quinta-feira, 31 de julho de 2014

QUERES PARTILHAR A TUA HISTÓRIA?

Há tempos recebi um e-mail de uma leitora do blogue que me deixou muito orgulhosa. Falou-me um pouco da sua história de vida e da ajuda que o blogue lhe tenho dado.

É maravilhoso saber que inspiramos alguém com o nosso "trabalho". E muitas vezes eu pergunto-me se as pessoas gostam do que escrevo, se me levam a sério, se de alguma forma se sentem inspiradas pelas minhas partilhas. E parece que algumas sim. 

Por isso tenho um convite a fazer-vos.

Este mês, o blogue fará 2 anos (é incrível como o tempo passa). E, se desse lado houver alguém que queira partilhar as suas mudanças de vida, inspiradas pelo "A Receita Mágica" eu terei todo o gosto de publicá-la aqui, durante o mês de Agosto. Será um presente para os leitores e para mim.

O que me dizem? 

Basta enviar para: areceitamagica@gmail.com

Podem identificar-se ou não, fica ao vosso critério. 
Fico à espera das vossas histórias. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de julho de 2014

AGOSTO A GASTAR SÓ O NECESSARIO

Depois das férias (as minhas foram em Julho) e depois do Natal e Ano Novo, costumo gastar dinheiro apenas no essencial. Por dois motivos muito simples. O primeiro é que são duas fases que considero de mudança de pagina. Há sempre um sentimento de novas metas a cumprir depois destas alturas. Por outro lado, são as duas alturas do ano em que gastamos mais dinheiro, por isso acabo por juntar o útil ao agradável.

Sendo assim, no mês de Agosto vou limpar o congelador e a despensa. Todos os produtos serão utilizados sem falta. Acaba por ser um "destralhamento alimentar" (e eu associo os destralhamentos a alturas de mudança). Surgirão novas receitas, novas conjugações e poupa-se algum dinheiro no supermercado. Depois disto, haverá muito espaço livre para novos alimentos e consequentemente para novas receitas e novas experiências alimentares.

Também todos os detergentes serão gastos neste mês. Outra paranóia minha. Agora com as mudanças e limpezas, reparei que tenho 3 amaciadores de roupa diferentes (1 por acaso acabou hoje), dois detergentes para o chão, mais um para o chão de madeira, mais lixívia, mais isto e aquilo. A verdade é que gosto de ir variando os cheiros e muitas vezes cada produto tem as suas capacidades. Mas já estou a caminhar para o ridículo, porque não se justifica. Só quando gastar tudo, é que compro mais.

As revistas ficarão nas prateleiras do supermercado. Apesar de ter feito batota, porque já comprei as duas revistas que ía comprar em Agosto. Ou seja, esse dinheiro foi gasto com o orçamento deste mês. De qualquer forma, eu costumo comprar mais de duas revistas por mês. É um vicio. Há quem fume, há quem beba, há quem fale da vida alheia, há quem faça coisas piores, eu gosto de revistas. Mas compro e leio tudinho... Tenho 5 livros à minha espera, é uma boa altura para começar a lê-los.

Os cafés fora, também serão reduzidos. E para ajudar, o café onde costumo beber café, estará fechado durante todo o mês de Agosto. Ouro sobre azul!

Os produtos de beleza também farão greve. Tenho muita coisa para gastar e não vou comprar outro  hidratante para o corpo, ou outro champô, ou outra coisa qualquer em Agosto. Greve total. (Estava a pensar comprar 1 verniz da yves rocher para o meu aniversário... mas pronto...)

Tudo o resto, idas à cabeleireira ou à esteticista, comer fora, saídas à noite, terão de ser muito bem pensadas. E só mesmo se se justificar é que vão acontecer.

No final de Agosto, até posso não ter poupado grande coisa, mas o que poupo quando faço estes meses a gastar só o necessário, é suficiente para pagar uma conta (água, luz ou outra). É melhor que nada, não acham?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de julho de 2014

LANCHES DE PRAIA SAUDÁVEIS

Helena A.
Numa ida à praia prevê-se sempre diversão, muito mergulhos, sol e comidinha calórica. 

São as sandochas, são as batatas fritas, os sumos... com sorte, ainda se come uma bola de berlim e no fim do dia um gelado cai sempre bem. Isto tudo, porque um dia não são dias, por isso não faz mal nenhum. O pior é que normalmente isto não acontece só um dia. A aventura vai-se repetindo durante uns dias e os quilinhos vão-se acumulando.

Para que uma ida à praia, ou ao campo se preferires, não se transforme num dia repleto de calorias, o que podemos fazer?

- Primeiro há que transportar a comida numa mala térmica ou geleira. Só assim garantes que os alimentos se mantêm frescos.

- Aposta na fruta - Melão, melancia, uvas, cerejas, morangos... As frutas grandes, podem ser cortadas e transportadas numa taça própria para o efeito. Na mala térmica vão manter-se frescas e na praia sabem muito bem.

- Mistura de frutos secos - Podes misturar frutos secos num frasco ou num saco com fecho (do género dos de congelação) e sementes. 

- Conserva de atum em água - É fácil de transportar , não dá trabalho a preparar e na praia basta abrir, despejar a água e comer com um garfo de plástico.

- Ovo cozido - Basta cozê-lo em casa e levá-lo ainda com casca. Lá é só retirar a casca e comer simples.

- Ervilhas ou milho enlatados - Nos supermercados encontram-se latas pequenas de ambos. Mais uma vez é fácil de transportar.

- Tomates cherry - Compra uma embalagem pequena e leva-a para a praia. São óptimos para petiscar, saciam e não engordam.

- Cenouras - Podes lava-las e cortá-las em palitos ou podes comprar embalagens de cenouras bebés (tipo as embalagens do tomate cherry).

- Água - É fundamental para te hidratares ao longo do dia.

Boa praia (ou bons piqueniques)! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

COMO EVITAR O SÍDROME PÓS-FÉRIAS, SE ESTIVERES DESEMPREGADA

Helena A.
Neste caso não se aplica o facto de ter ou não vontade de voltar ao trabalho, porque não o tens. Mas o facto de não ter trabalho depois das férias, pode ser ainda pior, do que ter de pensar no regresso ao mesmo. Eu sei o que é!

Por isso, sinto-me capaz de dar algumas dicas, que não são nada de extraordinário, mas que podem ajudar nesta altura.

- Não te culpes por estares desempregada - É uma fase, não é um estado de alma. Por isso não entres naquele sentimento de "toda a gente trabalha menos eu". Além disso, desempregado não é o mesmo que desocupado.

- Cria uma nova rotina e cumpre-a - Não digo para te levantares à mesma hora de quando ias trabalhar, mas tenta levantar-te cedo, tomar o pequeno-almoço e fazer uma vida normal. Não durmas de dia, para estares a ver televisão até às tantas, pois não é nada saudável e vais ter a sensação que não fazes nada.

- Mantém bons hábitos - Alimenta-te bem, exercita-te, cozinha, arruma a casa, etc. O facto de te alimentares bem e de teres o teu espaço organizado, por exemplo, vai ajudar-te muito psicologicamente para além de ocupares o tempo que tens livre.

- Aproveita para fazeres coisas que foste adiando por falta de tempo - Mesmo que sejam coisas simples como organizar um álbum de fotografias ou ler alguns livros que estão na prateleira, estás a investir o teu tempo numa coisa que antes não tiveste disponibilidade para fazer. Também podes aprender algo novo, uma língua, a costurar, etc.

- Cuida-te - Continua a cuidar da tua imagem como antes. Mesmo que agora não tenhas possibilidades económicas para ir tantas vezes ao cabeleireiro ou ao ginásio, existem outras formas de o fazeres, pinta o cabelo em casa, arranja as tuas unhas, maquilha-te, dá caminhadas, etc.

- Sai de casa - Combina qualquer coisa com uma amiga por exemplo, mas não te isoles em casa.

- Afasta-te dos pessimistas - Aqui não são os que te lembram que as férias estão no fim, são os outros. Os muito maus, que te lembram que estás sem trabalho, que as coisas estão difíceis, que a filha da prima da vizinha está desempregada há 5 anos, que isto e que aquilo. Gente assim, não obrigada.

- Já agora, afasta-te dos cuscos - Aquelas pessoas que querem saber da tua vida, sabes? «Então ainda não arranjaste trabalho?», «Então já procuraste aqui e ali?» Afinal, só querem saber do que não lhes diz respeito. Usa esta técnica: «Ai vizinha, adorava ficar a falar consigo, mas tenho um compromisso inadiável...». E chega!

- Continua a procurar trabalho - Não caias no erro de pensar que o centro de emprego te arranjará trabalho. Era bom, mas não funciona assim.

- Mantém-te a par da tua área de trabalho - Todos os dias acontecem coisas novas, cria-se algo novo, evolui-se. Deves manter-te a par de tudo, para estares sempre preparada.

E mantém a motivação, porque melhores dias virão de certeza. A vida é um ciclo, tem os seus altos e baixos e, nós só temos de dar tempo ao tempo. :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de julho de 2014

GUIA DE EXERCICIO FISICO SEMANAL - 30

Tenho andado com as ideias um pouco baralhadas e isso reflecte-se, obviamente, nos posts aqui do blog.

Devia ter começado por aqui e só depois falava de evitar o síndrome pós-férias, mas pronto. Como não vamos todas de férias na mesma altura, vocês podem organizar-se melhor do que eu. 

Por isso minha gente, se ainda vão de férias, não as usem como desculpa para não praticarem exercício. 

Este vídeo tem uns exercícios engraçados, com um certo grau de dificuldade, mas que com as devidas adaptações podem ser feitos por toda a gente.


Divirtam-se e, se for caso disso, Boas Férias! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

DICAS PARA TER UNHAS FORTES

Helena A.
Tenho a sorte de ter boas unhas.  Lá de longe a longe me dão umas dores de cabeça, mas nunca nada de muito grave. Se bem que depois da minha rápida passagem pelo gelinho, elas terem ficado muito mais fracas! Não volto a fazer... (vejam aqui o post onde falo sobre a minha curta experiência)

A verdade é que as unhas revelam muito da nossa saúde e, muitas vezes basta ao nosso médico olhar para elas, para detectar logo algum problemazinho. (Aconselho este post sobre o assunto)

Com alguns cuidados conseguimos fortalecer as unhas e assim melhorar o seu aspecto. 

- Toma um suplemento para unhas - Se tiveres as unhas muito fracas, a toma de um suplemento para as fortalecer justifica-se. Já tomei um, que para além de fortalecer as unhas fortalece também o cabelo (e por isso é que o tomei) e vi melhorias significativas.

- Tem uma alimentação equilibrada e variada - É um cliché, não é verdade? Mas serve para tudo, para ter unhas fortes, cabelo brilhante, pele luminosa, corpo bonito, muita saúde...

- Bebe água - Outro cliché. Tal como a alimentação, também a hidratação é importante para todo o nosso bem estar. 

- Hidrata bem as mãos - Quem me conhece sabe que sou viciada em creme de mãos. Ando sempre com um na mala, tenho um na casa-de-banho, outro no quarto e ainda outro no escritório. Sempre que lavo as mãos, coloco creme, durante o dia vou reaplicando mesmo que esteja fora de casa e, antes de dormir coloco uma boooooa camada. E gosto de estar a massajar as mãos e unhas durante uns minutos. Este ritual para além de me relaxar, ajuda-me a ter as mãos mais bonitas e as unhas mais fortes.

- Usa base antes do verniz - Isto é imperativo, obrigatório, essencial, básico... O verniz por muito bom que seja, tem pigmentos e ingredientes que podem manchar a unha. A base protege-a nesse sentido e se for uma base fortalecedora, ainda melhor. Também podes usar só base fortalecedora sem verniz, pois vai proteger a unha de todas as agressões diárias.

Podes também usar outros produtos que fortaleçam a unha, como o casco de cavalo (que não lhe vejo grandes poderes), cálcio (usei um da Andreia há uns anos e gostei muito) e outras bases que tenham ingredientes próprios para dar força à unha. Todas as marcas têm. Eu uso uma da Yves Rocher (a minha marca de eleição) que gosto muito.

- Escolhe vernizes com vitaminas - Existem vernizes no mercado com várias vitaminas que ajudam a melhorar o aspecto das unhas.

- Usa removedor de verniz sem acetona - E não uses acetona, claro. A acetona estraga muito a unha e, deixa-a com um aspecto amarelecido e fraco. Os removedores de verniz sem acetona encontram-se em qualquer supermercado, podem ser um nadinha mais caros que a acetona, mas merecem o investimento. Neste momento uso o da Yves Rocher que é enriquecido em óleo de amêndoas doces. (Podem ver o removedor e base que uso aqui na página 67

- Dá descanso ao verniz - As unhas pintadas são lindas, dão-nos charme e tudo mais, mas durante uma semana por mês devem estar sem nada, completamente despidas. Só assim conseguem respirar e ficar disponíveis para mais umas camadas de verniz. (Dica de Dr.Oz)

- Hidrata-as com óleo de amêndoas doces ou com bepanthéne - Tanto um como outro, para além de deixarem as cutículas muito hidratadas (que não devem ser removidas, segundo o Dr.Oz) fortalecem também as unhas.

- Usa luvas nas tarefas domésticas - Desta forma vais proteger as unhas e, também a pele das mãos, de todos os malefícios dos detergentes domésticos.

Se depois de todos estes cuidados as tuas unhas continuam fracas, o melhor é consultares um dermatologista ou o teu médico de família. Só um médico poderá escolher a medicação necessária para o teu problema e perceber qual é realmente o problema.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de julho de 2014

COMO EVITAR O SÍNDROME PÓS-FÉRIAS

Helena A.
Com o fim das férias a aproximar-se, pode surgir um bocadinho a sensação de domingo à noite. A vontade de voltar ao trabalho é zero.

Mas com vontade ou sem vontade, a verdade é que depois das férias há que voltar a arregaçar as mangas para que o trabalho flua bem, sem stresses desnecessários e sem te sentires mais cansada do que antes das férias.

Com pequenos truques, consegue-se fugir ao síndrome pós-férias com uma perna às costas.

- Três ou quatro dias antes de regressares ao trabalho, começa a preparar-te física e psicologicamente para tal. Desta forma organizas-te, mentalizas-te e as coisas correm melhor.

- Começa a voltar aos teus horários normais - Comer e dormir às horas habituais dos dias de trabalho. O corpo assim recupera melhor e  não te vais sentir exausta logo no primeiro dia de trabalho.

- Arruma o teu armário - A roupa de férias, geralmente é diferente da roupa de trabalho. E durante as férias, podes ter esquecido de lavar ou engomar peças que te façam falta para o teu regresso. Aproveita para dar uma limpeza rápida nas gavetas e armário e, coloca um produto que dê um cheirinho agradável e suave à roupa.

- Limpa os teus sapatos - Por muito bem vestida que estejas, se tiveres sapatos sujos, não parecerás tão bem.

- Vai às compras - Durante as férias come-se fora, o almoço junta-se com o lanche, o lanche com o jantar, o que faz com que a nossa alimentação se altere um pouco. Agora que voltas ao trabalho, convém teres a despensa e o frigorífico recheados e organizados para elaborares refeições completas e saborosas.

- Alimenta-te bem - Ainda no seguimento do ponto anterior, como nas férias fazemos outro tipo de opções alimentares, agora elabora ementas completas para que te alimentes bem e recebas todos os nutrientes necessários para não te sentires cansada no regresso ao trabalho.

- Mantém hábitos de Verão - Depois do trabalho vai dar uma volta à beira-mar, come um gelado numa esplanada, reúne-te com os teus amigos, repete aquele prato que provaste nas férias e adoraste, ou seja, aproveita o Verão até ao último dia!

- Corta o cabelo - É a altura ideal. Apanhaste muito sol, o cabelo está ressequido e sem aquele brilho. Corta as pontas, ou muda mesmo de penteado e, regressa com uma nova cara ao trabalho.

- Põe-te bonita - Compra um perfume de verão, um ou outro acessório, um verniz novo, maquilha-te, usa creme hidratante no corpo, etc. Já não estás de férias, mas irás sentir outro animo se te sentires mais bonita.

- Não ligues aos pessimistas - Aquelas pessoas que gostam de dizer: "Estás quase a ir trabalhar; as férias já estão a acabar; só faltam não sei quantos dias; o que é bom acaba depressa..." Ignora, a vida é mesmo assim. As férias estão a acabar, mas vais ter mais, que também vão acabar, mas depois virão mais. É um ciclo!

Se estás desempregada, não te preocupes, porque também terei dicas para ti nos próximos dias! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de julho de 2014

TOMATE - ALIMENTO DE VERÃO

Imagem retirada da Internet

Durante todo o ano, encontramos tomate nos supermercados e mercearias. No entanto a sua época é no Verão. É quando tem um sabor melhor, quando cresce com maior facilidade e, obviamente, quando é mais barato e saudável.

Chegam-me semanalmente quilos de tomates a casa. Ora da casa dos pais, ora da avó, da vizinha... Como desperdiçar não faz de todo parte da minha filosofia de vida, tenho que arranjar estratégias para aproveitar tantos tomates.

- Lavo e congelo alguns, para usar no Inverno.

- Faço polpa de tomate. (podem ver como aqui)

- Faço sumo de tomate, colocando um copo de água e 1 ou 2 tomates (ou mais dependendo do tamanho) no liquidificador.

- Faço compota.

- Faço saladas de tomate e oregãos, tomate e manjericão, só tomate...

- Coloco sempre tomate nas sandes ou tostas.

- Faço muitos pratos à base de tomate: sopa de tomate, arroz de tomate, massa ou arroz de peixe (a base é de tomate), tomatada de bacalhau, tomatada de frango, tomate recheado no forno, tomate recheado ao natural, varias saladas com tomate...

O tomate é rico em agua, potássio, betacaroteno, vitaminas C e E e em licopeno. Sendo assim, é um óptimo alimento para ser consumido por quem está de dieta já que tem poucas calorias, é óptimo para a pele e ajuda na prevenção de vários tipos de cancro.

Um alimento a ser consumido com regularidade, portanto! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de julho de 2014

sexta-feira, 18 de julho de 2014

DECIDIDAMENTE, NÃO SOU MULHER DE UNHAS DE GEL

Gel, gelinho, verniz gel ou lá como isso se chama... porque ainda não percebi se há diferença e, a existir, qual é.
 
Mas também não estou preocupada com isso. A verdade é que esta moda veio para ficar e, é raro encontrar-se alguém que ainda não tenha experimentado. Eu fui uma resistente e durante anos assisti a unhas grandes, pequenas, bonitas, feias e horríveis feitas de gel, gelinho e afins.
 
Houve uma altura, em que pensei experimentar. Tenho uma prima que faz unhas de gel. Falei-lhe da minha intenção e, ela que vive disso, disse-me para não fazer. Eu, como não tinha bem a certeza do que queria, deixei-me ficar. E assim se passaram 5 anos sem gel na minha vida.
 
Até ao dia em que achei por bem fazer. Tinha um casamento e como andava ocupada, seria uma boa altura para experimentar. Já que era a única forma de ter a certeza que chegava ao casamento com as unhas impecáveis.
 
E lá fui eu à minha querida Cimone fazer as tais unhas. Ficaram giras, não posso dizer o contrário. Duraram muito sem lascar nada, é certo. Mas não gostei!
 
Tinham passado apenas 6 dias quando a minha irmã me perguntou: " As tuas unhas já estão muito grandes. Fizeste quando, há 2 semanas?"
 
Helena A.
 As minhas unhas com 6 dias (gelinho).
Nem uma semana tinha passado. A verdade é que as minhas unhas crescem muito bem. Se eu gostasse de usá-las muito grandes, estava nas sete quintas. Por isso, apenas uma semana depois de colocar o gel (ou gelinho ou que raio é aquilo) as minha unhas estavam enormes e já se via muito da minha unha natural.
 
Ou seja, duas semanas depois retirei o gel e rendi-me ao verniz normal, como eu gosto. Se estiver feio, lascado, ou se quiser mudar de cor, em 5 minutos o retiro e pinto de novo. Simples, simples. Até a minha sobrinha me diz: " Não vale a pena tia, tu pintas tão bem as unhas."
 
Portanto minha gente, decididamente não sou mulher de unhas de gel! :)

 
Helena A
As minhas unhas com verniz normal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

A MINHA MAQUILHAGEM DE VERÃO

Sou adepta da maquilhagem leve e fresca. Daquela que se olha e não se percebe de imediato se existe ou não. Uso-a no dia-a-dia e, só em ocasiões especiais elaboro mais um pouco. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma maquilhagem simples.

No Verão, nem me passa pela cabeça usar maquilhagem pesada. Nesta altura, quanto menos produtos melhor.

Como é a minha rotina de maquilhagem no Verão?

Primeiro limpo e hidrato a pele. No Verão, uso apenas protector solar para hidratar a pele.

De seguida aplico base ou um BB. Acontece que agora estou mais bronzeada e o meu BB é muito claro (e não vou comprar outro). Tenho optado por isso por usar uma camada fina de base. A que uso não é muito pesada e tem uma cobertura média.

Depois passo um véu de pó bronzeador. Tudo de forma muito leve.

Não pode faltar o blush para dar um ar saudável ao rosto. Nos olhos, corrijo as olheiras de forma leve, aplico apenas uma sombra mate clara, no canto interno do olho e por baixo da sobrancelha e máscara de pestanas.

Nos lábios, um pouco de gloss ou mesmo um pouco de batom, sem carregar na cor.

Para finalizar, vaporizo o rosto com um spray fixador de maquilhagem e já está. Este ultimo passo, é útil para quem tem pele oleosa, pois ajuda a maquilhagem a permanecer mais tempo no rosto e dá uma leve sensação de secura.

Desejo-vos um dia cheio de boas energias! :)

Nota: Quando escrevi este post, preparei todos os produtos para tirar uma foto que acompanharia o texto. No entanto, a minha máquina avariou. A qualidade da câmara do telemóvel não é tão boa, por isso, talvez mais tarde adicione uma foto.

De qualquer forma, todos os produtos de maquilhagem que uso são Yves Rocher, à excepção do spray fixador de maquilhagem, que é Avon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de julho de 2014

O QUE TERMINEI NOS ÚLTIMOS TEMPOS - 1

Como prometido há algum tempo, vou mostrar-vos os produtos que terminei nestes últimos meses.

Vou tentar fazer estes posts com alguma regularidade, para não acumular produtos e ter uma lista infindável de coisas para mostrar.

Foto: Helena A.
Bálsamo de pontas secas - Yves Rocher - a promessa deste bálsamo consiste na reparação das pontas secas e estragadas. Confesso que não o acho formidável, mas tem o seu interesse. Cheira bem, deixa o cabelo relativamente macio, não o deixa oleoso ou pesado. Dizer que as pontas secas vão passar a pontas hidratadas, é talvez exagero, mas se não tens as pontas muito secas e queres apenas um produto para as manter saudáveis, este resulta.

Máscara de pestanas 360º - Yves Rocher - Tem um preço bastante acessível e é de fácil aplicação. Gostei, apesar de não ser a minha favorita da marca.

Creme hidratante de ameixa - O Boticário - Uma das minhas marcas de eleição. Noutros tempos não abdicava de comprar vários hidratantes de corpo desta marca. Agora, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Portanto vou usando apenas em dias especiais, para durar muito tempo. O cheiro é maravilhoso, deixa a pele super hidratada e é de facto, daqueles produtos que aplicas e alguém te pergunta o que estás a usar porque cheiras muito bem.

Perfume de coco - Yves Rocher - Algo que não dispenso no Verão. Cheira mesmo bem, a férias, a calor. Para mim, não tem um cheiro muito intenso, não é um cheiro a coco enjoativo, por isso gosto tanto. Não vou dizer que é um perfume que aplicas de manhã e cheira até à noite, mas cheira suficientemente bem para o tempo quente.

Creme facial - Avon - Confesso que nem sei o nome deste creme. Na altura que o comprei estava em promoção, mas não gostei. Por isso acabei a usá-lo nas mãos e braços. Cheirava bem e deixava a pele macia, mas no rosto não me agradou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de julho de 2014

GUIA DE EXERCICIO FISICO SEMANAL - 28

 
Tenho saudades do tempo em que me levantava mais cedo, só para praticar yoga.

Houve uma altura, em que era um habito diário e já natural. Levantava-me mais cedo, quando ainda todos dormiam (neste caso o marido e o gato), em que a casa estava silenciosa e a luz era ténue. Não sei como, nem porquê, perdi este habito. A pratica de yoga continuou a fazer parte dos meus dias, embora nos últimos 2 meses não muito, mas em horários alternados. Ou melhor, sem horários.

Mas a verdade, é que olhando para trás e pensando nessa altura, sentia-me mesmo bem quando o fazia. Para além de ter mais energia, tinha também mais foco. As coisas corriam-me de outra forma. Não de forma melhor ou pior, apenas de forma diferente. E eu sentia-me tão bem, tão bem...

Quero isso de volta.

Quero levantar-me mais cedo que o resto da casa e fazer a minha pratica em silencio, quando ainda os outros dormem. Quero ter a sensação de energia renovada, de vitalidade, de crescimento, de coluna direita, de alongamento, de ideias no sitio...

Por isso mesmo, hoje partilho um vídeo para iniciantes, ideal para praticar de manhã.


Boa semana! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de julho de 2014

BANDAS PARA LIMPEZA DE POROS

Um dos problemas de ter pele oleosa, é ter tendência para poros obstruídos. Nem sempre é fácil solucionar esta questão e, na maioria das vezes nem é possível limpar de forma simples a pele, ao ponto de desobstruir os poros e deixá-los mesmo limpos.

Felizmente existem alguns produtos no mercado, que nos vão dando uma ajudinha.

Um desses produtos, são as bandas para limpeza de poros. Há alguns anos, experimentei as tiras para o nariz, da marca Nivea. São boas. Mas agora, experimentei as bandas da marca do Continente, a MyLabel. São muito mais baratas (2,49€) e em termos de resultados, não ficam nada atrás das Nivea. 

Foto: Helena A.
Cada caixa é composta por 4 tiras para o nariz e 4 para queixo e/ou testa. Confesso que apesar de ter pontos negros no queixo, não as gosto de usar nesta zona. Penso que o resultado aqui não é tão satisfatório, mas no nariz resulta muito bem. As tiras do queixo e testa, uso-as no nariz sem qualquer problema.

A forma de usar é muito simples. Primeiro convém teres a pele bem limpa, depois molha a zona onde vais aplicar a tira e espera entre 10 e 15 minutos. Por fim retira a banda com cuidado e devagar, das pontas para o centro. 

Se tiveres pontos negros no nariz, prepara-te porque vão sair muitos. 

Foto: Helena A.
Sei que a imagem não é nada bonita, mas é a única forma de mostrar que resulta! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A MINHA ROTINA DEPOIS DA PRAIA

A minha rotina de beleza depois da praia é muito simples. Penso que é mais ou menos o que todas as mulheres fazem, mas mesmo assim vou partilhá-la convosco.

Foto: Helena A. Produtos da esq.para a dir. de cima para baixo: Gel de limpeza de camomila Y.Rocher, Óleo Johnson, Creme de banho de noz da Macadamia Y.Rocher,  Bálsamo pós-solar para rosto Yves Rocher, Protector de cor para cabelo Yves Rocher, Champô de flor de cerejeira Avon, Bálsamo da mesma gama, Óleo seco de monoi da Yves Rocher.

Antes do banho lavo o rosto com o gel de camomila da yves rocher (que é o que estou a usar neste momento). Este passo serve para limpar o rosto do protector solar. Embora o protector seja muito importante para a nossa pele, não limpá-lo no final do dia prejudica a pele, pois não respira convenientemente.

Depois tomo uma bela banhoca e, para tal, escolho sempre um gel de banho macio e muito hidratante. Por agora, vou usar um de noz da macadamia da yves rocher.

No cabelo, costumo usar gamas proprias para esta altura do ano. Mas este ano não me apeteceu comprar. São caras e acho que no meu caso não se justifica esse investimento. Bem vistas as coisas não vou assim tantas vezes à praia. Portanto comprei um champô da avon, tal como o bálsamo hidratante da mesma gama, por ter um formato pequeno (ideal para viagem) e por cheirar muito bem. O cabelo fica bonito, por isso não me parece uma má escolha.

No final do banho e, antes de limpar o corpo, passo óleo johnson. É uma forma rápida de hidratar a pele e, este óleo é mesmo muito hidratante. Depois limpo a pele.

No rosto, depois do banho, uso o creme pós-solar da yves rocher. Para além de hidratante é anti-rugas e tem um cheiro magnifico. Normalmente depois deste passo, uso o pós-solar para o corpo da mesma gama, mas este ano esqueci-me de comprar. Acreditam? Bem, não me esqueci, pensei ter uma embalagem, mas com estas mudanças de casa não sei se fiz confusão ou se a perdi...

Como não tenho o pós-solar, passo o óleo seco da yves rocher. Dá para o corpo e cabelo, hidrata muito, cheira a férias e deixa um ligeiro brilho. É fantástico.

No cabelo, vaporizo o spray protector de cor, para proteger a cor e deixá-la bonita durante mais tempo e coloco apenas uma noz de espuma ou gel e deixo secar naturalmente. Selvagem, como o verão pede.

À noite, antes de ir para a cama, limpo a pele como nos outros dias e uso o creme hidratante normalmente. Passo também creme hidratante pelo corpo, para ter a certeza que a pele fica macia e não vai escamar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de julho de 2014

O QUE COSTUMO TER NO MEU SACO DE PRAIA

Embora possa variar um pouco, há coisas que não podem faltar numa ida à praia.

Foto: Helena A.
 
- Saco de praia (grande) - Tezenis (entre 12,90€ e 14,90€) - Este saco já tem uns anos, não sei precisar se 5 se 6. O certo é que continuo a adorá-lo como no primeiro ano. É grande, fácil de lavar, seca muito rápido, portanto ideal para a praia.

- Toalha de praia (pequena) - Yves Rocher (grátis - prémio de venda) - Sou fã de toalhas grandes, mas pesam muito, demoram muito a secar, por isso esta é perfeita. Pesa pouco, é muito leve e fina, por isso seca muito rápido. É suficiente para o que se pretende.

- Livro e revista - O livro é para a manhã, quando ainda estou fresquinha, a revista para a altura em que a concentração já não é muita.

- Chapéu - Embora leve sempre chapéu de sol grande (sombrinha) o chapéu para a cabeça também não pode faltar. Normalmente gosto dos grandes, para protegerem a face toda. É uma forma de proteger o rosto e também o cabelo. E também dá estilo, não é verdade?

Necessaire (Body Shop - foi-me oferecido no meu 17º aniversário por uma grande amiga. Como vêm é velhinho, mas adoro-o e é óptimo para a praia, porque seca rápido, não se suja muito, é fácil de lavar...) com:

- Protector solar para cabelo - Barbaria (entre 5 e 7€) - O cabelo também sofre com as agressões ambientais, desta forma é aconselhável usar protector solar próprio para cabelo. Nunca usei este, vamos ver se gosto ou não.

- Protector solar factor 50+ - Ambre Solaire da Garnier (15,99€ valor original, mas foi comprado em promoção. Custou 6,99€, pois ainda tinha 1€ de desconto sobre o preço final) - No rosto uso sempre factor 50 ou 50+. Desta vez optei por comprar este, que dá para corpo e rosto (é especial para crianças), não tem cheiro, não é colante e não deixa marcas brancas. Costumo usar protector de farmácia, mas acho que são muito caros. Desta vez resolvi experimentar de supermercado já que estavam com óptimas promoções. Estou a usá-lo há alguns dias e não me deixa a pele oleosa (que é sempre o meu receio) e deixa-a muito hidratada.

- Óleo protector factor 10 - Ambre Solaire Garnier (em promoção 5,99€ com 1€ de desconto no final da compra, logo 4,99€) -  Como sabem sou fã de óleos. E nos protectores solares não é excepção. Este fica para depois de alguns dias de praia, quando já estou mais bronzeada e para nas horas de menos calor.

- Óculos de sol - Porque protegem os olhos e dão estilo! Eu não vivo sem óculos de sol.

- Vaporizador com água ou água termal - Se tiver água termal, levo-a para a praia. Quando não tenho, coloco água mineral num vaporizador e coloco-a no frigorifico. Na praia vou vaporizando o rosto e cabelo, para não secarem muito.

- Lenços de papel - Para assoar o nariz, para limpar alguma coisa caso seja necessário. Sempre útil.

- Telémovel - Para estar contactável e para ouvir musica.

- Batom do cieiro - Para hidratar os lábios quantas vezes achar necessário.

- Fita para o cabelo.

Por fim, há sempre uma garrafa grande de água fresca, muita fruta e uma ou duas sandes, dependendo das horas que passo na praia. Tal como no meu dia-a-dia, evito beber sumos e comer muito pão, porque fico muito inchada. Como tal, a fruta é mesmo uma boa opção.

E tu, de que não abdicas numa ida à praia?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de julho de 2014

GUIA DE EXERCICIO FISICO SEMANAL - 27

Já alguém dizia: A vida é dura, mas a bunda também! Por isso, há que fazer algo para ter a bunda dura, né? E já agora também quero a barriga dura, ou pelo menos, mais pequena.

Para a bunda dura (glúteos):


Abdominais neste link.

Estes exercicios com algumas caminhadas pelo e meio e, muitos, muitos mergulhos, ajudarão a chegar à meta pretendida.

Boa semana! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de julho de 2014

LEITURAS PARA AS MINHAS FÉRIAS

As minhas férias estão ali ao virar da esquina.

E com elas vêm a praia, o biquini, a pele bronzeada, os gelados e maior disponibilidade para a leitura.

Gosto muito de ler, mas confesso que nos últimos meses tenho lido muito pouco. Primeiro foi a altura de testes dos miúdos, depois foram as pinturas da casa nova, depois a mudança de casa e tudo o que isso implica. Resultado, chego à noite pego no livro ou revista e leio 3 ou 4 paginas. Adormeço quase de imediato, isto nos dias que tento ler alguma coisa, porque há dias em que nem isso acontece.

Sendo assim, restam-me as férias para colocar a leitura em dia.

Foto: Helena A. ; Revistas da esq.para a dir. - Saber Viver, Cosmopolitan, Luxwoman, Activa. Livros da esq.para a dir. - As professias de Nostradamus, de Mario Reading, O último segredo, de José Rodrigues dos Santos.
 
Para três semanas parece-me suficiente.
As revistas são optimas para levar para a praia e ler descontraidamente, enquanto os livros são para ler com maior dedicação e atenção.

Peço desculpa pela foto desfocada, mas penso que dá perceber.

Desejo-vos um dia muito tranquilo! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de julho de 2014

DICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Uma das dificuldades de manter um peso saudável, é o facto de se ter um metabolismo lento.

Certo é que muitas pessoas justificam o seu excesso de peso com a lentidão do seu metabolismo, quando nem sempre isso acontece. De qualquer forma, existem truques para o acelerar e assim, conseguir melhores resultados.

- Evitar o sedentarismo - Mantém-te activa durante todo o dia, andado a pé, subindo e descendo escadas, limpando a casa, etc. Tudo o que puderes fazer para mexeres o esqueleto irá ajudar-te a evitar o sedentarismo.

- Praticar exercício fisico - Não há como evitar. O facto de praticares exercicio fará com que o teu corpo continue a gastar energia mesmo quando estiveres em repouso.

- Não saltar refeições - Evita estar grandes períodos sem comer, ou sentires mesmo fome extrema. Isso só fará com que comas mais na hora da refeição e que faças piores escolhas. Portanto o ideal é comeres pouco várias vezes ao dia e, claro, fazendo boas escolhas.

- Não dormir com fome - O ideal é não sentires fome, mas também não estares demasiado cheia. No meio está a virtude.

- Aposta nos exercicios de força - Com exercicios de força, como musculação por exemplo, ganhamos musculo. O musculo precisa de energia "para viver", logo queima mais calorias que a gordura. Portanto o metabolismo acelera quando essa energia está a ser queimada.

- Beber água - A falta de hidratação desacelera o metabolismo. Imagina que estás no deserto e não tens água. O corpo tem que poupar energia para que aguentes algum tempo sem hidratação. Quando poupa energia, o metabolismo desacelera.

- Dormir - O corpo precisa de repouso para recuperar as energias. Não pode passar o tempo a gastar e não repor, certo? Senão chegaria a uma altura que já não teria energia para gastar e o metabolismo ficaria então, muito mais lento. Portanto, dorme entre 6 a 8 horas por noite.

Até ao proximo post! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de julho de 2014

DICAS PARA PREPARAR EMENTAS DE VERÃO SAUDÁVEIS E ECONÓMICAS

Continua a ser um bicho de 7 cabeças para muita gente. Como preparar comida saudável e económica?
E já que estamos no Verão (envergonhado), porque não pensar no assunto direccionando-o para esta maravilhosa estação? Vamos lá.

- Conhecer os produtos da época - porque são mais baratos e mais saborosos nesta altura. Logo, são uma óptima solução para os nossos menus de Verão. Podem ver aqui.

- Ter atenção às promoções no supermercado, mercearias, talhos, peixarias e frutarias - desta forma consegues comprar bons produtos a bons preços. Se tiveres possibilidade compra em quantidade e congela.

- Usa e abusa de legumes - Nesta altura do ano são muitos os que estão na sua época. O feijão verde, por exemplo, compramo-lo o ano inteiro, mas agora é muito melhor. Mais tenro, mais saboroso e agora existe muita variedade. É óptimo para acompanhar pratos de carne e de peixe. Mas podes variar muito, utilizando vários legumes e cozinhando de diversas formas.

- Aposta na fruta - Tenta comer fruta várias vezes ao dia. É óptimo ao pequeno-almoço, a meio da manhã e da tarde e como sobremesa. Agora temos tanto por onde escolher: Ameixas, pêssegos, melancia, melão, meloa, maçã riscada (aqui em Setúbal é conhecida por maçã caramela), uvas, figos, cerejas... 

- Cuidado com os molhos - Por exemplo, se fizeres uma salada de atum com feijão frade, não te esqueças que encharca-la de azeite, aumenta em muito as suas calorias. Por isso, cuidado com o molho que escolhes e com a quantidade.

- Acompanha todos os pratos com salada de alface, de tomate, de rucula, de agrião ou mistas. Saudáveis, económicas e muito frescas.

E agora, queres sugestões de pratos?

- Bacalhau assado com brócolos e batatas cozidas, regado com um bom azeite, alho e coentros.
- Sopa de tomate.
- Salada russa (sem maionese, tempera com um pouco de azeite e sumo de limão) com filetes de pescada fritos.
- Salada de atum e feijão frade, com tomate e pimento.
- Sopa de feijão verde.
- Peixe cozido com cenoura e feijão verde cozidos.
- Legumes na wok.
- Peixe grelhado com salada mista e legumes cozidos/salteados.
- Bifes de frango/peru com legumes salteados.
- Bifes de frango/peru com salada russa (sem maionese).
- Salada russa com ovo cozido e atum.

E mais algumas ideias aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...