. Reclamar e ficar parado é que não é solução.

Vida doméstica - Iniciar o ano com a casa cheia de tralha e toda desarrumada não é muito agradável (a não ser que tenhas uma festa de fim de ano em tua casa), mas também não é preciso passar a próxima semana a arrumar e destralhar como se não houvesse amanhã. Até porque, a arrumação não dura para sempre, por isso o melhor é deixar a casa em ordem, mas sem stresses. Por exemplo: podes jogar fora as revistas e papeis que já não precises, podes escolher algumas peças de roupa que já não vestes e doar, podes ver os produtos cosméticos que estão fora de prazo e deitá-los fora, podes arrumar aquela gaveta que está a dar-te cabo do sistema nervoso, podes organizar qualquer coisa que seja mesmo necessário para o teu bem-estar geral. Depois podes sempre aspirar a casa, arrumar a roupa espalhada e lavar o chão. O resto fica para os trezentos e tal dias que estão para vir. 

Julgo que estes são os principais pontos para iniciar o novo ano de forma mais leve. O importante é ter consciência do que queremos e devemos mudar para que tudo seja melhor em 2016.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário