terça-feira, 2 de junho de 2015

AS COISAS BOAS E MENOS BOAS DE TER UM BLOG

Pediram-me dicas para ter um blogue de sucesso. Adorei saber que alguém considera que tenho um blogue de sucesso, ao ponto de achar que seria a pessoa indicada para dar dicas sobre o assunto.

Pois bem, não sei o que a pessoa considera um blog de sucesso. E perguntei-lhe, para poder responder, mas até hoje aguardo resposta (foi por email, entenda-se).
Um blog de sucesso pode ser muita coisa. Pode ser de sucesso por ser muito conhecido, por ter muitas visualizações e comentários, por dar a ganhar dinheiro à pessoa, tanta coisa.

Esta é uma das coisas menos boas de ter um blogue. As pessoas querem respostas rápidas aos seus problemas e acham que quem tem um blogue tem de saber tudo e ter solução para todos os problemas. 

O meu blogue é apenas o meu blogue. Não ganho dinheiro com ele, é um hobbie que me preenche as medidas, adoro escrever aqui, adoro partilhar, adoro saber que alguém que não me conhece de lado algum, gosta do que escrevo. E escrevo porque sim, sem esperar muitas visualizações, sem pedir a outras pessoas para passarem por aqui só para ter mais visualizações, sem esperar convites para escrever livros, ou propostas super lucrativas. Escrevo porque gosto.

Mas existem outras coisas más de ter um blogue, e também me perguntam muito isso. Más, más, não digo, já que até hoje não tive nenhum dissabor à conta do blogue. Mas há coisitas que me irritam um pouco às vezes. 

Há sempre um certo controlo por parte de quem me conhece. Se escrevo qualquer coisa, há sempre alguém que sente necessidade de comprovar.
Por exemplo, há tempo disse a uma amiga que tinha feito batatas fritas e ela frisou logo: "Ah, a menina que defende um estilo de vida saudável come batatas fritas..." - Pois como, e nunca disse que não o fazia. Mas como 1 ou 2 vezes por mês, raramente faço em casa, no entanto de vez em quando como. E qual é o problema?

Se digo que quero fazer exercício, vem logo alguém confirmar se tenho feito exercício: "Tens feio exercício?" - Se digo que só fiz 1 dia - "Ah, disseste no blogue que fazias e blá, blá, bla..."

E quando digo alguma coisa do género: "uma amiga minha..." - há sempre alguém que pergunta quem é a amiga. Muitas vezes o post é enorme e só frisei a amiga numa coisita de nada, mas as pessoas prendem-se na parte da amiga e nada mais lhes interessa. A verdade é que, primeiro, se quisesse dizer quem era a amiga, dizia. Segundo, muitas vezes a amiga, não é mais que um bode expiatório. Pode ser amiga, colega, vizinha, prima, tia, ou até amigo... qualquer pessoa. Apenas uso o "amiga" para não entrar em detalhes.

Também há exigências. Se estou muito tempo sem escrever do outro lado não se percebe que por muito que goste do blogue, tenho vida para além dele. Às vezes o tempo não permite mais, outras vezes simplesmente não tenho ideias. É difícil escrever sem ideias, sem inspiração...

Quanto às criticas, sinceramente não têm sido muitas. Há sempre alguém que percebe disto mais que eu, e que vem dizer que devia fazer assim ou assado. Mas não me incomoda. No inicio por acaso tive uma lista imensa de criticas por parte de uma amiga, com as quais não concordei minimamente e que sinceramente até hoje não percebi. Independentemente disso, no geral há mais gente a gostar e a apoiar do que o inverso.

As coisas boas, são muito boas, mas não são palpáveis.
Criei o blogue na altura que fiquei sem trabalho. Quando comecei a ver que tinha demasiado tempo livre, que a rotina doméstica já me deixava louca, que acordava a pensar no fim do dia, decidi que tinha de arranjar qualquer coisa para me entreter, mas que fosse além disso. 
Foi também nessa altura que comecei a gostar de blogues, pois até aí nunca me tinham fascinado. Por isso resolvi criar um blogue onde pudesse escrever e comunicar, que é algo que gosto muito, e para ao mesmo tempo, falar sobre assuntos importantes para mim, como um estilo de vida saudável e tudo o que isso representa a meu ver. 

Tinha perfeita noção que não ia ter centenas de visitas diárias no inicio, mas isso nunca me importou. A verdade é que o blogue foi durante muito tempo, visto por mim como um part-time muito prazeroso. 

Ajudou-me muito a ultrapassar essa fase difícil da minha vida, permitiu-me conhecer outros blogues que acompanho até hoje, e com os quais aprendi muito, muito, muito. Tudo isto tem um grande peso para mim. 

Aqui continuo e, espero continuar durante muitos anos, evoluindo, mudando, partilhando sempre que me parecer necessário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Helena, eu gosto muito do teu blog pelas dicas ótimas, pelos conselhos e é isso que interessa, as pessoas amigas que falas é um espelho da nossa sociedade, que procuram sempre algo a apontar, que por vezes só estão bem a criticar ou a ver a infelicidade dos outros, uma coisa é a sinceridade outra é maldade e inveja! Desculpa o desabafo mas revolta-me um pouco pessoas assim!! Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana. Obrigada pelo carinho que tens demonstrado desde que começaste a ler o blogue. Compreendo o teu desabafo e também concordo, mas já aprendi a lidar com isso. Às vezes até há comentarios feitos sem maldade e sem intenção de magoar e acho que tenho conseguido separa-los dos que são intencionalmente malodosos. Valorizo muito mais os comentarios das pessoas que gostam de ler o blogue, independentemente de me conhecerem ou não, do que das pessoas que só passam aqui para cuscar um bocadinho. E percebe-se bem a diferença.entre eles. :) Beijinhos.

      Eliminar