quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TRUQUES PARA NÃO ENGORDAR NO INVERNO

Já estamos no Outono e os dias frios já começam a dar o ar da sua graça. É fácil engordar no Inverno. Por um lado a roupa é mais larga, mostramos menos o corpo, mexemo-nos menos e temos o Natal para ajudar. Isto tudo aliado aos dias muito mais pequenos, aos dias de chuva, à vontade de ficar no sofá a ver televisão e a comer chocolate, resulta sempre em quilinhos a mais.

Pelo menos comigo é matemático. No Inverno engordo sempre um pouco. Nada de extraordinario, mas o suficiente para perceber que tenho de ter cuidado.

O que podemos fazer para evitar tal desgraça?
Podemos fazer taaanta coisa e, é engraçado, que sabemos tudo na ponta da língua, mas na hora de fazer...

- Ter atenção ao peso - Pesando-te. Desta forma terás a certeza se mantens ou não o teu peso.

- Continuar a praticar exercício - Normalmente antes do Verão os ginásios enchem-se de gente. A preocupação com o corpo revela-se nesta altura. Depois do Verão a maioria das pessoas esquece-se. Mantém a tua pratica de exercício físico, não só pelo teu peso, mas também pela tua saúde, e bem-estar em geral. Exercita-te nem que sejam uns minutos por dia.

- Ser activa - Para além da pratica de exercício, mantém um estilo de vida activo. Anda a pé sempre que possível, sobe e desce escadas, enfim, mexe o esqueleto, porque é para isso que ele serve.

- Procurar alternativas ao exercício no ginásio - Naqueles dias em que chove desalmadamente e que a última coisa que te apetece é enfiares-te no transito para ir ao ginásio, procura outras alternativas. Faz exercícios em casa, procura vídeos no youtube, compra um aparelho de ginástica, etc. O importante é manteres a rotina de exercício.

- Beber água e/ou chá sem açúcar - Continua a hidratar-te. Se te é mais difícil beber água no inverno, aposta no chá quente ou morno sem açúcar.

- Trocar a salada por legumes cozidos ou assados - Nesta altura é normal não nos apetecer saladas frias, mas os legumes cozidos ou assados também são um óptimo acompanhamento. Saudável e fácil de preparar.

- Iniciar a refeição com sopa - A sopa é um óptimo prato para iniciar a refeição. É quente, o que é bom nesta altura e, tem fibra, hidrata e regra geral tem poucas calorias.

- Jantar leve - O jantar deve ser leve já que à noite não vamos gastar muitas calorias. E convém ser algo de fácil digestão para se dormir bem. Porque não comer uma magnifica sopa ao jantar?

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas - O álcool é muito calórico. Não é preciso dizer mais nada, pois não?

- Não comprar doces - Se não tiveres doces em casa ou no teu local de trabalho, é muito mais fácil resistir. Evita-os e come só de vez em quando.

- Apostar na fruta da época para sobremesa - Continuamos a ter muitas frutas ao nosso dispor no Inverno e são uma óptima opção para a sobremesa. Romã, dióspiro, laranja, clementina, tangerina, toranja, marmelo, noz, castanha, amêndoa, avelã,..

- Usar hidratante corporal diariamente - É uma dica que adoro. Por um lado o uso de hidratante todos os dias, ajuda a manter a pele hidratada. Uma pele hidratada é mais firme e tonificada, logo segura melhor as carninhas. Por outro lado, o facto de aplicarmos creme todos os dias, obriga-nos a tocar no nosso corpo. A senti-lo e a perceber se há alguma coisa de diferente, nomeadamente quilos a mais. Para além de ajudar a detectar nódulos, de manter a pele mais luminosa, de ajudar a evitar o aparecimento de rugas (a pele do corpo também envelhece), o perfume dura mais numa pele hidratada... vantagens não faltam.

- Descansar o suficiente - Dormir e descansar o suficiente contribui para uma vida equilibrada e saudável. Lembra-te que quem está muito tempo acordado, também come mais vezes. E muitas vezes as escolhas não são as melhores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário