sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

TRUQUES PARA COZINHAR RAPIDO E BEM

A minha sobrinha Bá, desde sempre elogiou os meus cozinhados, não fosse ela tão boa boca. Mas também elogia a rapidez com que cozinho: "Tia tu dizes - vou fazer o arroz - uns minutos depois o arroz já está pronto." Quando era mais pequena até dizia que era o meu fogão que era muito rápido...

Sou fã de comida saudável e fácil de fazer. Nem gosto de estar horas a cozinhar, a sujar imensa loiça, a lavar e limpar tudo no fim, mas por outro lado, também não gosto de comida rápida e pouco saudável. Pelo menos diariamente, Claro que há excepções. Há dias em que não me importo de estar uma manhã ou tarde de volta dos tachos e outros em que não me importo de fazer uns fritos ou coisas menos aconselháveis.

Portanto, uso alguns truques para que as coisas corram bem, e para acelerar o processo.

Todas estas opções, estão relacionadas com o meu tempo. Quando tenho mais tempo livre, opto por determinados caminhos, mas quando o tempo aperta, como é o caso, sigo por caminhos fáceis mas que me permitam continuar no meu percurso.

Passo a explicar:

- Há uns tempos, comprava todos os legumes frescos. Arranjava-os, lavava-os e depois ia consumindo. Muitas vezes tinha de consumir sem muita vontade, pois o prazo é curto. Outras vezes optava por congelar para usar na sopa, tudo em doses para um tacho de sopa.

No entanto, neste momento não me compensa estar horas com estes cuidados. Portanto opto pelo caminho fácil:

- Legumes congelados - Feijão verde, couve flor, broculos, cenouras bebés, ervilhas... Não são assim tão caros, até acho que alguns ficam mais baratos. Temos sempre a hipótese de escolher marcas brancas (é o que faço) e é só ir ao congelador, colocar os legumes em água fervente e três minutos depois temos legumes cozidos. Desta forma consumimos legumes todos os dias, sem o stress de lavar, arranjar, cozer durante algum tempo.

- Saladas arranjadas e lavadas - É uma óptima opção, já que estas embalagens têm vários tipos de alface, todos arranjados e lavados. Basta colocar na saladeira e temperar a gosto. Fácil, fácil.

- Legumes embalados para sopa - Costumo comprar agrião, espinafre, caldo verde, juliana, etc. Até à data nunca me arrependi. Depois também existem opções com todos os legumes para a sopa já cortados: cenoura, couve, agrião, alho francês, abóbora...

- Colocar água a ferver, já quente - Ou seja, se vais cozer massa, por exemplo, qual a necessidade de esperares que a água ferva, se podes abrir a água quente e colocar a agua já quente para ferver. É muito mais rápido e convenhamos que gastar gás do fogão ou do esquentador, vai dar ao mesmo. 

- Usar sempre as tampas dos tachos - Há tempos uma amiga minha queixava-se que os legumes demoram muito a cozer a vapor. Quando lhe perguntei se colocava a tampa no tacho, disse que não, porque nunca usa tampas. Pois, assim é normal demorar muito tempo. Até um simples arroz, se for cozinhado com a tampa, fica pronto mais rápido.

- É permitido comer comida rápida - Como pizza, rissóis fritos, hamburguer, lasanha... Mas mesmo nesses dias continuamos a ter legumes e salada no prato. É uma alternativa para os dias com mais preguiça ou com pouco tempo, mas tento sempre compensar com outras alternativas saudáveis.

Existem também outras formas de comer bem sem perder muito tempo, mas estas são as que utilizo, portanto sinto-me à vontade para falar delas.

E por aí, que truques usas para cozinhar rápido e bem?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olha eu tinha uma chaleira eletrica arrumada num armário aos anos e agora é a minha melhor amiga. Aquecw a água em 2 ou 3 minutos e adianta muito a masaa ou o chá. Também tenho sempre legumes no congelador, tenha já comprado assim ou tenha compeado em promoção e congelado, faço a sopa em 5 minutos + cozer, claro. Rissois e croquetes, adoro! Quando faço, a primeira coisa é ligar o forno e metê-los lá dentro, só depois começo os acompanhamentos. Rápido também! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, isso é optimo. Eu por acaso não tenho, mas a minha sogra tem um jarro eléctrico e é maravilhoso. A água fica quente num instante. Até é bom para colocar água no saquinho de água quente. :)

      Eliminar