terça-feira, 23 de setembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - TAREFAS DOMÉSTICAS

Não há como fugir. Ou tens quem as faça, ou não te importas de ter tudo desarrumado, ou tens mesmo de realizar algumas tarefas domésticas, senão mesmo todas.

Para algumas pessoas, organizar as tarefas domésticas não tem ciência nenhuma, aliás, nem tem lógica falar-se de organizar tarefas domésticas. Mas para outras é uma autêntica dor de cabeça, que envolve esquemas, agendas, dias para isto e dias para aquilo...

Mas de forma consciente ou não, as tarefas domésticas são sempre organizadas.

Existem varias formas de organizares as tuas tarefas e, isso está sempre relacionado com os teus horários e com a tua disponibilidade. Uma pessoa que sai de casa as 7 da manhã e chega às 9 da noite, não tem a mesma disponibilidade física ou mental para arrumar a casa, que uma que sai às 9 e chega às 18.

Para mim, tem lógica haver uma rotina diária, por muito simples que seja. Porque torna tudo mais fácil e, não chego ao "dia da limpeza" com tudo por limpar e arrumar. Existem tarefas que a meu ver e, na minha casa, têm de ser realizadas diariamente, ou quase. Depois existem outras que vou fazendo consoante a necessidade e ainda outras que são feitas 1 ou 2 vezes por semana.

Tarefas que realizo diariamente:
- Fazer cama
- Lavar loiça
- Limpar mesa da cozinha
- Limpar bancada da cozinha
- Lavar chão da cozinha
- Passar pano e detergente no fogão
- Passar aspirador portátil no sofá e onde existirem pêlos do Alf e cabelos meus
- Passar toalhitas multiusos (ou paninho com detergente) pelas loiças da casa-de-banho
- Limpar o espelho da casa-de-banho
- Limpar mesa do escritório 

Tarefas que realizo 1 ou 2 vezes por semana:
- Passar espanador "agarra pó" nos moveis
- Aspirar casa
- Lavar o chão da casa toda (esta tarefa é realizada com mais frequência)
- Mudar roupa de cama (a partir do Inverno passo a fazê-lo só 1 vez por semana)

Tarefas que realizo 1 vez por semana:
- Engomar roupa
- Limpar fogão e peças
- Limpar frigorífico
- Limpar microondas
- Limpar cadeiras
- Varrer quintal e zona de entrada da casa

Tarefas que realizo consoante a necessidade (basicamente quando está sujo):
- Limpar vidros 
- Lavar precianas
- Lavar quintal com lixívia
- Limpar forno

Não tenho dias certos para estas tarefas, mas tenho uma lógica. Por exemplo, o frigorífico limpo quando vou às compras, a limpeza profunda do fogão faço no dia em que vou jantar a casa dos meus pais (sei que à noite já não cozinho), o forno limpo depois de o usar, os vidros limpo ao domingo que é o dia em que o café em frente à minha casa está fechado (a vizinhança assim não tem que perder tempo a observar-me...), a mesa do escritório limpo sempre depois do último miúdo sair da explicação, a mesa da cozinha limpo sempre depois das refeições, etc.

Não faço todas as tarefas, todos os dias. Mas também não estou nenhum dia, sem realizar nenhuma tarefa. A não ser que esteja doente, o que felizmente é raro. Não deixo tudo chegar ao ponto em que já não há espaço desarrumado ou sujo, mas também não vivo em função da arrumação e limpeza. 

Quem entra na minha casa, percebe que vive lá gente. Percebe que há pessoas a utilizarem o sofá todos os dias, percebe que os tapetes são pisados por nós (embora descalços), percebe que na cozinha, se cozinha, se come e se suja muita loiça, percebe que se toma banho na casa-de-banho, que alguém perde vários fios de cabelo quando se penteia e que dorme lá muitas vezes um gato em cima do tapete. 

Enfim, gosto de manter a casa limpa, mas não a todo o custo! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário