sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TROCAS SAUDÁVEIS


Muitas vezes pensamos que para termos uma alimentação saudável, temos de deixar de comer determinados alimentos ou passar a comer sempre a mesma coisa: Saladas, peixe cozido com legumes, sopa, fruta e pouco mais.

Felizmente não é bem assim. Podemos alterar os nossos hábitos, sem abdicarmos daquilo que mais gostamos de comer.

Tenho feito algumas alterações na minha alimentação e posso dizer-vos que há bastante tempo que não como ou compro natas. E adoro bacalhau com natas, bifinhos com natas e cogumelos, ou massa com legumes e natas. (Ou adorava, sinceramente não como há tanto tempo que nem sei). Para isso bastou-me fazer uma pequena mudança. Substituir as natas por iogurte grego natural. Não vou dizer que é a mesma coisa, mas fica bom e cremoso, portanto é perfeitamente aceitável.

Outra substituição que costumo fazer é no açúcar, principalmente nos bolos. Normalmente reduzo para metade a quantidade indicada na receita e uso sempre bastante canela (mesmo no bolo de chocolate ou outros que não tenham canela na receita), noz moscada e casca/raspa de limão ou laranja (prefiro de laranja). Depois também costumo usar cenoura ralada ou curgete. Pois são legumes doces e húmidos, que adoçam o bolo e o deixam húmido e fofo.

Ainda nos bolos, reduzo também para metade a quantidade de gordura e substituo por água morna. Fica leve e fofo. (Quando a coisa corre bem não é? Já que não sou grande pasteleira)

No café, em tempos também usava canela em substituição do açúcar. Mas agora bebo simples.

Neste momento, cá em casa, praticamente não bebemos leite de vaca. Este foi substituído por iogurte. Fica mais caro, mas acabaram-se as dores de barriga de manhã, os gases à noite e a digestão dificil durante o dia.

Nas almôndegas, ou qualquer cozinhado que leve carne picada, acrescento sempre maçã picadinha. A maçã dá humidade à carne, não sendo assim necessária tanta gordura, não se nota no meio da carne e ainda dá uma certa doçura, que fica agradável ao paladar.

Outras substituições que podem fazer:

- Massa de lasanha - Fatias de beringela

- Açúcar - Puré de fruta (nas sobremesas)

- Bolachas de chocolate - Chocolate preto (mínimo de 70% de cacau)

- Refrigerantes - Água com sabores ou chá

- Batata - Curgete (na sopa, no bacalhau com natas...)

- Esparguete - Curgete ralada e ligeiramente fervida

- Snacks salgados - Cenoura crua

- Maionese - Mostarda com azeite e vinagre

- Sal - Ervas aromáticas e especiarias

E assim, vamos alterando os nossos hábitos, tornando-os mais saudáveis, sem deixarmos de comer aquilo que gostamos. :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário