terça-feira, 19 de maio de 2015

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - ESSENCIAIS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS DIÁRIAS

Helena A.
Com menos tempo para a organização das tarefas domésticas, é muito fácil uma pessoa entrar em colapso. Cuidar da casa, da roupa, das refeições, e de muito mais, não é uma tarefa fácil, mas com jogo de cintura tudo é possível.

Nos últimos meses tenho mudado muito a minha forma de organizar as tarefas domésticas, pois vou adaptando as coisas consoante as minhas necessidades, a minha vontade, a necessidade das próprias tarefas, etc.

Basicamente o meu lema, é fazer um pouco todos os dias. Depois, ao domingo faço algumas coisas que requerem mais tempo, mas tento sempre que esta tarefa não me ocupe mais de 1 ou 2 horas, pois a vida é mais do que isso. E afinal o domingo, é o único dia que tenho completamente livre.

Para facilitar as tarefas, tenho algumas ajudas que fazem toda a diferença:

- Espanador agarra pó - Facilita imenso a limpeza de pó. Pessoalmente não gosto de usar muitos produtos nos móveis, prefiro estes espanadores que apenas numa passagem agarram o pó, deixam os móveis/objetos limpinhos, não deixam pelos e depois de algumas utilizações podem ser trocados. 

- Toalhitas de limpeza multi-usos - Depressa servem para passar nas loiças da casa-de-banho, ou numa mesa onde foi derramada qualquer coisa, para limpar um espelho. São fantásticas, limpam e desinfetam e existem de todas as marcas possíveis e imaginarias. Compro sempre de marca branca e recomendo.

- Mopa e toalhitas agarra pó - Basta colocar uma toalhita na mopa e passar pela casa toda. Agarra cabelos, pó e pelos do Alf. No final joga-se a toalhita para o lixo e já está. É super rápido e não requer montar e desmontar aspirador. Para não falar que a mopa cabe em todo o lado e gira 360º, o que facilita imenso, já que o meu aspirador não cabe por baixo do sofá ou da cama, sem que eu tenha de fazer umas quantas acrobacias.

- Aspirador portátil - Outra coisa fantástica. De momento não tenho, pois o nosso avariou, mas tenciono comprar um brevemente. Apesar de serem caros (os bons, que são os que compensam), acho muito úteis. De manhã, depois de secar o cabelo, é óptimo para aspirar os cabelos espalhados pelo chão da casa-de-banho, é óptimo para aspirar o sofá, para aspirar a bancada da cozinha, enfim, é maravilhoso para manter a casa limpa em pouco tempo. 

Todos estes itens são importantes para as minhas tarefas diárias. Facilitam-me a vida, poupam-me tempo e para uma limpeza rápida e eficaz são muito bons. Não são produtos caros, já que existe muita opção de escolha. É só escolher o mais adequado. 

E vocês, têm ajudantes deste tipo para o vosso dia-a-dia?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Helena, espero que esteja tudo bem. Não tenho tido tempo para vir a este cantinho mas já coloquei a leitura em dia..realmente nos ultimosvtempos não tenho posto em prática estas regras mas tem mesmo de ser..passo o Sábado todo de volta da casa e chega á segunda sinto que não tive tempo nenhum para a família...enfim...beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer Ana, é um pau de 2 bicos. Se limpas a casa, não tens tempo para ti e para a familia, se te dedicas à familia, a casa fica um caos. Para mim, o melhor é ir fazendo, nem sempre é possivel e às vezes também passo o domingo nas limpezas, mas regra geral penso que compensa fazer um pouco diariamente. Nem que sejam 15 minutos. Tem calma que hás-de arranjar um método infalivel! Força! :) Beijocas.

      Eliminar