quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

JÁ A PENSAR NO VERÃO - 4

Vamos começar a reduzir as coisinhas menos boas das nossas vidas, para que o objectivo de chegar ao Verão linda e saudável, seja conseguido.

Pensei em duas coisas, mas felizmente só posso falar de uma delas.

De qualquer forma, para as fumadoras desse lado, é boa ideia começarem a reduzir o consumo de tabaco, para deixá-lo definitivamente. Felizmente, sei pouco sobre o assunto, pois não sou nem nunca fui fumadora. Mas sei o que toda a gente sabe. O tabaco mata! É tão simples quanto isto. É responsável pelas mais variadas doenças, envelhece, é caro e deixa um mau hálito do pior. Tudo boas razões para o abandonar, não? Não posso dar conselhos sobre este tema, pois como disse, não sou fumadora, mas posso dizer que o meu pai, que foi fumador durante mais de 40 anos, no ano passado deixou de fumar. Sem ajuda médica, sem tratamentos milagrosos, sem nada. Só com uma grande determinação. Foi fácil? Não foi. Tinha um humor de cão (desculpem a expressão, mas é verdade) e era o stress em pessoa, mas conseguiu e está há praticamente 1 ano sem fumar.

Falemos agora de coisas que percebo.

Açucar. O nosso querido amigo açucar. Não vou dizer para o abandonarem, já que não concordo e acho impossível. Mas penso que reduzi-lo é sempre bom. E não tem que ser uma mudança drástica, deixar de comer açúcar de um dia para o outro. Acredito que apenas com pequenas alterações, possamos reduzir o consumo de açúcar e melhorar assim a nossa saúde. O açúcar, tal como o tabaco, envelhece o organismo em geral. estraga dentes, engorda, enfim, é uma desgraça. E o pior é que é viciante, por isso quanto mais consumimos, mais vontade temos de consumir.

Ora bem, se o nosso objectivo é estar no nosso melhor já neste Verão, a ingestão de açúcar deve começar a ser controlada.

Comecemos com pequenas coisas:
- Reduz o consumo de doces para 2/3. Se costumas comer 3 bolachas, come 2. Se comes sobremesas 3 vezes por semana, come 2 vezes. Mais tarde, reduz para 1/3. Em vez de 3, come 1.
- Bebe café com metade do pacote de açúcar e posteriormente, deixa de colocar açúcar.
- Não adoces sumos naturais, leite ou chá.
- Evita rebuçados e pastilhas.
- Não tenhas doces em casa - longe da vista, longe do coração.
- Come fruta para controlar o desejo e necessidade de açúcar.

Parece-te bem?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário