quinta-feira, 10 de abril de 2014

DETALHES QUE NOS ENGORDAM

Às vezes achamos que estamos a fazer tudo certinho, mas o nosso peso continua a aumentar. Porquê?
Porque andamos a cometer erros sem nos apercebermos.

Por onde começar?

- É importante teres consciência do que comes, apontando tudo, mesmo tudo, o que comes durante todo o dia. Pois muitas vezes pensas que comes pouco, mas depois de contabilizares tudo percebes que comeste mais que necessário.

- Não coloques o tacho ou travessa de comida na mesa. Quando a colocas, deves retirar assim que todos estão servidos.

- Serve-te de uma quantidade de comida razoável, para não teres fome e para não ficares muito cheia. Não caias no erro de servires pouca quantidade e depois voltares a servir-te 2 ou 3 vezes de outras pequenas quantidades. No final, ingeriste o dobro do que era necessário e nem tens noção disso.

- Serve-te em pratos mais pequenos. Muitas vezes enchemos o prato, quanto maior for, mais comida colocamos e comemos. Mas se o prato for mais pequeno comemos menos e ficamos satisfeitas.

- Não coloques doces perto de ti enquanto trabalhas, dificilmente irás resistir.

- Não vás às compras com muita fome. Toda a gente sabe, mas não custa lembrar.

- Não te compares com outra pessoa que coma mais que tu e é mais magra. Essa pessoa pode também fazer mais exercício físico que tu, pode ter outros cuidados que tu não tens, etc.

- A dieta da tua amiga pode ser adequada para ela e não ser para ti.

- Se achas que basta teres cuidado com a alimentação durante a semana e que ao fim-de-semana podes comer este mundo e o outro, estás enganada. Assim, é natural não conseguires ter um peso adequado.

- O álcool engorda e, muito.

- O que comes quando estás distraída também engorda. As garfadas que dás na comida quando estás a cozinhar, o pedacinho de pão que comes enquanto pões a mesa, o restinho de comida que ficou no tacho ou que o teu filho não comeu, as bolachinhas que comes quando vês tv...

- Doces, não são só os chocolates e gelados. Os cereais que comes de manhã podem ser demasiado doces, as bolachas de dieta chegam a ter mais calorias que outras normais, os sumos engarrafados são super calóricos, os chocolatinhos com não sei quanto de leite são mais açúcar que leite, os pacotes de leite com chocolate são bombas calóricas, as barras de cereais nem sempre são opções saudáveis... enfim, é preciso ter cuidado com estas ratoeiras.

- As minhas dicas:

. Não compres doces, ou outros alimentos que possam ser muito calóricos, para teres em casa.
. Se te apetecer algo doce, ou calórico, espera 20 minutos. O mais certo é esse desejo desaparecer.
. Tem atenção aos teus sentimentos e vê em que ocasiões te apetece comer determinado alimento. Pode ser por estares stressada, ou por outro motivo. Muitas vezes utilizamos a comida como refugio.
. Se tiveres um estilo de vida mesmo saudável, não é por comeres um doce de vez em quando que vais estragar tudo. O importante é controlares-te.
. Bebe muita água.
. Pratica exercício físico.
. Dorme o suficiente.
. Lê e pesquisa sobre o assunto. Quanto mais souberes, melhores escolhas vais fazer. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário