sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BENEFICIOS DE ESTAR EM SILÊNCIO



Há uns dias, a minha mãe ficou muito surpreendida quando lhe disse, que passo dias em absoluto silêncio em casa. Não vejo tv, não ouço musica, nada. Apenas ouço o "barulho do silêncio".
Até me disse, que se o fizesse, dava em maluca, pois o silêncio fá-la pensar em coisas que não deve.

E isso acontece a muita gente, mas a razão para tal é simples. Não treinaram a mente para a direccionar apenas para aquilo que querem e, os sons exteriores disfarçam os pensamentos menos agradáveis.

Esta minha mania de estar em silêncio, começou a acontecer por acaso e quase sem eu dar por ela (apesar de nunca ter sido fã de muito barulho). Mas a partir do momento que comecei a meditar, comecei também a gostar do silêncio. E comecei a perceber que me fazia muito bem não ter outros ruídos ao meu redor. Primeiro porque me concentro no que estou a fazer, depois porque sempre que a minha mente vagueia, estou mais desperta para a trazer de volta ao que considero importante nesse momento. Ou seja, exactamente o que fazemos quando meditamos.

É inevitável a nossa mente não se passear por entre milhares de pensamentos, recordações, problemas, etc. Digamos que ela é como um macaco que anda a saltar de galho em galho, e que está bêbado. Ela tem vida própria. No entanto, se treinarmos, conseguimos trazê-la de volta ao presente, ao momento actual. Que vendo bem, é o que nos interessa.

Pensar no passado, não nos adianta de muito, pois o que passou não pode ser alterado. E pensar no futuro, pode trazer-nos mais angústias, pois não sabemos o que nos vai acontecer e não adianta sofrer por antecipação.

Não estou com isto a dizer, que não podemos pensar nas coisas boas que já vivemos, ou que até as coisas más devam ser esquecidas, pois aprendemos muito com os nossos erros. Pensar no futuro também é importante, pois temos de o planear de alguma forma. Mas viver assombrado pelos fantasmas do passado e pelo receio do futuro, não nos ajuda a apreciar o presente e a vivê-lo intensamente.

Quais são os benefícios do silêncio?

- Aumenta a clareza mental, sendo mais fácil resolver uns problemas e desvalorizar outros. 
- Melhora a capacidade de tomar decisões.
- Ajuda a controlar emoções.
- Ajuda no equilíbrio emocional.
- Torna-nos mais presentes no momento.

Gosto muito do "barulho do silêncio"! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário