segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O ALF TEM ACNE FELINO

Alf
Acho que o meu gato é tão solidário com a sua dona, que resolveu sofrer também de acne. 

Eu sofri durante anos, e ainda hoje tenho os meus problemitas com borbulhas (que por acaso andam muito melhor e falarei sobre tal brevemente), agora vem o gato também a sofrer do mesmo.

Bem, brincadeiras à parte, já que uma coisa não tem relação com a outra, o bichano tem mesmo acne. 

Há uns tempo, começamos a reparar que a zona do queixo estava escura e que parecia suja. Reparei, mas não liguei. E pensei mesmo que fossem restos de ração. Mas de vez em quando, apareciam cá por casa umas manchinhas muito pequenas de algo que parecia sangue. Cheguei a inspecionar as suas patas, mas nunca encontrei nada que justificasse tal sangue. No passado sábado, tanto eu como o meu marido, achamos que o gato tinha o queixo inchado e nessa altura é que começamos a ver que a tal "sujidade" já tinha uma feridinha. Continuei sem perceber, mas achei que fosse de se coçar. Ontem de manhã a ferida estava maior e já começava a ter um pouco de pus. Um pouco inconscientemente, limpei com água e desinfetei com betadine (pensei que se não fizesse bem, mal também não faria...). À noite voltei a repetir e fiz algo que não gosto muito, que foi pesquisar na internet. Facilmente encontrei fotos com a aparência identica ao queixo do Alf e percebi que poderia ser então acne felino. 

Hoje de manhã liguei para a sua veterinária, que veio consultá-lo a casa e confirmou o diagnóstico. Felizmente, o betadine ajudou (e pode ser usado em gatos, desde que não seja durante muito tempo) e hoje o queixo não estava inchado, e a borbulhinhas estavam mais secas e sem pus. Não será necessário tomar antibiótico já que não existe infeção e foi apenas recomendado um champô para gatos com peróxido de benzoilo, para limpar a zona até a "sujidade" desaparecer. Depois, basta repetir o processo 2 vezes por semana, para não voltar a ter, já que o acne não tem cura.

As causas de acne felino são variadas e, é uma doença comum entre gatos, apesar de nunca ter ouvido falar. Pode surgir por causa do stress, por excesso de sebo, desiquilibrios hormonais, ou pelo uso de comedouros de plástico. E acho que foi este o problema com o Alf, já que o seu era mesmo de plástico. Escusado será dizer que assim que li isso joguei o dito fora. 

Já sabem meninas, se tiverem um gatinho, inspecionem o queixo de vez em quando para se certificarem que não tem pontinhos negros (sujidade), que são o inicio de acne. Se encontrarem, consultem o veterinário, pois é preciso confirmar se existe ou não infeção, de modo a ser prescrito o melhor tratamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário