quarta-feira, 19 de novembro de 2014

COMPRAS SEMANAIS

Muita gente pergunta-me como é a minha alimentação, que tipo de produtos compro para cozinhar, etc.

A minha alimentação é muito simples e básica. Acreditem que não como nada raro e cozinho tudo das formas mais tradicionais. Gosto muito de comida só de um tacho, de coisas simples como peixe cozido e legumes e de sopa. Por isso, aquilo que se come aqui por casa é do mais corriqueiro que há.

Como hoje foi dia de compras semanais, por acaso lembrei-me de tirar uma foto das minhas modestas compras para falar um pouco sobre o assunto. (Mas não consigo passar a foto para o computador. A minha tecnologia está toda a precisar de reforma... Oh sorte!!!)

Regra geral faço compras uma vez por semana, onde compro sempre fruta, legumes, charcutaria, iogurtes, leite (de vaca sem lactose ou de soja) e ovos. Depois compro também o que faz falta para as refeições dessa semana e, alguns produtos de higiene pessoal e/ou doméstica.

Em termos de carne, não gosto muito de compra-la no supermercado. E posso dizer-vos que me arrependi dos peitos de frango que comprei hoje, pois a qualidade não era a esperada (cozinhei-os para o almoço). A carne no supermercado deixa-me sempre desconfiada e a verdade é que raramente a carne é de qualidade. Neste campo, prefiro dar mais algum dinheiro e comprar produtos bons. Costumo ir ao talho 1 ou 2 vezes por mês e compro a carne necessária para o período desejado. O local onde a compro, tem carne de produção própria, não é biológica, mas garanto que não lhe fica atrás. É de boa qualidade, apesar de ser um pouco mais cara (mas não muito), compensa, já que não cozinho um lombo que fica reduzido a um naco e com um cheiro desagradável, por exemplo.

Em termos de peixe, compro muito peixe congelado e também gosto de ir ao Mercado do Livramento  aqui em Setúbal, ao fim de semana comprar peixinho fresco.

Quanto à fruta e legumes, apesar de comprar algumas coisas no dia de compras semanais, também vou comprando consoante a necessidade ou vontade durante a semana, já que tenho ao lado de casa uma mercearia com produtos bons. Opto por produtos da época, como citrinos e frutos secos e, fruta que existe o ano inteiro, como bananas e maçãs. Gosto de ter variedade, mas opto por comprar poucas peças de cada. Adoro comer iogurte com fruta fresca e nozes ou amendoas. É um optimo lanche.

O pão, que também consumimos cá para estes lados, é comprado diariamente perto de casa. Normalmente é pão branco (o menos saudável), mas como consumimos pouco... No entanto há dias que compramos de mistura com sementes.

Hoje a lista não era muito grande. E para além dos produtos que compro sempre, referidos no inicio, comprei também peitos de frango (os tais que não gostei), peixe para cozer congelado e filetes também congelados. Comprei ainda atum em água, queijinhos magros que são uns óptimos snacks, bolachas de água e sal, creme vegetal e cogumelos.

Estes produtos serão consumidos durante a próxima semana. Como tal, a charcutaria por exemplo, não dura uma semana no frigorífico. Perde frescura e qualidade, por isso, divido-a em pequenas quantidades e congelo-a. Depois é só descongelar conforme necessário e desde que descongelada convenientemente (dentro do frigorífico) mantém-se fresca e com bom sabor.

Faço todas as refeições em casa, já que é aqui que trabalho. Mas para as coisas resultarem, tenho de organizar bem as refeições. Para isso tenho de ter todos os ingredientes disponíveis. Não gosto de ir hoje comprar uma coisinha, amanhã outra. Encho o frigorífico e a despensa uma vez por semana e depois vou usando tudo.

Os locais onde faço compras não variam muito e, regra geral escolho o supermercado consoante o meu tempo e a hora do dia a que vou às compras. Normalmente vou logo de manhã, por isso costumo ir ao Lidl, já que abre às 8:30. Gosto muito de ir ao Jumbo, pois gosto muito da marca Auchan e existe muita variedade de produtos e preços, no entanto se estiver com pressa fujo de lá a sete pés. É um bom local para fazer compras quando tenho tempo. Ao Continente, vou quando quero produtos que no Lidl não se vendem e se estiver com pressa, ah, e também quando tenho talões de descontos (como foi o caso de hoje).

E é isto. Peço desculpa por não ter fotografia, mas prometo que assim que a conseguir passar para o computador, venho publicá-la. ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário