quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O QUE RESPONDER ÀS DESCULPAS DOS MIUDOS, QUANDO NÃO QUEREM ESTUDAR

Talvez eu também dissesse coisas do género, mas não me parece. Os miúdos inventam muitas desculpas para não estudarem, para não gostarem da escola, etc. E muitas vezes até têm argumentos que tiram resposta aos pais.

Ora bem, vou dar exemplos daquilo que ouço quase diariamente e que tenho de argumentar, com pena de começar a receber negativas dos miúdos, ao invés de Bons e Muito Bons (que é o que se pretende).

O R. de 11 anos, que anda no 6º ano e, enquanto eu lhe explicava a diferença entre determinantes e pronomes:
- Se sou português, porque é que tenho de saber isto tudo? Quando trabalhar, para que é que preciso de saber a diferença entre um pronome e um determinante?

Pois, uma pessoa ouve isto, tem de responder.
Vai daí, vem a minha resposta:

- Então e o que queres ser quando cresceres?
- Futebolista. (Respondido com grande convicção)
- Então e quando fores um futebolista famoso, não queres dar entrevistas como deve ser? Não queres saber falar?
- Sim...
- Ninguém te vai perguntar a diferença entre um pronome e um determinante, mas convém saber empregar bem a nossa gramática, ou queres ser gozado por não saberes falar? Olha, o Ronaldo é um bom exemplo. Não sabia falar como deve ser. Agora é diferente, já evoluiu, mas no inicio era gozado.
- Mas ele era pobre.
- Mas andou na escola, tinha obrigação de saber construir uma frase, ou de empregar bem as palavras. Se calhar não sabia, porque não era interessado nas aulas. não por ter sido pobre. E o Luís Figo. Achas que se não soubesse falar corretamente, agora podia candidatar-se à presidência da Fifa? Ninguém o levaria a sério... Então não te parece importante aprender português?
- Sim...

Uns dias antes, foi o J. 13 anos, 8º ano, muito despreocupado, quanto menos fizer, melhor.
O exercício obrigava, entre outras coisas, a saber calcular a área de um triângulo, coisa que ele não sabia.
- No meu dia-a-dia não vou precisar de saber calcular áreas.
É sempre a desculpa, no dia-a-dia não faz falta.
- Não sabes...
- Vou precisar para quê?
- Quando fores crescido queres ter um apartamento ou uma moradia?
- Huummm... uma moradia.
- Imagina que queres fazer um jardim. Tens um espaço para colocar relva, vais comprar a relva, perguntam-te a área. Se não souberes calcular, não saberás responder.
- Levo as medidas e eles calculam.
- Sim, agora imagina que o sr. também não sabe calcular... ou melhor, como vê que não sabes, calcula, mas engana-te. E em vez de te vender a quantidade de relva para o espaço, vende-te o dobro? E se fores comprar tinta para pintar uma divisão? Nas latas de tinta, está descrito para quanta área dá aquela quantidade de tinta. Se não souberes calcular a área, não saberás quantas latas de tinta comprar... E podia dar-te mais exemplos, queres?
- Não, não é preciso. Já estou a ver a ideia.
- Lindo menino...

Mas há mais. Ontem foi a minha sobrinha, que está a entrar na fase de também achar que aquilo não servirá para nada.
Enquanto lhe explicava um exercício de Inglês:
- Os ingleses também aprendem português na escola?
- Duvido, porquê?
- Se eles não aprendem português, porque é que temos de aprender inglês?
- Será que está relacionado com o facto do inglês ser uma língua falada em toda a parte do mundo?
- Pois, deve estar.

Mas há alturas em que realmente eu também não sei onde é que aquela matéria será aplicada no futuro. Mas não o digo. Aí tenho uma resposta pré-pensada:
- Sabes, até ao 9º ano, as matérias são muito gerais, pois são iguais para todos os alunos. Quando fores para o 10º ano, e tiveres de escolher uma área, que provavelmente seguirás na faculdade, já terás as bases todas. Depois é que cada disciplina será direcionada para a tua área e aí perceberás que algumas das matérias que dás agora, terão utilidade no futuro. Por isso, convém saberes bem tudo, para que tenhas mais opções de escolha no futuro. Se fores só bom numa disciplina, terás sempre dificuldades nas opções, pois serão limitadas.

Isto tudo para dizer, que os miúdos inventam todas as desculpas e mais algumas para se livrarem ao  ao estudo, no entanto, nós temos responsabilidade sobre isso. Cabe-nos a nós adultos, explicar a importância do estudo, do esforço, do trabalho, da dedicação, etc.

As mamãs desse lado, como resolvem estas questões?

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2 comentários:

  1. Ui, ainda não cheguei a essa fase, pois o meu ainda está na pré- escola, mas devo dizer k adorei ler este post...quando a altura chegar já saberei o que responder!

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    1. É verdade Sara. Quando chegar a altura, lembra-te disto! ;)

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