segunda-feira, 10 de março de 2014

OPINIÕES E DISCUSSÕES

Acompanho alguns blogues e sempre que sinto necessidade, comento-os.

Não tenho problema nenhum em elogiar o trabalho de outra pessoa, em dizer que a admiro por alguma razão, ou que gostei de determinado post. Mas também não tenho problema de dar uma opinião menos positiva.

E já tenho reparado, que apesar de comentar alguns blogues, não obtenho qualquer resposta por parte dos autores. Mas também tenho reparado, que raramente um autor agradece um comentário positivo, mas que responde sempre quando o comentário é negativo (isto no caso de blogues que têm muita visibilidade e comentários). E confesso que acho isso estranho. Porquê dar mais atenção, ou pelo menos demonstrar isso, a um comentário negativo e simplesmente ficar calado perante um elogio?

Mesmo assim, continuo a elogiar sempre que acho que merece.

Mas como é obvio, ninguém é perfeito. Logo, nunca se agrada totalmente a toda a gente. E mesmo um leitor que gosta de um blogue, não é obrigado a gostar e concordar sempre com o que o autor escreve. A mim parece-me algo natural. E como tal, há uns dias fiz um comentário menos positivo num blogue que adoro.

Adoro mesmo, acho que é muito completo, muito bem escrito, percebe-se a evolução da autora e a sua ligação ao que escreve. Já nem me lembro como o descobri e há quanto tempo o leio, mas é raro o dia em que não passo por lá.

Mas houve uma situação que comentei de forma menos positiva (sim, porque também não considero negativa). Porquê? Podia muito bem ter guardado a minha opinião para mim. Ou podia fazer como muitos fazem, deixar o comentário negativo como anónimo. Mas identifiquei-me e direccionei o meu nome aqui para o blogue, permitindo que qualquer pessoa venha conhecer o que escrevo e possa comentar se assim entender. Ou seja, não fiz um comentário por fazer, com intuito de magoar e de me esconder atrás de uma identidade falsa ou ambígua. 

Confesso, que não fui muito explicita no comentário, mas o engraçado é que mereceu logo alguns comentários de outras pessoas. O de outra bloguer que estava mencionada no post e no meu comentário, o da autora e o de uma leitora.

O mais interessante é que a outra bloguer, também tem um blogue que costumo ler e comentar algumas vezes, nunca respondeu aos meus comentários no seu blogue, mas agora sentiu necessidade de deixar um testamento para me responder no blogue de outra pessoa. A outra leitora, que não me conhece, pelo meu simples comentário percebeu que eu tenho que rever muita coisa na minha vida (uma senhora muito perspicaz, portanto) mas a autora, apenas pediu-me para explicar melhor.

E foi o que fiz. Não respondi aos outros comentários, pois não senti necessidade e, tentei explicar a minha opinião da melhor forma, já que escrever e ler, pode criar sempre mal entendidos. E sabem o que ela fez? Respondeu-me da forma mais simples e educada que uma pessoa pode ser, agradecendo o facto de eu ter explicado, pois gosta de saber o que os seus leitores pensam.

Isto demonstra algo que acho muito importante.

Primeiro mostra sensatez e educação.

Depois demonstra respeito pela opinião dos outros. Desde que ninguém nos ofenda, temos de saber lidar com as criticas de outras pessoas e, já agora, com os elogios também. Não ofendi ninguém, não puz o trabalho de ninguém em causa, portanto acho que tenho direito de opinar. Quando alguém cria um blogue, tem consciência que vai ter comentarios menos bons. Tudo bem que há pessoas más, que ofendem e rebaixam os outros, a esses, obviamente não devemos dar sequer ouvidos, mas se alguém que lê o nosso blogue, um dia faz um comentario negativo, será que devemos ficar chateados, ou apenas refletir um pouco sobre o assunto?

Não tenho muitos comentário no meu blogue, com muita pena minha, mas já aconteceu leitores não concordarem comigo. Vou ficar chateada e reclamar com a pessoa tentando demonstrar que eu é que tenho razão? Por favor... Nós mesmos, mudamos de opinião, discordamos de pessoas que amamos, porque é que tudo o que escrevemos tem de ser aceite pelos outros?

E é isto!

Desejo-vos um dia muito tranquilo! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário