terça-feira, 4 de junho de 2013

PARA NÃO ENGORDAR NAS FÉRIAS:


Gostava de dizer que o bom tempo veio para ficar, pois nestes últimos dias esteve muito calor, mas ao que parece amanhã "volta o Inverno".
A temperatura vai descer e até pode chover em certas zonas do país.

Os senhores que percebem disso, até já adiantam que este ano não teremos Verão! :( Eles lá sabem, mas vamos acreditar que estão redondamente enganados e que ele tarda mas chagará. E bem vistas as coisas, ainda estamos na Primavera, portanto...

De qualquer forma, com ou sem Verão, há férias. Para algumas pessoas ainda estão muito longe, mas para outras são já este mês. E se há coisa que ninguém quer (pelo menos quem se preocupa com estas coisas) é engordar nas férias.

Ir de férias gordo, inchando e empanturrado é mau, mas ainda é pior quando vamos bem e voltamos com a roupa toda apertada. E voltar ao trabalho com mais uns quilos? Ninguém merece!

Para isso não acontecer há alguns cuidados a ter. Férias são férias! Têm de ser bem aproveitadas, mas com alguns truques, vamos bem e voltamos ainda melhor. ;)

Porque é que engordamos nas férias?

- Deixamos de ir ao ginásio.

- Deixamos de nos pesar.

- Passamos mais tempo deitados na toalha, dormimos mais, mudamos radicalmente de hábitos.

- Vestimos outro tipo de roupa, normalmente mais descontraída e larga e, não nos apercebemos dos quilos a mais.

- Dedicamos mais tempo aos petiscos, aos gelados, às pipocas...

O que fazer para inverter esta situação?

- Antes de ir de férias, pratique mais exercício físico e evite tudo o que sabe que engorda. Poderá perder até 1 kg com estes cuidados e assim o estímulo para se cuidar durante as férias será maior.

- Nas férias beba muitos líquidos que não contenham calorias. Água simples ou aromatizada com hortelã, limão, laranja, canela ou gengibre. Além de se hidratar e ficar com a pele mais bonita, também tem menos tendência para comer sem fome.

- Evite bebidas brancas e se consumir cerveja prefira a sem álcool. Um copo de vinho tinto à refeição não é prejudicial.

- Ande a pé, nade, corra, brinque com as crianças na água, ou seja, mexa-se.

- Opte por fazer refeições em casa. Para além de mais económicas, não existem tantas tentações calóricas. Saladas, grelhados, cremes de verão.

- No restaurante peça uma salada de entrada, não coma pão, queijos, patês, etc. Escolha petiscos mais saudáveis, como salada de polvo ou de ovas.

- Evite ao máximo as sobremesas, os gelados depois de jantar, as bolas de berlim na praia (sabiam que tem cerca de 600 calorias?), etc. Só que coma uma coisinha destas por dia, é o suficiente para ao fim de uma semana ter ganho 1 kg ou mais.

- Coma fruta da época. O Verão é por excelência a época da boa fruta. A melancia, por exemplo tem poucas calorias e é muito hidratante, mas existem tantas opções: pêssegos, cerejas, nectarinas, ameixas, alperces, damascos, melão, meloa, uvas, morangos...

- Prefira doces feitos em casa, com pouco açúcar. A gelatina é sempre uma boa opção.

- Normalmente deitamo-nos mais tarde e levantamo-nos também mais tarde nas férias, por isso comemos mais à noite. Depois de jantar saia para dar um passeio a pé ou para dançar.

- Evite estar mais de 3 horas sem comer, pois as escolhas quando estamos de barriga vazia, tendem a ser menos boas.

- Para a praia, leve lanches preparados por si e evite os alimentos calóricos. Aposte na fruta, sandes de pão intergral ou de mistura com tomate e alface e muita água. Esqueça os sumos, as batatas fritas de pacote, etc.

- Depois das férias, volte à pratica de exercício. Corpo bronzeado e tonificado, quem não gosta?

O principal é aproveitar bem as férias, deixar o stress fora delas e ralaxar ao máximo! ;)







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário