terça-feira, 25 de junho de 2013

EMENTA PARA AS FÉRIAS

Ilha da Armona - Olhão

As férias aproximam-se a passos largos. Pelo menos as minhas. E com este calor, torna-se difícil pensar noutra coisa, senão em férias.

Para não variar, as nossas férias serão passadas na praia. Mesmo na praia. Sem carros, sem trânsito, com roupa leve e fresca, sem maquilhagem, com chinelos, de biquíni ou calções, sem qualquer tipo de preocupação normal do dia-a-dia.

Há vários anos que vamos para a mesma zona e estamos sempre desejosos desta altura para regressar. Não dá para não gostar daquele sitio. É simplesmente maravilhoso! Nem custa levantar cedo, muito pelo contrário, até sabe muito bem! Sair de casa e estar logo na praia...huuummm! Maravilha!

Mas todos os anos assombra-nos uma preocupação. A alimentação.

Tal como na nossa linda cidade, também no nosso destino de férias temos belo peixe fresco, frutas e legumes. Mas passar as férias a acender o fogareiro, a assar peixe (por muito bem que nos saiba), a lavar e lavar loiça... rouba-nos muito tempo. E verdade seja dita, vamos de férias para descansar. Para almoçar e jantar tarde, para relaxar e não para estarmos preocupados com o que vamos cozinhar.

Há sempre a opção de comer no restaurante, mas essa hipótese já foi posta de parte também há muito tempo.

Por isso, para não repetir o erro dos últimos 10 anos (fritos e mais fritos e, lá de vez em quando peixe grelhado), este ano vamos fazer uma ementa para as férias.
Com ingredientes saudáveis e receitas muito simples de fazer. Coisas que podem ser feitas ao almoço e colocadas no frigorífico, para ao jantar saírem do mesmo directamente para o prato. Sem necessidade de aquecer ou de cozinhar algum acompanhamento. Férias são férias, e nós queremos é descanso.

1º dia
Almoço: Salada Mexicana
Jantar: Sopa de tomate e pão de sementes com queijo fresco

2º dia
Almoço: Salada Tricolor
Jantar: Peitos de frango grelhados com salada mista

3º dia
Almoço: Minirrúcula com frango
Jantar: Peixe grelhado com salada mista

4ª dia
Almoço: Salada Mediterrânea
Jantar: Sopa de tomate com delicias do mar e camarão

5º dia
Almoço: Salada Califórnia
Jantar: Bifanas grelhadas com salada mista

6º dia
Almoço: Pica pau (aproveitando 2 bifanas do dia anterior)
Jantar: Salada russa com rissóis de camarão

7º dia
Almoço: Salada russa (dia anterior) com ovo cozido e atum
Jantar: Jantar fora

Obviamente que caso existam sobras, estas serão reaproveitadas ou reinventadas para a refeição seguinte. Esta ementa é apenas um ponto de partida, tudo depende das compras que fizermos e dos produtos que estejam disponíveis na altura. No entanto, penso que será mais fácil organizarmos as refeições nestas férias, tendo uma ementa pré-definida.

Aproveito para vos deixar a receita da sopa de tomate. É uma receita da nutricionista da minha cunhada e para além de fácil, é barata, rápida, muito saborosa e pouco calórica. Só vantagens, portanto.

Sopa de Tomate

Ingredientes:
1 chávena de cenoura aos cubos
3 chávenas de tomate aos cubos
1 chávena de cebola aos cubos
Delicias do mar (opcional)
Camarão (opcional)
Coentros (opcional)
Sal q.b.
Azeite q.b.

Colocam-se os legumes a cozer e no fim da cozedura trituram-se muito bem.
Acrescentam-se os camarões sem casca para cozerem e no fim, acrescentam-se as delicias do mar aos cubos e coentros picados. Junta-se um fio de azeite e já está. Fácil e bom!

E vocês, já pensaram na alimentação das vossa férias? ;)











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário