segunda-feira, 21 de setembro de 2015

NÃO SOFRER POR ANTECIPAÇÃO

 Pode pensar-se que quem não quer sofrer por antecipação, também não planeia o futuro, não antevê determinadas situações ou que vive ao sabor da maré não tendo qualquer controlo sobre a sua vida. Nada disso.

Não sofrer por antecipação, significa apenas que não sofremos com coisas que não sabemos se realmente acontecerão. Podemos perfeitamente organizar e planear a nossa vida sem que a nossa cabeça divague por problemas inexistentes. 

Quantas vezes te aconteceu estares extremamente preocupada com uma coisa que supostamente ia ser de uma forma e de repente tudo muda? Nada acontece como prevês e quando dás por ti percebes que não valia a pena teres pensado tanto em todos os "ses".

- Tudo se resolve - Pensar que todos os problemas têm solução, é uma forma de amenizar o sofrimento.

- Há coisas que o passar do tempo ajuda, basta dar tempo ao tempo.

- Saber filtrar os pensamentos, os que são um raciocínio lógico dos que são "coisas parvas" que nos passam pela cabeça, pois nem tudo o que pensamos é realmente verdade.

- Não podemos mudar o passado, e o futuro tudo pode trazer. Mas o presente depende muito de nós e é ele que vai influenciar o futuro.

- Foca-te. Quando sentires que o teu pensamento está a divagar e está a ir por um caminho que não pretendes, foca-te para que volte ao presente. 

- Aprende a viver o momento. Foca-te na tua respiração durante uns segundos ou minutos, foca-te na tarefa que estás a desempenhar, nem que seja a lavar a loiça, etc. Desta forma vais aprendendo a focar-te no presente, no momento e, aprendes também a controlar os teus pensamentos, não deixando que estes comecem a transformar-se em problemas que ainda não existem.

- Evita estar com pessoas tóxicas, que acabam por te influenciar negativamente. Ou se não for possível afastar-te, tenta pelo menos ignorar o que dizem. Não deixes que a opinião de terceiros te influencie. 

- Cria um diário da gratidão - Muitas vezes as pessoas que sofrem por antecipação, são pessoas ansiosas e/ou negativas. Ter um diário onde escrevas 3 coisas, todos os dias, pelas quais te sentes grata, vai ajudar-te a valorizar as coisas boas que tens na tua vida. Assim, consegues abstrair-te mais dos problemas. 

- Lê livros de autoajuda. Ajudam mesmo muito. Dentro da autoajuda existem vários tipos e temas, mas basta escolher o mais adequado. Dois que li e que gostei muito e que ainda hoje folheio de vez em quando são: "Ser feliz porque sim" e "Limpeza de consciência em 21 dias".

Estas são algumas dicas que podem ajudar a não sofrer por antecipação, no entanto, é um processo longo. Com pequenos passos diários, pequenas alterações, as mudanças vão surgindo. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Obrigada pelo post gostei bastante vou ler e reler muitas vezes...ah e vou comprar os livro s :-) beijinho , Ana

    ResponderEliminar