terça-feira, 5 de agosto de 2014

MORAR SOZINHA - ALGUMAS DICAS

Recebi um pedido de uma mãe aflita e preocupada, que diz o seguinte:

« A minha filha tem 17 anos. Para o ano (ano lectivo, entenda-se), se tudo correr bem, entrará na faculdade. O curso que pretende seguir não existe perto da nossa casa, portanto terá de ir viver para outra cidade. O problema é que a minha filha não sabe cozinhar e não tem hábitos de ajudar em casa. Estou preocupada, porque não poderei ajudá-la enquanto estiver fora. O que me preocupa realmente é a sua alimentação, não quero que se alimente de sanduiches e bolachas. Tem sugestões que me possam ajudar?»

Primeiro tenho que dizer que não sou especialista, por isso as sugestões que darei, são apenas baseadas na minha experiência.

Só vejo duas saídas para este problema. Ou a rapariga come todos os dias fora, ou aprende a cozinhar durante este ano. O problema prende-se com o facto de ela querer, ou não, aprender a cozinhar e também a organizar o seu espaço.

Costuma dizer-se que de pequenino se torce o pepino, ou seja, existem hábitos que devem ser incutidos às crianças desde cedo. A organização pode muito bem ser um habito desde pequenos. Começando por arrumar os brinquedos depois de os usar, arrumando os seus sapatinhos quando se descalça, ou a sua roupa quando se despe e conforme vai tendo mais idade, as responsabilidades também irão crescendo. Desta forma, será mais fácil aos 17 anos saber organizar e arrumar as suas coisas.

Mas se tiver vontade, com 17 anos ainda vai muito a tempo de mudar isso. Basta querer.

Em relação à principal preocupação da mãe, a alimentação.
Poderá começar por pedir ajuda para fazer o jantar, de forma a que a filha se vá ambientando com essa rotina. Se lhe agradar, irá com certeza começar a evoluir. Sugiro que comece por pratos simples, saborosos mas saudáveis.

Sopa, salada e/ou legumes devem fazer sempre parte das nossas refeições e, são pratos fáceis de preparar.

Comida de panela, daquela que é só juntar os ingredientes na panela, cozinhar e já está, será mais fácil do que pratos muito elaborados onde existe necessidade de preparar várias coisas em separado (o que também engloba mais loiça para lavar).

Cozinhar mais quantidade, para depois congelar, é sempre boa opção para os dias em que o estudo se prolonga, ou que o cansaço não traz vontade de fazer nada.

Também sugiro que a filhota passe a fazer parte das idas ao supermercado (pelo que percebi não costuma ir). Assim, poderá habituar-se aos preços, a escolher a fruta e legumes, a fazer escolhas saudáveis e a toda a rotina (chata mas necessária) das compras.

Fazer a lista de compras é essencial quando se vai morar sozinho. Já não está a mãe para dizer compra isto, faz aquilo. É preciso organização. Pensar nas refeições para poder comprar os ingredientes e também para descongelar com a devida antecedencia para poderem se cozinhados.

Dependendo do tipo de alimentação que se faz, os ingredientes que se usam variam um pouco. Mas penso que existem alguns básicos e essenciais:
Fruta, legumes, leite, ovos, iogurtes, manteiga, azeite, óleo, vinagre, sal, especiarias, carne, peixe, leguminosas, charcutaria, pão, algumas conservas (atum em água por exemplo), cereais integrais, sementes, gelatina.

Penso que são de evitar os bolos e bolachas, os refrigerantes, os molhos, as batatas fritas e a comida pré-cozinhada. Claro que se isto já fizer parte da alimentação desta rapariga, será difícil que ao morar sozinha deixe de comprar. Se assim for, intercale os alimentos menos saudáveis com outros saudáveis. Por exemplo: 3 rissóis com arroz e salada (o arroz pode ser integral e os rissóis feitos no forno), bifes com natas com legumes salteados e salada (os bifes de frango ou peru são mais magros e as natas podem ser ligth ou de soja), empadão de frango com legumes, e por aí.

Encontrei alguns canais no youtube, com receitas muito rápidas. algumas feitas só no microondas. Não vou dizer que são todas opções super saudáveis, mas entre comer pizzas e hamburgueres com batatas todos os dias e estas receitas, acredito que estas receitas sejam melhores.

Cozinha pra 1

Cozinha para 2


Cozinha da Cátia


Boa sorte para a mãe e a filha! :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário