sábado, 15 de novembro de 2014

TER UM GATO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Se formos falar de bem-estar psicológico, podemos falar de chegar a casa e ter sempre alguém à nossa espera. Esse alguém pode muito bem ser um animal doméstico, fofo, lindo e esperto... como um gato.

Quem diz que os gatos são falsos e interesseiros e, os compara com os cães dando todas as qualidades apenas aos segundos, é porque nunca teve o prazer de viver com um gato.

Os cães são mais entusiastas, é verdade. Mas os gatos também sabem dar amor e carinho aos seus donos, simplesmente fazem-no de forma diferente. 

O Alf faz parte das nossas vidas há 4 anos e meio. Veio para a nossa casa apenas com 2 meses e nem comer sabia. A primeira coisa que comeu foi ovo mexido, pois não achou piada à comidinha própria para gatos bebés que lhe comprei. Mastigava tão mal, que a comida caía para o chão. Mas depressa aprendeu.

Era um tufinho de pelo, todo arrepiado.

Alf, Helena A.
Depressa se habituou a nós, dormia sozinho no escritório e passava o dia inteiro sozinho.

Alf, Helena A.
À noite, a energia era tanta, que o bicho dava connosco em malucos, com tanta correria, tanto salto, tantos arranhões. 

Alf, Helena A.
Nesta altura adquiriu hábitos, que manteve até hoje: 

Enquanto nós comemos, ele senta-se à mesa connosco. Se a comida lhe agradar, passa o tempo a colocar a patinha nas nossas pernas, a pedir que partilhemos o nosso manjar.

Vai buscar papeis, para atirarmos trazer-los de volta. Tipo cão, sim.

Ao fim-de-semana, sabe que pode dormir no nosso quarto e na nossa cama, mas que o seu lugar é aos nossos pés. Precisamente ao fim-de-semana, sabe que não tem de nos acordar com "beijinhos" e deixa-nos dormir até tarde.

Assim que abrimos a porta de casa, lá está ele à nossa espera.

De manhã, assim que abrimos a porta do quarto, lá está o Alf pronto a cumprimentar.

Quando fez algo proibido durante a noite, não vai ter connosco de manhã.

Se eu lhe pergunto: "Tens fome Alf?" - Corre para o comedouro, caso a resposta seja afirmativa.

Alf, Helena A.
Se a campainha toca, o Alf é o primeiro a chegar à porta. Em tempos também corria para o telefone, mas já se esqueceu.

Fica "horas" a observar-nos, como se estivesse a adorar-nos.

Não gosta de gritos. Se alguém fala mais alto que o normal, ele ataca. E ataca mesmo. Nesta casa os donos, mesmo que queiram, não podem discutir.

Alf, Helena A.
Enquanto cozinho ou arrumo alguma coisa, está sempre comigo. Adora dia de limpezas, porque para limpar eu desarrumo tudo e ele delira.

Adora água. Gosta de tomar banho e está habituado. Enquanto tomamos banho ele está na casa-de-banho e passa lá muito tempo sozinho... deve ser um bom local para meditar.

Alf, Helena A.
Parece que percebe tudo o que dizemos e, eu acredito que sim. Acho que só lhes falta falar (aos animais de estimação). :)

Alf e Bruno, Helena A.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário