quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ORGANIZAÇÃO / ARRUMAÇÃO - DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER

De muito se tem falado de organização nestes tempos.
Por acaso é um assunto que me agrada muito. Tanto, que quando criei este blog, algumas das minhas amigas mais antigas (dito assim, parece que são velhas...), achavam que seria um blog sobre organização doméstica.

O blog foi feito a pensar na saúde e beleza, passando pelos mais variados temas que considero ligados a estes. E para mim, organização é essencial para ter um estilo de vida saudável.
Planear e organizar as refeições, contribui para escolhas mais saudáveis e económicas, "dar um jeitinho na casa" todos os dias, contribui para aliviar o stress e para não acumular todas as tarefas para um só dia, organizar as contas, contribui para a poupança de dinheiro, que pode ser utilizado em coisas que nos dêem prazer, etc.

Mas parece-me que existe alguma confusão nos termos de organização e arrumação. Não sou especialista no assunto, mas acho que são coisas diferentes.

Sou bastante desarrumada, no entanto sou organizada. Por exemplo, a minha secretária está sempre cheia de papelada, canetas, lápis, escalimetros. Todos os dias tenho de a arrumar, senão transforma-se num caos. Mas se alguém me pergunta por alguma coisa sei onde está. Tudo tem o seu lugar.

Há pessoas que têm as casas super arrumadinhas, mas nunca sabem de nada. Porquê? Porque não está organizada. Hoje arruma-se aqui, amanhã ali, no outro dia já não se encontra. Realmente está tudo arrumado, mas não está organizado.

O primeiro passo para estar tudo organizado, é escolher "a casa" de cada objecto. Depois é ir arrumando todos os dias.

- Não deixar roupa espalhada. A que está suja vai para o cesto da roupa suja ou maquina, a que está limpa para o armário.

- Lavar sempre a loiça ou colocar na maquina.

- Arrumar o balcão da cozinha todos os dias.

- Fazer a cama. O quarto fica logo arrumado.

- Jogar fora tralha. Folhetos de supermercado, embalagens vazias, papelinhos perdidos pela casa...

- Ter uma pasta para as contas pagas e outra para as contas a pagar (estas coloco no frigorífico presas com um íman até serem pagas).

- Ter uma agenda onde se escreve todos os compromissos a curto e longo prazo, para não serem esquecidos.

Pequenos passos todos os dias, ajudam-nos a organizar melhor. A definir prioridades, a perceber o que está a mais e o que faz realmente falta.

A casa tem muita importância na nossa vida. É o nosso espaço, o nosso refugio, por isso acho que independentemente de ser velha ou nova, de ser grande ou pequena, o importante é transmitir-nos tranquilidade. E isso, na minha opinião, só acontece, se existir arrumação e organização.

Estes cuidados diários de arrumação, permitem-nos também ter mais tempo para outras coisas, como fazer exercício, brincar com os filhos, conversar (ou namorar...) com o marido, preparar comida saborosa e saudável, descansar, etc. Portanto, se houver organização nas nossas casas, essa organização vai reflectir-se também noutros campos das nossas vidas. É um ciclo.

Por isso para mim, organização e saúde (ou sanidade mental) andam de mãos dadas. A partir do momento em que começamos a organizar alguma coisa, tudo começa a encaixar melhor. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário