quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PORQUE A OPINIÃO DOS OUTROS NOS PREOCUPA?

Tenho pensado muito neste assunto nestes últimos dias. Não por mim, não por neste momento andar preocupada com a opinião dos outros, mas por ver a aflição de pessoas ligadas a mim preocupadas com a opinião alheia.

Muitas vezes deixamo-nos levar pela coisa e acabamos a pensar em não fazer isto ou aquilo porque alguém poderá criticar.

Não deixar o trabalho, porque há muita gente desempregada e alguém irá de certeza criticar.

Não comprar isto ou aquilo, porque alguém irá criticar.

Não acabar com uma relação, porque alguém irá criticar.

Não ir viver para um determinado local, porque alguém irá criticar.

Porquê esta preocupação? E mais, porque é que muitas vezes nos sentimos na obrigação de explicar ou justificar, a pessoas que nada têm a ver com a nossa vida, o porquê das nossas decisões?

Eu já senti isto. Já tive uma fase, que quase entrava em stress só de pensar que alguém podia perguntar-me algo e que teria de explicar para a pessoa não ficar a pensar algo errado sobre mim. Mas felizmente acordei a tempo e percebi que não tenho de dar satisfações absolutamente nenhumas sobre a minha vida. Se pensam errado, paciência é porque são burros, se fazem juízos de valor baseados em factos irreais, tenho pena que existam pessoas com capacidades intelectuais tão limitadas, se me olham de lado e mimimi, tenho o poder de conseguir ignorar qualquer ignóbil.

Não é que seja sempre fácil, que não o é. Mas acredito piamente que uma pessoa que critica outras como se fosse algo natural e indespensavel à sua sobrevivência, o faça por dois simples motivos.

É alguém muito limitado, que não percebe que está a aplicar o seu tempo num assunto que não lhe diz respeito. Essa pessoa, não percebe que seria muito mais inteligente aproveitar esse tempo para se preocupar com a sua própria vida. E por outro lado é alguém invejoso. Não que seja inveja por bens materiais, por exemplo (mas também pode ser). É aquela inveja da simples felicidade dos outros. Há pessoas que não vivem bem sabendo que alguém é feliz porque sim. Para este tipo de pessoas, a felicidade e bem estar dos outros, é por si só motivo de inveja. E regra geral são pessoas infelizes e que por isso mesmo, acham que ninguém tem direito a ser feliz.

Não temos que justificar nada a ninguém, a não ser que seja alguém realmente importante para nós. A verdade é que mesmo depois de explicarmos, a pessoa irá continuar a criticar e o pior, é que ao explicarmos, estamos a abrir uma caminho complicado. A partir desse momento, a pessoa pensará que tem o direito de perguntar, de opinar, de avaliar e de fazer o que quiser com essa informação, inclusive deformá-la. E assim nascem muitos boatos.

Dito isto, o que há a fazer nesta situação?

O que eu fiz foi ignorar. E tanto ignorei, que as pessoas deixaram de me perguntar e até me esqueci da existência de algumas dessas pessoas. Ganhei assim uma espécie de super poder.

Também acredito que nos importemos com a opinião alheia, por nos sentirmos inseguros. E mais uma vez digo-o porque era o que se passava comigo. Como me sentia insegura, deixava que o assunto me atormentasse. Até que parei para pensar e tentei perceber quais são as minhas virtudes e os meus defeitos, para que conseguisse usar as virtudes a meu favor e poder contornar as minhas falhas. Também ajudou pensar que a única pessoa que tem de saber exactamente o que penso, o que decido, o que faço, etc, é o meu marido. Porque ele foi a pessoa que escolhi para ser a minha "metade da laranja". Depois, posso falar sobre isso com outras pessoas também importantes na minha vida, mas só se assim o entender. Não é algo que tenha de ser discutido numa mesa de café, ou noutro sitio qualquer.

Depois há a questão: como ignorar?
Ignorando. Perguntam-te e tu não queres responder? Não respondas. Insistem? Dá uma resposta irónica. Continuam? Diz directamente que não tens que justificar as tuas decisões. A pessoa fica ofendida e acha que foste mal educada? Paciência. Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer. A má educação começou com as suas perguntas, por isso tu estás no direito de dar uma resposta à altura.

Tenho algumas dicas infalíveis para quando alguém se armar em cusco para o teu lado.

- Se te fizerem uma pergunta que não queres responder, diz: «Adorava ficar aqui a conversar contigo, mas tenho que ir apanhar o autocarro (ou outra coisa do género).»

- Se for num local que não podes fugir à pergunta, diz que a pessoa tem uma coisa nos dentes. Vai ficar embaraçada e esquece-se.

- Se te fizerem uma pergunta muito inconveniente, faz um ar super ingénuo e pergunta: «Porque queres saber isso?» Só alguém sem vergonha nenhuma na cara é que vai conseguir justificar sem perceber que está a ser intrometido.

- Muda de assunto. Se responderes com algo que não tem nada a ver com a pergunta, a pessoa fica desarmada.

E se alguém der respostas deste género às tuas perguntas, talvez sejas tu a pessoa que gosta de falar da vida dos outros. Pensa nisso! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário