terça-feira, 1 de abril de 2014

YOGA NIDRA

Já foi há algum tempo que pratiquei yoga nidra, no final de uma aula de yoga.

Lembro-me que a aula foi bastante exigente fisicamente e que a Sílvia (professora) uns 30 minutos antes do fim da aula perguntou se queríamos continuar, ou fazer yoga nidra.

Para mim era chinês, não fazia ideia do que significava, mas como sempre, estava aberta a novas experiências. E assim experimentei algo, que tenho muita dificuldade em explicar.

Duma forma muito simples, yoga nidra significa relaxamento profundo. E neste relaxamento, parece que adormecemos, mas na verdade a mente está desperta, a ouvir e realizar as indicações do professor. (Aqui uma explicação sobre o que é o yoga nidra)

A sensação que tive, foi que estava a levitar. É a melhor forma de explicar o que senti naqueles 20 minutos. Sabem quando andamos de barco e depois estamos deitados temos a sensação de estarmos no barco? É mais ou menos isso. Senti que o meu corpo estava super relaxado, e que se movia, voava... Eu sei que parece estranho, mas foi mesmo o que senti. Aqueles 20 minutos, pareceram-me muito tempo e, como relaxamos tão profundamente, 20 minutos de yoga nidra são equivalentes a 4 horas de sono.

Num deste dias, pesquisei vídeos de yoga nidra em português. Experimentei e soube-me bem, mas não é nada parecido com a experiência que tive na aula. As indicações da Sílvia foram muito diferentes das do vídeo e a sensação que tive também foi muito diferente. Aqui senti-me relaxada, parecia que estava a dormir, aquele sono leve, como quando adormecemos no sofá mas continuamos a ouvir a televisão. No final senti-me muito bem e com a sensação que tinha dormido muito tempo. Mas apesar de sentir que dormi, não me senti mole e sem energia. Muito pelo contrario. A partir do momento que saímos daquele relaxamento, ficamos renovados e com energia.

É muito bom. Experimentem!


Desejo-vos um dia muito tranquilo! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário