terça-feira, 19 de novembro de 2013

ELIMINAR STRESS

Todos temos fontes de stress nas nossas vidas. É algo inerente ao ser humano. Em doses moderadas, o stress tem algo de positivo e até pode ajudar as coisas a andarem para a frente, mas a maioria das vezes o stress deixa-nos de rastos.
 
Nestes últimos anos (2 mais ou menos) tenho feito muito para não stressar com tanta facilidade. Percebi que por muito ou pouco que me enervasse com determinadas coisas, elas permaneciam exactamente na mesma. Portanto comecei a mudar a minha postura, que era realmente a única coisa que estava nas minhas mãos.
 
Mais uma vez, muita dessa mudança de atitude, deve-se à prática de yoga e meditação. Comecei a dedicar-me mais aos meus sentimentos e pensamentos e, algumas coisas, atitudes, pessoas, passaram para segundo plano.

Existem no entanto muitas formas de ajudar a combater o stress.

- Saber qual a causa. É o primeiro passo para perceber o que fazer. Podem existir várias causas, más relações, excesso de trabalho, falta de trabalho, o trânsito, etc. Depois de determinar a causa, tentar arranjar soluções para o problema. Evitar as pessoas que nos stressam, ignorar as pessoas que nos stressam (se não podermos evitá-las), delegar tarefas no trabalho, ocupar tempos livres com actividades que nos enriqueçam de alguma forma (psicológica, profissional, monetária), usar transportes públicos, etc.

- Combater o mau humor. Coisas más atraem coisas más, coisas boas atraem coisas boas. E andar de mau humor a descarregar nos outros as nossas neuras, só vai fazer que os outros também descarreguem as suas neuras em nós, ou que simplesmente, nos evitem.

- Fazer pausas ao longo do dia. Aproveitar para respirar fundo e de forma consciente durante uns minutos, ajuda-nos a organizar as ideias e a acalmar.

- Saber ouvir os outros. Ninguém é dono de toda a verdade. Saber ouvir a opinião dos outros e respeita-la, evita muitas discussões.

- Ter o nosso tempo. É importante termos tempo para nós, para fazermos algo que gostamos, para tomar um banho relaxante, ler um livro, fazer exercício, qualquer coisa que nos dê prazer.

Deixo-vos um vídeo de yoga, como não podia deixar de ser, pensado para nos ajudar a eliminar o stress.


E também uma automassagem relaxante:


Desejo-vos uma semana muito tranquila. E lembrem-se, se andarem stressadas, não descarreguem nos outros, 'ta? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário