sábado, 11 de janeiro de 2014

COMA SOPA!

A sopa é uma óptima opção para começar a refeição, ou pode mesmo, ser o prato principal.

Cá em casa, principalmente no Inverno, comemos sopa quase todos os dias ao jantar. É leve, quente, muito saudável e económico.

O problema em muita famílias, é variarem pouco no que toca a receitas de sopa. Depois o que acontece, é que toda a gente torce o nariz à sopa e acabam por não a comer.

Para a sopa ser saudável e saborosa, os meus truques são:

- Variar nos legumes.

- Colocar pouco sal.

- Para dar sabor uso hortelã ou coentros e/ou um pouco de gengibre ralado.

- Só coloco o azeite no fim da sopa estar pronta.

- Evito usar batata e nesta época do ano, dou preferência à batata doce, que é rica em fibra e vitamina A.

- Uso e abuso de cebola, alho, alho francês, curgete, broculos, repolho, agrião, espinafre, feijão verde, ervilhas... Mas nunca tudo junto, 4 ou 5 legumes no máximo.

- De vez em quando, uso feijão, grão ou lentilhas, mas nunca com batata (a não ser na sopa de feijão com carne).

- Não faço só purés, também gosto de deixar legumes "inteiros". Sopa passada é para bebés.

Algumas das minhas receitas favoritas: 

- Sopa de feijão manteiga e agrião.
Cozinhar 2 cenouras pequenas, uma fatia pequena de abóbora, 2 dentes de alho, 1 cebola média, 3 colheres de sopa de feijão manteiga, talos mais grossos de agrião e sal q.b. Triturar legumes depois de cozidos e, acrescentar folhas de agrião. No fim acrescentar 1 colher de sopa de azeite.

- Sopa de peixe.
Cozinhar 2 cenouras, uma batata doce média, 2 dentes de alho, 1 cebola grande, sal q.b. À parte cozinhar uma posta de pescada com um pouco de sal, desfiar e reservar. Triturar os legumes, acrescentar o peixe, um ramo de coentros picados (para dar sabor os coentros picam-se pouco e no caso salsa, pica-se muito). Acrescentar ovo cozido picado (opcional), um fio de azeite e já está.

- Sopa de espinafre.
Cozinhar 2 cenouras, 1 curgete, alho francês e um pouco de abóbora, com sal q.b. Triturar legumes e acrescentar espinafres. No fim de cozidos, acrescentar um fio de azeite.

- Sopa de grão com couve coração.
Cozinhar os mesmos legumes da sopa anterior e acrescentar 2 colheres de sopa de grão. Triturar e acrescentar 1 cenoura fatiada às rodelas, a couve cortada em juliana e 3 colheres de sopa de grão. Acrescentar um fio de azeite.

- Sopa de feijão e carne.
Cozinhar 2 ossos de porco com 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, e 1/3 de um frasco de feijão manteiga/encarnado cozido, sal q.b. Depois de cozinhado, retirar carne, desfiar e reservar. Triturar legumes e acrescentar, couve coração e repolho em juliana, 1 cenoura às rodelas, 1 batata não muito grande em cubos. Quando os legumes estiverem praticamente cozidos, acrescentar algumas folhas de agrião, a carne e o restante feijão. Depois da sopa estar terminada, acrescente 1 ou 2 colheres de azeite e umas folhas de hortelã.

Bem, estas são apenas algumas sopas que costumo fazer. Ainda tenho mais algumas receitas, que publicarei noutro post.

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário