segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MAQUILHAGEM - FAZ BEM, OU MAL?

As minhas amigas mais próximas, são de extremos. Umas não vão colocar o lixo no contentor sem maquilhagem, outras fogem dela a sete pés. Mas há uma, que teima em não experimentar nadinha, porque meteu na cebeça que a maquilhagem faz mal à pele.

É um assunto que tem pano para mangas, mas pelo que leio, e leio muito sobre o assunto, hoje em dia, a maquilhagem não faz mal à pele. Já lá vai o tempo em que cada marca tinha apenas uma base, com uma textura espessa que mais se aproximava a uma máscara do que a uma base.


Hoje, temos o privilégio de poder escolher entre uma panóplia de marcas, de texturas, cores, formulas, preços, etc.


Da minha parte, não acho que a maquilhagem faça mal à pele. Já tive alturas de evitar o uso de maquilhagem e não vi nenhuma melhoria no seu aspecto. Por isso mesmo, acredito que o problema não seja a maquilhagem em si, mas outras questões.


E confesso que não consigo andar sem nada no rosto. mesmo que seja um BB creme e um anti-olheiras, tenho de usar. Assim que coloco base sinto-me logo melhor, depois tudo o resto complementa esse bem-estar. Só através da maquilhagem, mesmo que simples e praticamente imperceptível, consigo disfarçar as olheiras, o tom de pele amarelado, as manchas e marcas de acne. Portanto, para mim, o uso de maquilhagem é essencial.


Sendo assim, afinal a maquilhagem faz mal, ou bem, à pele?


- O uso de produtos desadequados ao tipo de pele ou à altura do ano - Cada pele deve usar produtos adequados. Uma pele oleosa nunca pode usar a mesma base de uma pele seca, por exemplo. Tal com no Verão, as fórmulas devem ser mais leves do que no Inverno.


- A falta de desmaquilhagem - Usar maquilhagem e não a retirar convenientemente todos os dias é o pior que se pode fazer à pele. É essencial retirar a maquilhagem ao fim do dia e convém que seja bem retirada. Já referi que é melhor retirar a maquilhagem com uma toalhita do que não retirar, e é verdade. Mas é algo a ser feito pontualmente, já que uma toalhita nunca retira toda a maquilhagem e esta vai-se acumulando na pele.


- A falta de limpeza e tonificação - Mesmo depois de desmaquilhar é importante limpar e tonificar bem a pele, para que a maquilhagem seja mesmo retirada e a pele possa respirar convenientemente.


- A falta de hidratação - Tanto antes de maquilhar, como depois de desmaquilhar, é importante hidratar a pele. Antes da maquilhagem, serve como barreira para a pele e desta forma a maquilhagem não é absorvida pela pele. Depois da desmaquilhagem, é importante "alimentar" a pele, para que recupere durante a noite e de manhã esteja bonita para mais um dia, com ou sem maquilhagem.


E tu, achas que a maquilhagem faz bem, ou mal à pele?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Concordo em tudo! Sou adepta de estar maquilhada sem parecer estar! Tenho uma pessoa da familia com quase 90 anos que sempre a vi pôr o seu pozinho de arroz e tem a pele linda para a idade que tem! Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Ana. Há pessoas que se maquilharam toda a vida e têm a pele bonita e, outras que não usaram maquilhagem têm bastantes rugas. Talvez até tenha relação. Uma pessoa que se maquilha, normalmente vê-se mais ao espelho, logo está mais atenta às necessidades e problemas da pele, uma que não se maquilhe, muitas vezes talvez nem tenha muitos cuidados. Beijinho.

      Eliminar