quinta-feira, 25 de julho de 2013

COMO TER MOTIVAÇÃO PARA FAZER EXERCICIO EM CASA


No seguimento deste post onde expliquei que mesmo depois de ter saído do ginásio, continuo a praticar exercício regularmente, recebi um e-mail duma leitora, onde me pedia para partilhar os meus truques para ter motivação para fazer exercício em casa.

Ora bem, primeiro há que dizer que gosto muito de fazer exercício. Seja no ginásio, em casa, no parque, por isso tenho sempre motivação. Claro que como humana que sou, também tenho as minhas fases de preguiça. Mas são fases passageiras, por isso nem lhes dou grande importância. Sei que mais tarde ou mais cedo a vontade de suar, flectir, alongar, etc, volta.

Mas de qualquer forma, tenho alguns truques, que tenho muito gosto em partilhar convosco.

Ora vejam:

- Ter dias e horas para treinar. É essencial. Se a vontade não é muita, vai acabar por adiar, adiar, adiar e nunca mais faz exercício nenhum. Por isso marque na sua agenda, ou onde preferir, para não se esquecer desse compromisso consigo mesma.

- Escolha uma modalidade que goste. Independentemente do exercício que vai fazer, convém que seja algo que goste. Não vale de nada ser um exercício muito puxado, que queimará milhões de calorias, se depois nunca tem vontade, ou resistência, para fazer.

- Ter vídeos com exercícios ou coreografias para praticar. Invista uns minutos do seu dia para procurar na internet vídeos que se adequem aos seus objectivos. Existem milhares, de todos o tipos. Assim será como ter um treinador pessoal em casa.

Alguns exemplos:

Yoga Today

Tracy Anderson

Tone It Up

Shaun T.

Cindy Whitmarsh

- Ser realista. Não vale a pena querer começar cheia de energia, 7 vezes por semana, quando no fundo sabe que não vai ser possível. Adapte o treino à sua vida, horários, disponibilidade, etc.

- Tenha sempre em mente os benefícios do treino. Vai ficar mais tonificada, magra, flexível, resistente, forte, calma, pele limpa, enfim, benefícios não faltam.
Quando estou cansada e quase a desistir penso sempre como vou ficar rija e tonificada depois de tanto esforço.

- Pese-se e meça-se no inicio da nova actividade. Meça o peito, cintura, ancas e pernas. Depois vá repetindo de 2 em 2 semana para ver os resultados. Se não sentir vontade de fazer esta tarefa, tenha uma peça de roupa como referência. Tenho umas calças que são mais fiáveis que a balança. Quando começam a estar apertadas, já sei que ando a fazer alguma asneira

- De 3 em 3 semanas, altere alguma coisa no treino. Mude de rotina, faça novos exercícios, ou mais repetições, mais peso. Convém ir mudando qualquer coisa, porque o corpo habitua-se com facilidade.

- Compre equipamento adequado para o desporto que vai praticar. Não precisa gastar fortunas, pode comprar algumas peças de marca branca. Mas este cuidado é importante, por um lado para evitar lesões (calçado é importante), por outro porque não é a mesma coisa vestir umas calças novas, ou vestir umas velhas e largueironas. Os olhos também comem. :)

- Tenha o equipamento preparado como se fosse para o ginásio. Se fosse para o ginásio não ía com o equipamento rasgado ou sujo, pois não? Por isso em casa tenha também esse cuidado. E o facto de deixar tudo preparado, vai ajudar a que não desista.

- Aqueça no inicio e alongue no fim, independentemente do exercício que faz.

- Se achar mais motivante e, se tiver poder de compra para isso, invista em equipamento de ginásio. Bicicleta, passadeira, pesos, elásticos, etc. O que quiser e puder comprar.

- Tenha uma lista de musicas mexidas e motivantes para o seu treino.
Tenho uma amiga que diz que a musica do filme " Rocky" lhe dá motivação para subir e descer escadas vezes sem conta. :)

- Depois do treino, tome um duche morno. Vai relaxar os músculos e ajudar a evitar lesões.

Estas são as dicas mais importantes, se faltar alguma prometo que volto ao tema.

Aproveito por agradecer à Mariana pelo e-mail que me enviou e ao pedido que fez. Espero que tenha ajudado Mariana. Às outras leitoras, sempre que tiverem alguma duvida ou sugestão para um tema para post, estejam à vontade. Podem deixar nos comentários, ou fazer como a Mariana e enviar e-mail para: areceitamagica@gmail.com

Desejo-vos um dia cheio de energia! ;)








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário