terça-feira, 29 de abril de 2014

COMO NÃO ENGORDAR DEPOIS DE CASAR

Lembram-se de há uns tempos ter falado sobre como me organizei nos primeiros tempos de casamento para continuar a praticar exercício? (Podem ver aqui).

Esse post surgiu depois de uma conversa com uma amiga minha (como surgem tantos outros posts), mas ao que parece não era nada disto que ela queria saber... Na verdade, o que ela queria e, ainda quer saber é exactamente o que faço todos os dias, ou seja, qual é a minha rotina, quais são os meus cuidados, para manter o peso, já que ela e muitas das suas amigas têm tido dificuldade em perder peso e pior, em manter.

Depois desta conversa, voltei a ler o post e, também me apercebi que desviei-me um pouco do assunto que tínhamos falado. Por isso, minha gente, hoje vou tentar responder a essas questões.

Mas antes de mais, quero dizer que vou falar da minha experiência, não estou a dizer que é a forma certa de fazer as coisas. Ok?

Ora bem, no inicio desta nova fase da minha vida, eu também engordei um pouquinho. Pois é. Por 2 motivos. Era Inverno e estávamos a 1 mês do Natal e, a minha alimentação alterou-se um pouco.

No Inverno, engordo sempre um ou outro quilo. Normalmente como mais, mexo-me menos e isso verifica-se na balança. Depois estando perto do Natal, ainda pior. Pois os supermercados já estavam recheados de chocolates e doces natalícios, por isso era mais difícil resistir. No entanto, como andava no ginásio, ia controlando a coisa e por isso nunca engordei ao ponto de não ter roupa para vestir.

Outro factor que contribuiu para o meu aumento de peso, foi a alimentação. Na casa dos meus pais come-se muito peixe, muitos estufados e muita sopa. Comem-se poucos fritos, poucos doces, poucos bifes com arroz e batatas fritas...

O Bruno fazia o jantar quase todos os dias e não gostava de sopa, não comia peixe porque ficava com fome, preferia de longe carne e gostava de elaborar os pratos. Tudo o que fosse molho e tempero entrava nas suas receitas. Portanto comíamos comida muito calórica.

Passados uns tempos, quando comecei a ver o meu peso a aumentar, comecei a voltar aos antigos hábitos. Mais peixe, nada de batatas fritas, menos hidratos de carbono à noite, etc. E foi o melhor que fiz, pois o Bruno começou aos poucos a mudar também os seus hábitos e hoje prefere o peixe à carne, come sopa varias vezes por semana e o seu lanche da tarde é somente fruta.

Um dos factores que contribui para o aumento de peso depois de casar, é o facto de querermos fazer comidinhas boas e diferentes todos os dias. Aí entram sempre coisas muito calóricas. Depois há também uma tendência para comermos o que o outro come, tanto em quantidade como em qualidade. E muitas vezes, são as mulheres a irem atrás dos hábitos masculinos, regra geral mais calóricos e despreocupados que os nossos.

Então o que tenho feito nestes últimos anos, para manter o peso?

- Bebo muita água. Tenho uma garrafa de meio litro que encho 2 ou 3 vezes por dia e, vou bebendo. Assim tenho sempre água comigo e sei a quantidade que bebo.

- Tomo sempre o pequeno-almoço. Se me apetece umas torradinhas com manteiga é nesta altura que as como. Mas gosto de variar no que como (sugestões aqui).

- Bebo café sem açúcar. Pode parecer pouco, mas bebo 2 ou 3 cafés por dia, se em todos colocar um pacote, aumento em muito a quantidade de calorias diárias.

- A meio da manhã e da tarde como fruta e/ou iogurte, ou batido. (como aqui, aqui e aqui).

- Bebo chá verde regularmente.

- Como mais peixe que carne.

- Praticamente só como frango. É muito raro comer porco, vaca ou outro tipo de carne.

- Não faço refogados.

- Não uso caldos industriais e molhos, tipo natas ou maionese.

- Gosto muito de comida só de uma panela, como os estufados. Para além de mais saborosa, a meu ver, é também menos calórica.

- Como sopa (algumas recceitas aqui) praticamente todos os os dias.

- Como sempre salada (receitas aqui e aqui) a acompanhar a refeição.

- Não bebo sumos engarrafados e refrigerantes.

- Não como fruta logo após a refeição. Prefiro comer nos lanches da manhã e da tarde, ou à noite.

- Deixei de beber leite de vaca com lactose, por me provocar gases e prisão de ventre. O que também contribui para o inchaço e aumento de peso. Só bebo leite de vaca sem lactose, ou leite de soja.

- Raramente, mesmo muito raramente, como fritos.

- Como para ficar sem fome e não para ficar empanturrada.

- Se comer pão de manhã, não como pão à tarde.

- Evito comer pão à refeição.

- Não compro bolos, bolachas, queijos calóricos, natas, bechamel, entre outros produtos. Se os tivermos em casa, vamos comê-los... portanto, longe da vista, longe do coração, neste caso, da boca.

- Prefiro bolos, bolachas e doces em geral, caseiros (sugestões aqui, aqui e aqui). Assim reduzo significativamente a quantidade de açúcar e de gordura. Optando por canela, raspa de laranja e limão ou fruta ralada para adoçar e dar sabor. Mas não os faço todas as semanas. É algo a ter em casa pontualmente.

- Não petisco isto e aquilo. Como mais ou menos de 3 em 3 horas e pronto.

- Há dias, que faço comida para mim e comida diferente para o Bruno. Se lhe apetece algo calórico, normalmente esquivo-me e faço peixe cozido ou algo do género para mim.

- Não como a mesma quantidade que ele, porque ele é homem e tem um metabolismo mais rápido, porque o trabalho dele é muito fisico e porque se comer o mesmo que ele, rebolo.

- Não aceito todos os miminhos que me oferece, em termos de comida, claro. Uma bolachinha agora, uma fatia de pão com paio daqui a pouco...

- Evito comer à noite (depois do jantar) e quando tenho fome, como um iogurte ou uma peça de fruta.

- Não consumo álcool e não fumo.

- Durmo 7 horas por noite durante a semana e 9 ao fim-de-semana.

- Pratico exercício físico regularmente e tento ser activa, andando a pé, subindo escadas, arrumando a casa, etc.

- Faço exercício em casa, dou caminhadas, vou para as máquinas no parque (aqui), etc.

- Prefiro fazer pouco exercício do que nenhum, por isso às vezes não ultrapasso os 10 minutos (Pesquisem aqui no blog em qualquer post de guia de exercício semanal. A maioria são exercícios rápidos).

- De vez em quando faço uma ou outra aula de yoga no estúdio (esta por exemplo, foi maravilhosa), por ser mais exigente e para sair da minha zona de conforto.

- Esfolio o corpo 2 ou 3 vezes por mês e hidrato a pele do corpo todos os dias depois do banho.

- Faço auto-massagem (esta por exemplo), para ajudar a drenar e a eliminar toxinas.

- De vez em quando, passo um dia sem comer hidratos de carbono e açúcar e, bebendo muita água. Mas é só um dia para limpar o organismo, não é uma dieta milagrosa. Atenção.

- De vez em quando também, uso um creme para a celulite ou para drenar. Nestes confesso que não sou muito assídua.

- Não como doces todos os dias.

- À noite, se me apetecer um doce, vou dormir. Por um lado porque esqueço-me, por outro, quando o corpo sente necessidade de açúcar é porque está cansado, logo, precisa de descanso.

- Tenho estes hábitos durante todo o ano e não apenas no Verão.

- Todos os dias, em jejum, bebo um copo de água. Quando me lembro junto sumo de meio limão.

- Peso-me regularmente. Só assim tenho a certeza se estou com o mesmo peso ou não.

- Sou completamente contra dietas loucas. Comer só uma vez ao dia, ou comer só um tipo de alimento durante dias, para mim é coisa de loucos. Para além de fazerem mal à saúde, estas dietas relâmpago têm o efeito contrario. A pessoa até pode emagrecer, mas assim que volta a comer normalmente, engorda tudo o que perdeu, ou pior, engorda mais.

- Para mim alimentação saudável, é sinónimo de alimentação variada.

- Quando me apetece um doce, como e não penso mais nisso. Não fico com peso de consciência nem a lamuriar-me. Se por acaso exagerei, como no caso da Páscoa ou do Natal, depois volto aos cuidados habituais e fica tudo bem. Também me dou ao luxo de comer o que gosto, porque não o faço todos os dias. Sou regrada e cuidadosa na maior parte do tempo, depois há momentos em que tenho de extravasar a minha gula.
 
- Tenho muito cuidado com a postura, tanto sentada como de pé. Parece algo simples, mas para além de ser uma medida que resulta no imediato, resulta também a longo prazo. Se estiveres curvada, com as costas tortas, tens a barriga maior do que se estiveres direita.

Basicamente é isto que faço. Pode parecer pouco, não é nenhuma receita mágica, mas a verdade é que pequenas coisas fazem a diferença. Se fizesse mais exercício, se comesse menos hidratos de carbono, se nunca tocasse em doces, com certeza estaria mais magra, mas não é esse o meu objectivo.
 
Quero apenas ser saudável e sentir-me bem! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário