sábado, 30 de maio de 2015

NEM SÓ DE COISAS LIGHT VIVE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Chegado o calor, começa a preocupação com o peso e com a alimentação saudável. Muitas vezes cai-se no erro de se comer só coisas light. Tudo o que diga light na embalagem, parece mais saudável que os ingredientes comuns. Mas nem sempre é assim.

Não sou nutricionista, nem médica, portanto não posso comprovar a minha teoria. Mas já tive fases de comer só coisas light e, nem era mais magra, nem era mais saudável. Tive o colesterol alto durante anos e, quando deixei de consumir esses produtos (na altura até deixei de o fazer por uma questão económica, já que são mais caros, e não por pensar que fossem prejudiciais) e passei a consumir as versões normais, o colesterol alto desapareceu. Na ultima consulta de rotina que tive, até comentei isso com a minha médica e ela disse que pode estar relacionado, já que esses alimentos têm outros ingredientes para substituírem o sabor do açúcar. Portanto, passei definitivamente a comer coisas normais, mas de forma saudável.

E prova disso, são o meu almoço e o meu lanche de ontem.

Para o almoço preparei atum à brás, da seguinte forma:

Misturei uma cebola em meias-luas, metade de um alho francês às rodelas, uma cenoura grande ralada, metade de uma courgete em cubos (sem sementes e com casca), cogumelos, um fio de azeite, oregãos e pimenta q.b, com 2 latas de atum em água. Por fim, misturei 3 ovos batidos com salsa. Et voilá!!!  

Super rápido e super saudável, sem batatas fritas, sem coisas desnecessárias. E pode ser feito com o que quisermos, só com legumes, com frango, com bacalhau, com pescada, com fiambre...

Foto: Helena A. - Atum à Brás
Para o lanche, optei por uma gelatina (normal, de ananás do continente), uma taça de cerejas e uma fatia de pão branco com requeijão. O pão poderia ser integral, ou outro, mas é uma fatia, não me vai engordar 10 kg.. Além do mais, vario imenso nos lanches e raramente têm pão.

Foto: Helena A. - Gelatina de ananás, cerejas e pão com requeijão
Ou seja, gosto de ter uma alimentação variada e saudável, mas não acho que tenha de deixar de comer "coisas normais". Muitas vezes o que parece saudável não é. 

Exemplo disso são os sumos detox. Os sumos detox verdadeiros, com legumes e frutas bem conjugados, com super alimentos, com sementes, etc, são saudáveis. Mas muita gente cai no erro de acrescentar ingredientes para adoçar um pouquinho e, o que era um sumo saudável, passa a um sumo super calórico. Se acrescentares uma colher de sopa cheia de açúcar, por exemplo, em meio litro de sumo e beberes um sumo todos os dias, ao fim de uma semana, consumiste 70g de açúcar, isto se for uma colher de sopa, porque muitas vezes não é esta quantidade que se acrescenta (é tipo 70 g por dia...).

Cuidado com estas armadilhas! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário