sábado, 5 de outubro de 2013

ARROZ DOCE MENOS CALÓRICO

Um dos meus doces favoritos é Arroz Doce. Adoro! E por coicindencia, ou não, é um doce que sei fazer muito bem e que tem muito sucesso na minha familia. Saí sempre bem!
 
Normalmente quando faço, uso todos os ingredientes a que temos direito, sem a preocupação das calorias. Como só faço de vez em quando, deixo essas preocupações de lado. Mas, se por algum motivo, quiser poupar algumas calorias, também tenho uma receita maravilhosa.
 
Ingredientes:
 
- 1 litro de leite magro
- 1 chavena de chá de arroz carolino (ou de arroz de risoto, que é muito cremoso)
- 2 chavenas de chá de água
- 1 chavena de chá de frutose (um pouco menos que 1 chavena pois a frutose é mais doce que o açucar)
- 1 ou 2 paus de canela
- 1 colher de sopa de manteiga magra sem sal
- casca de 1 laranja e/ou de 1 limão
- 1 gema de ovo (opcional)

Preparação:

Num tacho coloque a água com os paus de canela, até esta levantar fervura. Nessa altura acrescente o arroz e vá mexendo até este ter absorvido a água. Ao mesmo tempo, coloque o leite a aquecer num recipiente com a casca de laranja e/ou limão.
Quando o arroz estiver cozido e praticamente sem água, vá acrescentando o leite (que deve estar quente) em pouca quantidade e mexendo até ser absorvido. Repita esta operação até acabar o leite.
Quando o arroz estiver com uma textura suave e cremosa, acrescente a frutose, mexa até esta estar dissolvida.
Numa taça misture a gema com um pouco de leite e vá acrescentando muito lentamente ao arroz. Por fim acrescente a manteiga e mexa.
Se achar que está pouco cremoso, pode acrescentar mais 1 colher de manteiga.
Coloque o arroz doce em taças e polvilhe com canela a gosto.

É importante manter o lume sempre baixo e ir mexendo sempre o arroz. É uma sobremesa que requer tempo e paciência, não deve ser feita à pressa.

Os truques para que o arroz doce fique bom, são:
- Misturar o leite quente, pois se estiver frio o arroz fica rijo.
- O açucar ou frutose, só deve ser aqcrescentado, quando o arroz estiver cozido, pois caso contrario também fica rijo e mal cozido.
- A casca de laranja e/ou limão, deve ser de um fruto inteiro, pois desta forma vai dar muito sabor à sobremesa, sem ser necessario acrescentar mais doce.

Não tenho uma foto para colocar, desculpem. Há muito tempo que não faço, mas hoje surgiu este doce numa conversa e lembrei-me de partilhar convosco.

Espero que gostem de Arroz Doce! ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário