quarta-feira, 6 de maio de 2015

SER PRODUTIVO

Primeiro há que esclarecer que ser produtivo não é a mesma coisa que estar ocupado. Muitas vezes confundem-se estes dois conceitos e, muitas pessoas acham que para serem produtivas têm de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, têm de rabalhar até tarde, têm de levar trabalho para casa, etc. E a verdade é que não é bem assim.

Posso dar-vos um exemplo: Tive um colega de trabalho, que era a pessoa mais desleixada que já vi. Não existiam prazos, nunca chegava a horas, deixava tudo para depois. Era o cumulo. Falava, falava, falava...
Mas aquela alma, não saía do escritório para beber café, como todos nós fazíamos, e saía sempre mais tarde que toda a gente. 

O patrão, como estava no escritório praticamente só ao fim do dia, achava que o Sr.Engenheiro era a pessoa mais competente da empresa. O problema, foi que os erros começaram a aparecer, e começou a ser visível a sua falta de profissionalismo.

Conclusão: Para o patrão, que também não era a pessoa mais organizada e inteligente do mundo, aquele sistema resultava muito bem, e o engenheiro era muito trabalhador porque não se importava de trabalhar mais duas horas por dia, se fosse preciso. No entanto, não via o que ele fazia, ou melhor, o que não fazia nas restantes 8 horas de trabalho. 

Não percebia que a restante equipa, não ficava a trabalhar até mais tarde, porque não precisava. Porque trabalhava no seu horário e era produtiva naquelas 8 horas. Ninguém parecia demasiado ocupado e atarefado, como o engenheiro, porque toda a gente tinha o seu trabalho organizado e bem definido, portanto os prazos eram devidamente cumpridos e respeitados por nós. Ora, não era necessário ficar a trabalhar depois da hora, porque as horas de trabalho serviam para trabalhar, ao contrario do que acontecia com o outro senhor.

E esta é a diferença entre ser produtivo e ser apenas muito ocupado.

Mas a intenção não é falar de pessoas muito ocupadas que são pouco produtivas. A intenção é dar dicas para se ser mais produtivo, para que o teu tempo de trabalho seja bem aproveitado, para que renda realmente e que isso contribua para um melhor desempenho e bem estar geral.

Espaço organizado - Ter o espaço de trabalho organizado, permite organizar convenientemente o trabalho, encontrar rapidamente o que precisas, evita esquecimentos e perda de documentos, etc.

Tarefas/metas bem definidas e realistas diariamente - Definir o que fazer diariamente ajuda-nos muito a manter o foco. No entanto, é preciso ter metas realistas. Não caias no erro de organizar a tua agenda como se o teu dia tivesse 48 horas.

Fazer uma tarefa de cada vez - Há a ideia que realizar tarefas ao mesmo tempo, ajuda-nos a poupar tempo. Penso que é o inverso. Fazer uma tarefa de cada vez, permite-nos estar focados nisso, a tarefa fica bem terminada e, as ideias não fazem faísca.
                     
Ter/cumprir horários - Fazer um esforço para cumprir horários, também só nos traz vantagens. Pois desta forma, não vais acumulando trabalho e ficando a trabalhar até mais tarde. Óbvio que às vezes é necessário trabalhar mais algum tempo, mas se fores produtiva, serão poucas vezes.

Evitar distracções - Ter redes sociais ligadas, sites, blogues, por perto na hora de trabalho, dificulta-nos a tarefa de ser produtivos. Deixa essas distracções para as horas livres.

Pausas planeadas - Ser produtivo, não significa trabalhar sem parar, horas, horas e horas. Fazer pequenas pausas ajuda-nos a manter o foco, a organizar as ideias e a aliviar a tensão. Essas pausas devem servir para pequenos lanches, já que saco vazio não se aguenta de pé, para alongar o corpo, para parar um pouco a mente e para respirar fundo. Só nos trazem vantagens.

Concentra-te - Ou seja, foca-te realmente no que estás a fazer. Por exemplo, não te percas em pesquisas quando tens uma ideia nova, pois o mais certo é perderes-te e, quando deres por ti já estás a ver coisas que não interessam nada para o trabalho. Não deixes coisas pendentes para dares atenção a outros assuntos, pois vais perder a concentração e demorarás muito mais tempo a voltar ao raciocínio que interrompeste. 

                               "Ter foco é dizer não a centenas de ideias" Steve Jobs




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário