sexta-feira, 25 de julho de 2014

DICAS PARA TER UNHAS FORTES

Helena A.
Tenho a sorte de ter boas unhas.  Lá de longe a longe me dão umas dores de cabeça, mas nunca nada de muito grave. Se bem que depois da minha rápida passagem pelo gelinho, elas terem ficado muito mais fracas! Não volto a fazer... (vejam aqui o post onde falo sobre a minha curta experiência)

A verdade é que as unhas revelam muito da nossa saúde e, muitas vezes basta ao nosso médico olhar para elas, para detectar logo algum problemazinho. (Aconselho este post sobre o assunto)

Com alguns cuidados conseguimos fortalecer as unhas e assim melhorar o seu aspecto. 

- Toma um suplemento para unhas - Se tiveres as unhas muito fracas, a toma de um suplemento para as fortalecer justifica-se. Já tomei um, que para além de fortalecer as unhas fortalece também o cabelo (e por isso é que o tomei) e vi melhorias significativas.

- Tem uma alimentação equilibrada e variada - É um cliché, não é verdade? Mas serve para tudo, para ter unhas fortes, cabelo brilhante, pele luminosa, corpo bonito, muita saúde...

- Bebe água - Outro cliché. Tal como a alimentação, também a hidratação é importante para todo o nosso bem estar. 

- Hidrata bem as mãos - Quem me conhece sabe que sou viciada em creme de mãos. Ando sempre com um na mala, tenho um na casa-de-banho, outro no quarto e ainda outro no escritório. Sempre que lavo as mãos, coloco creme, durante o dia vou reaplicando mesmo que esteja fora de casa e, antes de dormir coloco uma boooooa camada. E gosto de estar a massajar as mãos e unhas durante uns minutos. Este ritual para além de me relaxar, ajuda-me a ter as mãos mais bonitas e as unhas mais fortes.

- Usa base antes do verniz - Isto é imperativo, obrigatório, essencial, básico... O verniz por muito bom que seja, tem pigmentos e ingredientes que podem manchar a unha. A base protege-a nesse sentido e se for uma base fortalecedora, ainda melhor. Também podes usar só base fortalecedora sem verniz, pois vai proteger a unha de todas as agressões diárias.

Podes também usar outros produtos que fortaleçam a unha, como o casco de cavalo (que não lhe vejo grandes poderes), cálcio (usei um da Andreia há uns anos e gostei muito) e outras bases que tenham ingredientes próprios para dar força à unha. Todas as marcas têm. Eu uso uma da Yves Rocher (a minha marca de eleição) que gosto muito.

- Escolhe vernizes com vitaminas - Existem vernizes no mercado com várias vitaminas que ajudam a melhorar o aspecto das unhas.

- Usa removedor de verniz sem acetona - E não uses acetona, claro. A acetona estraga muito a unha e, deixa-a com um aspecto amarelecido e fraco. Os removedores de verniz sem acetona encontram-se em qualquer supermercado, podem ser um nadinha mais caros que a acetona, mas merecem o investimento. Neste momento uso o da Yves Rocher que é enriquecido em óleo de amêndoas doces. (Podem ver o removedor e base que uso aqui na página 67

- Dá descanso ao verniz - As unhas pintadas são lindas, dão-nos charme e tudo mais, mas durante uma semana por mês devem estar sem nada, completamente despidas. Só assim conseguem respirar e ficar disponíveis para mais umas camadas de verniz. (Dica de Dr.Oz)

- Hidrata-as com óleo de amêndoas doces ou com bepanthéne - Tanto um como outro, para além de deixarem as cutículas muito hidratadas (que não devem ser removidas, segundo o Dr.Oz) fortalecem também as unhas.

- Usa luvas nas tarefas domésticas - Desta forma vais proteger as unhas e, também a pele das mãos, de todos os malefícios dos detergentes domésticos.

Se depois de todos estes cuidados as tuas unhas continuam fracas, o melhor é consultares um dermatologista ou o teu médico de família. Só um médico poderá escolher a medicação necessária para o teu problema e perceber qual é realmente o problema.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário