segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O ALF E O BANHO!

Foto: Helena A, Modelo: Alf

Porque o meu gato faz parte da minha vida, o seu bem estar influencia logicamente o meu. Dentro das minhas possibilidades, tento dar-lhe comidinha de qualidade e adequada às suas necessidades (gatos esterilizados), boas condições de higiene e muitos mimos. A partir do momento que decidimos adoptar um gatinho, essas premissas passaram a fazer parte dos nossas (minha e do meu marido, claro está) preocupações.
 
E o meu Alf, toma banho! Sim, toma uma banhoca cheirosa de 3 em 3 meses e, não se queixa. Muito pelo contrario, gosta muito e nem pia (ou mia, melhor dizendo).

Muita gente critica esta minha opção, porque os gatos são asseados, porque a língua deles é mais áspera que um esfregão de aço, porque eles lavam-se diariamente, etc. Pois bem, mas o gato é meu e eu acho que ele deve estar lavado e cheiroso.

Como é óbvio, perguntei à veterinária do Alf se havia problema (já tive váááários gatos e todos eles tomavam banho, mas mesmo assim perguntei) e ela respondeu-me que desde que tivesse cuidado para não deixar entrar água nos ouvidos, desde que fosse um banho de vez em quando e desde que isso não representasse um perigo para a minha integridade física, não havia qualquer problema. Música para os meus ouvidos.
 
O Alf é um gato de casa. Para seu desgosto, já que adora ir à rua e tem alturas que é só apanhar a porta aberta, aproveita logo para dar uma corridinha. Coitado, nós até deixamos, desde que não fuja (antes de abrirmos a porta avisamo-lo: Alf, não fujas, porta-te bem.) porque vê-se que o animal até cresce de satisfação. Fica encantado com as formigas, mia para os pássaros, ou fica simplesmente sentadinho a observar a paisagem e a absorver os raios solares.

Portanto não anda propriamente sujo, ou pulguento. No entanto, para mim estes 3 ou 4 banhos anuais, têm lógica e ultimamente têm sido essenciais. Porquê?
Porque normalmente de 3 em 3 meses colocava a pipeta para as pulgas. Logo, dava-lhe banho e depois colocava a pipeta (manias, porque não tem que ser assim), mas desde que comecei a usar vinagre para afastar as ditas pulgas, que o banho tornou-se mesmo obrigatório. Abdiquei das pipetas trimestralmente e passei a usa-las semestralmente. Os banhos continuam e, no banho uso vinagre. Basta juntar 10 colheres de sopa de vinagre de maçã a 1/2 litro de água morna e aplicar no pêlo. Esta mistura dá para limpar também o caixote da areia, ou para borrifar na cama e manta dele. No banho, acrescento mais umas colheres de vinagre, já que o banho tem mais do que 1/2 litro de água.

Esta receita tem resultado. Para além de afastar as pulgas de forma natural, sem ter de recorrer tanto a químicos, ainda fica mais barato. Digamos que as pipetas não são propriamente baratas. Por fim, o Alf continua com o pêlo macio e brilhante!

E hoje, foi dia de banho para o Alf! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário