segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PREPARAR UMA MARMITA SAUDÁVEL

Durante muitos anos fui mulher de levar marmita para o trabalho. Na altura, que ainda era altura de "vacas gordas", esta minha decisão nem sempre era bem vista. Ainda não era moda andar-se de marmita em punho, os escritórios nem sempre estavam preparados para os seus colaboradores comerem no local de trabalho e nem sempre a tarefa era fácil.

Mas o engraçado é que de repente a moda das marmitas instalou-se e começaram a aparecer marcas criadoras de verdadeiras obras de arte para levar o almocinho para o trabalho.

Hoje em dia, seja em nome da poupança ou em nome da saúde, felizmente, as marmitas são vistas como óptimas opções. No entanto, existem alguns cuidados a ter na "elaboração" da marmita, para que esta seja uma opção saudável, viável e saborosa.

- Antes de mais, é importante ter atenção às doses. Normalmente os recipientes de transporte de comida são grandes, muito maiores que os pratos que utilizamos em casa. Por isso é essencial que o que colocas no recipiente caiba no prato, para não ingerires o dobro da comida.

- Na altura de escolheres o que levar para o almoço, lembra-te que há alimentos que depois de frios e aquecidos, perdem sabor e consistencia. Por exemplo um bife de vaca, depois de aquecido, fica rijo.

- O prato deve contemplar: legumes e/ou salada, hidratos de carbono, proteínas.

- Varia o mais possível - Carne de frango num dia, depois peixe, depois ovos, depois uma beringela recheada com atum, etc.

- Aposta nas leguminosas: feijão, grão, lentilhas...

- Escolher só um hidrato de carbono, de preferência integral - Nunca misturar arroz e batata, por exemplo.

- Levar a salada separada da comida quente, já que a salada não vai ser aquecida e a restante comida, provavelmente vai.

- Metade do prato deve ter salada e/ou legumes, que só deve ser temperada na altura do consumo.

- Opta por fruta ou gelatina como sobremesa - Nunca escolhas iogurte para depois da refeição, pois o iogurte é rico em cálcio e, como ingeriste alimentos ricos em ferro, o cálcio irá impedir a sua absorção. Deixa o iogurte para o lanche.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário