quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DICAS PARA SER BOM ALUNO

No inicio de vida do blogue, pensei sempre estar a escrever para adultos já trabalhadores.
Mas a verdade é que tenho leitoras mais novas que eu e que ainda estudam.
 
A pensar nessas leitoras e, nas que já não são estudantes mas que têm filhos, hoje resolvi escrever um post sobre este assunto, pois parece-me ser uma preocupação para os pais e respectivos estudantes.
 
Como ser bom aluno?
 
Há dicas básicas e que acho que toda a gente as conhece, como estudar a matéria por exemplo, mas nem tudo é tão linear e muitas vezes crianças e jovens inteligentes, têm dificuldades em estudar e ter boas notas, muitas vezes por falta de organização.
 
Não é preciso ser-se génio, para se ter boas notas, mas mesmo os génios, têm que estudar porque não sabem tudo.
 
A minha sobrinha (6º ano), é uma excelente aluna. E falo disto com muuuuiiito orgulho mesmo, podem chamar-me tia babada à vontade, porque sou mesmo! :) É aluna do quadro de honra da escola e neste 1º período, teve 4 a duas disciplinas e 5 às restantes sete. Quando falo disto com outras pessoas perguntam-me sempre: "Mas ela tem boas notas porque é inteligente, ou porque é marrona (muito estudiosa)?"
 
Para mim é óbvio que ela é as duas coisas, porque ser só inteligente não chega para dominar tanta matéria e, ser só marrona... bem, se ela fosse muito burra e estudasse muito, podia ter notas positivas, mas duvido que tivesse 5 a praticamente todas as disciplinas.
 
(Para as leitoras brasileiras, em Portugal, do 5º ano até ao 9º, as notas são do 1 até ao 5, sendo que o 1 e 2, são negativa, e o 5 a nota máxima.)
 
Por isso, o seu sucesso escolar, está obviamente relacionado com o seu esforço e dedicação e claro, com a sua inteligência.
 
Passemos então às dicas (algumas dicas são para alunos pequenos, outras para alunos maiores e outras para todos):
 
- Ir às aulas, estar atento e ter bom comportamento.
 
- Ter o caderno bem organizado - Desta forma é mais fácil estudar depois a matéria e saber o que foi falado em todas as aulas. Para alunos mais novos, é também importante porque a apresentação dos cadernos conta para a nota.
 
- Ter uma pequena pasta para organizar todos os testes e fichas de trabalho, que deve andar sempre na mochila, ou agrafar os mesmos no caderno da respectiva disciplina.
 
- Ter uma agenda onde apontar datas de testes, entregas de trabalhos, dias de estudo, etc.
 
- Tirar apontamentos nas aulas, pois muitas vezes os professores explicam matérias de forma mais simples, ou apenas de forma diferente do livro e, é mais fácil perceberes quando voltares a estudar.
 
- Fazer sempre os trabalhos de casa. Por um lado porque conta para nota (no caso dos mais novos), por outro é uma forma de estudares e poderes tirar dúvidas na aula seguinte.
 
- Fazer revisão e pequenos resumos diários, da matéria dada nesse dia. É mais fácil de perceber, de fixar e caso não percebas algo, podes tirar dúvidas com o professor. Caso contrario, vais acumulando matéria e podes perder o fio à meada.
 
- Ter um esquema de estudo organizado para os dias em que tens mais tempo livre, de modo a poderes estudar toda a matéria de forma mais profunda. Ao fim-de-semana também deves estudar (e muito), principalmente no secundário e faculdade.
 
- Compreender matéria antes de a decorares.
 
- Lê os textos/apontamentos com atenção, para perceberes melhor a matéria. Não vale de nada leres vezes sem conta um texto, se não estiveres com atenção.
 
- Quando não tiveres tempo para estudar, relê os apontamentos curtos/resumos que fizeste nas revisões diárias, pois vais conseguir fixar alguns itens da matéria.
 
- Não deixes o estudo só para a véspera dos testes.
 
- Faz os exercícios dos livros, pois muitas vezes os professores repetem essas perguntas (ou muito parecidas) nos testes.
 
- Usa os livros de exercícios para estudares, pois têm soluções e assim podes ver onde estás ou não a errar.
 
- Se tiveres possibilidades, compra livros de resumos/exercícios/preparação para testes ou exames, pois são um óptimo auxiliar de estudo. E no caso dos livros de especificas do secundário, muitas vezes podes usá-los na faculdade, nem que seja para rever algumas matérias.
 
- Se tiveres livros muito grandes e pesados (normalmente acontece na faculdade), tira cópias do livro e agrafa por capítulos, de modo a transportares só o que precisas, sem andares carregada. Assim também podes riscar (no livro também podes, mas há quem não goste) sublinhar, escrever apontamentos, etc.
 
- Estuda num local bem iluminado e silencioso, sem televisão, computador ligado, etc.
 
- Tem o local onde estudas bem organizado e arrumado, para não perderes tempo a procurar livros e materiais.
 
Para os pais dos mais pequenos:
 
- É importante incutir às crianças desde muito pequenas o gosto pela leitura. Quando são mesmo pequeninos, ler-lhes histórias adequadas à sua idade e quando são maiores, podem ser eles a ler-te as histórias. Não digas: "Ai cala-te lá que quero ouvir a novela."
 
- Os hábitos de leitura, também são importantes para o domínio da língua de modo a perceber textos, perguntas, etc.
 
- Também desde pequeno, deve ter hábitos de trabalho, adequados à idade, claro. Arrumar os brinquedos, fazer a cama, dobrar a sua roupa depois de despi-la, etc. Pois desta forma, quando for para a escola, não vai ter tantas dificuldades em ter hábitos de estudo e de organização.
 
- Se o teu filho te perguntar algo sobre uma disciplina, não respondas de forma desinteressada. Se não souberes responder, tenta ajudá-lo a encontrar a resposta no seu livro.
 
- Não faças os trabalhos de casa do teu filho. Há muito a preocupação de não saber fazer, ou do aluno não levar os tpc's todos feitos, mas se o teu filho não sabe e tu não o consegues ajudar a encontrar a resposta, o melhor é levar o trabalho por fazer e ser o professor a explicá-lo. Mas nunca, nunca digas: "Isto é assim, assim e assim..." Ou seja, tu fizeste o tpc e a criança não aprendeu nada.
 
- Explica-lhe que deve tirar dúvidas nas aulas e que não é motivo de vergonha fazer perguntas.
 
- Controla os seus cadernos. Se o teu filho escreveu o sumário e fez meia dúzia de rabiscos e desenhos, algo se passa. E o mais provável é que não tenha prestado o mínimo de atenção à aula.
 
- Não digas que não gostavas de determinada disciplina, para o teu filho não se sentir também desinteressado.
 
- Não reclames que a matéria que o miúdo está a dar não vai servir para nada na sua vida futura. O que interessa é que a matéria faz parte do programa, o professor tem de dá-la e o teu filho tem de sabê-la para ter positiva, por isso é bom que a estude.
 
Para além de todos os itens anteriores, é importante os estudantes (e trabalhadores) alimentarem-se bem, dormirem e praticarem desporto. Ou seja, ter hábitos saudáveis ajuda a ser-se bom naquilo que se faz.

Espero que vos seja útil. :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário