segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SE A VIDA TE DÁ LIMÕES, FAZ LIMONADA!



Este provérbio simboliza o optimismo com que devemos encarar uma situação menos boa que possa surgir na nossa vida.
Mas hoje vou dar-lhe uma interpretação muito mais ligeira.

Das hortas dos meus pais e das minhas vizinhas, chegam-me todas as semanas quilos de pepinos, cebolas, tomates, pimentos, curgetes, feijão verde e tudo aquilo que existir em demasia. E como se costuma dizer, não há fartura que não dê em miséria (também há quem diga o inverso), ou seja, se nestes meses de excesso não aproveitamos bem estes produtos, chegado o Inverno, teremos que gastar dinheiro a comprá-los. Para não falar do desperdício que seria, não aproveitarmos todas estas iguarias gratuitas (no meu caso) e deliciosas que o Verão (e os pais e vizinhas) tem para nos oferecer.
Por isso digo: Se a vida te dá limões, faz limonada. Que neste caso será: "se te dão pepinos, faz pickles", ou, "se te dão pimentos, faz conservas", ou ainda, "se te dão tomates, faz polpa de tomate, ou doce de tomate"...e por aí.

Quem passa por aqui, já sabe que gosto de poupar. Também saberá que gosto de organização doméstica e tudo o que isso engloba, limpezas, cozinhados, gestão de orçamento, compras, etc. Logo, aproveitar todos os ingredientes disponíveis para fazer "petiscos" que poderão ser consumidos e partilhados mais tarde, está dentro dos meus princípios de organização doméstica.
Desta forma e, depois de uma semana infernal com dor de dentes e ouvidos, hoje (ainda a recuperar) aproveitei as minhas energias de domingo, para pôr as mãos na massa, mais propriamente nos pepinos e pimentos.

Portanto, de 4 pepinos grandinhos, fiz 5 frascos de pickles de pepino. E de 3 pimentos, fiz 1 frasco de pickles de pimento e uma conserva de pimento.

Os pepinos cá em casa não têm saída. O meu marido não gosta de pepino, nem do seu sabor na salada e, eu acabo por esquecer-me um bocadinho deles. De vez em quando faço sumo de pepino com cenoura, ou salada só para mim, mas não chega para os gastar. O engraçado é que apesar de não gostar do seu sabor, o meu marido adora pickles de pepino. Ora bem, não há necessidade de andar a comprar pickles, se posso fazê-los, não é verdade?
Encontrei várias receitas na internet, mas acabei por seguir esta da economia cá de casa. Não usei pimenta nem mostarda, mas acrescentei oregãos, que tanto gosto!

Quanto aos pimentos, esses têm muita saída, tanto assados com azeite e alhos picados, como no arroz de tomate, nas caldeiradas e pratos de peixe em geral, ou recheados com carne, atum ou legumes no forno. Para não se estragarem, costumo lavá-los, arranjá-los e congelá-los depois de cortados em tiras.
Hoje também o fiz, mas guardei 3 para novas experiências. Foram elas uma conserva de pimentos assados, também receita da autora do blogue a economia cá de casa. A única diferença foi que não assei no grelhador, mas sim no fogão e não coloquei sal, porque esqueci-me, mas também acho que na altura de consumir não haverá problema de acrescentar sal, se assim se entender. Também acrescentei oregãos.
Fiz ainda pickles de pimento, seguindo um conselho dos comentários do mesmo post da receita de conserva.

No ano passado fiz vários doces; doce de tomate, doce de abóbora, doce de maçã e canela e marmelada. Em todos eles usei a técnica de esterilização (também da economia cá de casa) e garanto-vos que não tive qualquer problema e, ninguém que recebeu doces se queixou. Todos eles chegaram ao Natal sem bolor e com grande frescura. Claro que depois de aberto, o frasco deve ficar no frigorífico. Ainda tenho um frasco de doce de abóbora no despenseiro, que pelo menos à primeira vista não tem bolor. Quando o abrir digo-vos se tem ou não.

Resta-me dizer, que em termos de poupança, também tenho o cuidado de guardar todos os frascos de vidro que compro. Os de leguminosas cozidas, de pickles, de maionese, de café instântaneo, etc. Assim que ficam sem o produto original lavo-os muito bem e fervo-os, depois quando os vou a utilizar, volto a esterilizar. Confesso que às vezes penso que é desnecessária tanta economia, mas depois lembro-me que quando esta altura chega, são poucos. Hoje por exemplo utilizei os maiores que tinha, portanto vou ter que pedir à família e amigos para me darem os frascos de vidro que não utilizam.

Brevemente falarei de outras produtos em excesso e do uso que lhes dou.

Desejo-vos um optimo inicio de semana! ;)

Nota: Este post foi escrito ontem, domingo, mas só hoje o consegui publicar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário